domingo, 17 de fevereiro de 2013

MÃE DE CANTOR SERTANEJO É ASSASSINADA


Segundo site do G1, a mãe do cantor sertanejo Geovanny Bernardes de Sousa, mais conhecido como Adriano, da dupla André e Adriano, foi assassinada ontem (16), no Setor Pedro Ludovico, em Goiânia. A polícia acredita que tenha sido morta durante a madrugada, a pauladas.
O corpo da aposentada Eva Bernardes foi encontrado na casa dela, na tarde de sábado por volta das 15h. Segundo a polícia, ela apresentava sinais de espancamento. De acordo com a polícia, o suspeito do crime é o ex-namorado da mãe do cantor. Um documento dele foi encontrado ao lado do corpo da vítima.
Os vizinhos contaram que ouviram um som muito alto vindo de dentro da casa durante a madrugada. Para a polícia, o barulho pode ter sido proposital, para evitar que qualquer pedido de socorro da vítima fosse ouvido.
André e Adriano tornaram-se conhecidos em 1999, quando lançaram a canção "A Jiripoca Vai Piá", composta pelo filho da vítima. A música foi regravada por diversos artistas nacionais, entre eles o  cantor Daniel.
A assessoria de imprensa da dupla informou que André e Adriano cancelaram o show que faria na noite deste sábado na cidade de Bebedouro, no interior de São Paulo. Adriano viajou para Goiânia, mas a família não soube informar o horário do velório e do enterro.

CONHEÇA O AEDES AEGYPTI

AGENTES DE ENDEMIAS DE CALDAS NOVAS!

Como ele ser comporta? Como ataca?

O Aedes aegypti mede menos de um centímetro, tem cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas. O mosquito costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte, embora nas horas quentes possa atacar à sombra, dentro ou fora de casa.
O Aedes aegypti caracteriza-se por apresentar comportamento estritamente urbano, sendo raro encontrá-lo em áreas silvestres. Em média, o mosquito vive em torno de 30 dias, e a fêmea chega a colocar entre 150 e 200 ovos de cada vez. A fêmea, apesar de copular somente uma vez, tem capacidade de desovar várias vezes durante sua vida. Essas desovas estão condicionadas à ingestão de sangue e ocorrem após 2 ou 3 dias, por isso necessita alimentar-se periodicamente. É durante essa alimentação que, se ela estiver infectada, pode transmitir o vírus da dengue ou se contaminar com o vírus, caso se alimente de uma pessoa que esteja com dengue. Uma vez infectada com o vírus da dengue, a fêmea torna-se vetor permanente da doença.
Os ovos não são postos diretamente na água parada, mas milímetros acima de sua superfície. Assim, em recipientes com água, como tambores, tonéis, pratos de vasos de planta, garrafas, latas etc., qualquer movimento na superfície provoca o rompimento dos ovos em aproximadamente 30 minutos. O ciclo do mosquito na água varia de 5 a 7 dias dependendo da temperatura. As larvas passam por quatro fases até a pupa, período de descanso do qual a larva sai adulta, ou seja, mosquito.

Modo de transmissão

A fêmea do mosquito pica o