sábado, 30 de junho de 2012

Agentes de Endemias no Jardins dos Palmares

 Mais uma vez os heróis  do combate a dengue mostraram determinação e  eficiência  e  realizaram mais um mutirão, desta feita o beneficiado foi o bairro Jardins dos Palmares, município  de Caldas Novas, neste dia 29 de junho, sexta-feira!




MACONHA CAUSA CANIBALISMO


As autoridades quase não desconfiavam que no sul da Flórida (EUA) se consome drogas sintéticas que induzem o usuário a cometer atos de agressão extrema até que policiais observaram o que faziam dezenas de estudantes em um posto de gasolina da região.
No estabelecimento, os jovens vendiam legalmente envelopes com incenso de ervas (maconha sintética) que, junto à "sais de banho", são uma nova geração de drogas que aparentemente tiveram influência nos chamados casos de "canibalismo" de Miami. "Eu não sabia que isto existia, é algo que ninguém sabia o que era.
Os policiais averiguaram o local, se deram conta de que se tratava de maconha sintética e os detetives começaram a pesquisar na internet sobre esta droga. Isso aconteceu há dois ou três meses", disse à Agência Efe o prefeito de Sweetwater, Manuel Maroño.
Sweetwater, em Miami-Dade, foi a primeira cidade deste condado a aprovar, em maio, uma lei que proíbe a venda da maconha sintética, conhecida como "Spice", "K-2", "Genio", "Fogo de Iucatã", "Krypto do rei", "O senhor boa gente", "Magia vermelha" e "super skunk". Miami-Dade e a cidade de Sunrise também adotaram posturas similares.
"Estou extremamente preocupado, isto é novo. Esta droga é ainda mais perigosa do que a maconha original, e o tal 'sais de banho' também é mais forte que a cocaína.
A longo prazo, não sabemos quais serão os efeitos", disse um servidor público. No caso do "canibal de Miami" Rudy Eugene, que devorou 75% do rosto do morador de rua Ronald Poppo na ponte da estrada MacArthur, que liga Miami Beach ao centro da cidade, as autoridades investigam se Eugene agiu sob os efeitos da "sais de banho", que é vendida como "Cloud 9" e "Ivory Wave".
O psicoterapeuta Alfredo Hernández explicou à Agência Efe que esta droga é "como um tipo de cocaína superpoderosa produzida em laboratórios" que altera no cérebro os mecanismos que ajudam o ser humano a frear os impulsos.
"A relação de controle e impulso que dispara estes mecanismos se perde porque esta droga altera o lóbulo frontal, que ajuda a medir as consequências; a amígdala dentro do cérebro, que leva ao impulso; e o hipocampo, que ajuda a não agir sob todos os impulsos", apontou.
A "Cloud 9" e a maconha sintética produzem psicoses, delírios, alucinações auditivas e táteis. "Isto é muito comum com estas drogas. Tive vários pacientes que pensam que são Deus ou acham que têm poderes sobrenaturais", disse Hernández, administrador do centro de saúde mental Improving Lives de Miami.
Ele preveniu que a "sais de banho" é "uma combinação muito perigosa, porque é uma droga que dá muita energia, altera a consciência e elimina a possível regulação das consequências dos atos". "Isso, unido a pessoas que possam ter uma predisposição de psicopatologia mais severa, como no caso da população de moradores de rua que têm histórico de bipolaridade, esquizofrenia e outros problemas mentais, é uma combinação mortal", acrescentou.
Hernández alertou que possivelmente o sul da Flórida "verá outros casos similares" como o de Eugene, porque estas substâncias são fáceis de conseguir, baratas e representam "uma nova geração de droga". Maroño advertiu que os jovens se sentem atraídos por estas substâncias porque podem comprá-las legalmente e pelo fato de não serem detectadas no organismo quando são submetidos a exames de drogas.
"Temos que nos preocupar muito com estas drogas sintéticas e assegurar que não sejam mais vendidas, e que as companhias produtoras não continuem inventando outras substâncias", disse. As autoridades confirmaram que no caso do mendigo Brandon de León, ele tinha consumido "Cloud 9".
O homem, após ser detido no último sábado por conduta desordenada, ameaçou dois policiais e tentou mordê-los. "Brandon grunhia, abria e fechava a boca e rangia os dentes como se fosse um animal", indicaram agentes no relatório policial ao qual a Efe teve acesso.
Eugene, de 31 anos, também ameaçou o policial que tentou prendê-lo quando arrancou o nariz, os olhos e parte da testa de Poppo com seus dentes. Um agente teve que atirar várias vezes e "o canibal" morreu. Yovonka Bryant, namorada de Eugene, assegurou recentemente que é "muito provável" que uma droga que lhe tenha sido "ministrada sem seu consentimento" o tenha levado a cometer o ataque.
"Ele nunca ingeriu álcool, nem usou drogas perto de mim. O vi apenas uma vez fumando um cigarro de maconha. Rudy e eu nunca falamos sobre canibalismo", disse. Ela e sua advogada, Gloria Allred, salientaram a importância de o público estar muito informado sobre o risco do uso de certas "drogas que podem levar que os seres humanos a cometerem canibalismo".

MACONHA SINTÉTICA FAZ RAPAZ COMER CACHORRO:


Um crime cometido no início deste mês chocou os moradores da cidade de Waco, no Estado americano do Texas: um homem que havia fumado maconha sintética matou e comeu um cachorro. Michael Daniel, 22 anos, agrediu e estrangulou o animal após consumir a droga. Em seguida, ele mordeu o cão, arrancando pedaços de carne, segundo a polícia. Este e outros crimes violentos alertaram as autoridades dos EUA para o consumo de novas drogas sintéticas.
Criadas em laboratório, essas substâncias são capazes de transformar usuários em "monstros", segundo o médico diretor do Centro de Assistência Toxicológica (Ceatox) do Hospital de Clínicas de São Paulo, Antony Wong. Relatos da polícia americana à imprensa local confirmam: cresceu o número de prisões de indivíduos muito alterados. Em Waco, Daniel disse que havia consumido maconha sintética, também chamada de K-2. Mas existe outra droga desse tipo considerada nova e perigosa - os "sais de banho".
De acordo com o médico Antony Wong, essas drogas são como "um crack piorado". "O efeito dessas drogas é muito grave porque torna a pessoa literalmente um monstro. Não é nem um animal, é um monstro, porque ela não tem como controlar suas emoções nem sua força", afirmou o médico. "É como se o cérebro delas se desconectasse do resto do corpo", disse. "As pessoas que usam ficam gratuitamente violentas, agressivas, a tal ponto de matar sem ter nenhuma noção de por que fizeram isso", afirmou ele.

De acordo com Antony Wong, as novas drogas sintéticas surgiram nos últimos três anos e "são muito mais potentes e agressivas em comparação com as drogas antigas". Os dois grupos são a maconha sintética e os "sais de banho". "A maconha sintética é chamada assim porque é uma erva, só que ela é cultivada e depois acrescentada com substâncias", disse o médico. "Os sais de banho são chamados assim porque a droga foi comercializada dessa forma, é vendida em pacotinhos e, quando você abre, parece sabonete em pó", afirmou ele.

FICHA-SUJA PODEM SER ELEITOS: UMA VERGONHA NACIONAL:

A campanha cidadã em favor de candidatos ficha-limpa sofreu ontem à noite mais uma contundente derrota. Conforme era bastante previsível, o Tribunal Superior Eleitoral resolveu facilitar a candidatura de políticos que tiveram as contas de eleições passadas reprovadas pela Justiça Eleitoral. Lamentável e preocupante é que a governança do Crime Organizado obteve mais ajudinha do poder Judiciário.

O TSE resolveu que basta uma simples apresentação de conta – aprovada ou não – para que o candidato fique quite e possa disputar o “emprego público” concedido pelo voto popular dos otários. O placar no TSE foi de 4 a 3 - em favor dos políticos contas sujas, que são maioria – representa um triste recuo institucional. O tribunal voltou atrás em uma decisão da própria Corte que impedia a candidatura dos chamados políticos contas sujas.

A maioria apertada dos ministros do TSE cedeu a um pedido do PSDB e mais 17 partidos para que o TSE reavaliasse a decisão de março deste ano (também por 4 votos a 3), condicionando a aprovação das contas de campanha para liberar candidaturas. . O voto do ministro José ministro Antonio Dias Toffoli foi decisivo para mais uma derrota da cidadania – flexibilizando-se o princípio moral da ficha limpa para que alguém possa ser candidato a cargo eletivo no Brasil.

Toffoli, Gilson Dipp, Arnaldo Versiani e Henrique Neves votaram pelo restabelecimento da regra aplicada até 2010, em que bastava a apresentação da contabilidade da campanha anterior, sem a necessidade de aprovação. Já a presidente do TSE, Carmem Lúcia, e os ministros Marco Aurélio e Nancy Andrighi votaram pela aplicação da limpeza agora contra os “contas sujas”. Os três e todos nós saímos perdendo...

O mais grave dessa votação de ontem é que ministros do TSE, em indas e vindas, dificultam a aplicação da Lei da Ficha Limpa e votam de forma conivente com os fichas sujas – ignorando que candidato precisa ter, no mínimo, moral e moralidade para disputar uma eleição. Isto é péssimo para a cidadania. E pior ainda para a já desgastada imagem da Justiça no Brasil.

21 anos de prisão para assassino de radialista!

O pistoleiro José Nilson Osterne foi condenado, ontem, a 21 anos de prisão, pelo envolvimento na morte do radialista Nicanor Linhares. O julgamento dele começou às 14h e foi finalizado no fim da noite de ontem, em Fortaleza. O crime aconteceu no dia 30 de junho de 2003, em Limoeiro do Norte (cidade 194Km distante de Fortaleza). 
Nicanor Linhares foi executado com, pelo menos, nove tiros de pistola. No momento em que foi assassinado, ele gravava um programa político na emissora de rádio em que trabalhava, em Limoeiro. O estúdio foi invadido por dois homens usando capacetes. Outros dois pistoleiros davam ‘cobertura’ aos comparsas do lado de fora. Em seguida, os quatro fugiram em duas motocicletas. 


Nilson Osterne era temido na região do Vale do Jaguaribe e apontado como um dos responsáveis pela execução do comunicador, em junho de 2003 Foto: Reprodução 

Político

Na época, o crime teve grande repercussão em todo o Ceará e as investigações da Polícia apontaram que o assassinato teve motivação política, já que o radialista fazia severas críticas aos gestores do Município de Limoeiro do Norte. No julgamento iniciado ontem, Nilson Osterne é acusado de homicídio qualificado e, se condenado à pena máxima, a sentença é de 30 anos de reclusão em regime fechado. Ele já estava preso. 

Desaforado

O processo em torno da morte de Nicanor Linhares foi desaforado da comarca de Limoeiro do Norte para a Capital por razões de segurança e, ainda, por conta das interferências políticas naquela região. Outros réus envolvidos no crime já foram julgados e condenados, como o pistoleiro Cássio Santana que, atualmente, está recolhido em uma penitenciária federal de segurança máxima por ordem da Justiça.

Outro bandido acusado de envolvimento no caso, o pistoleiro José Roberto dos Santos Nogueira, o ‘Chico Orelha’, fugiu do Ceará, mas morreu em uma troca de tiros com a Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte.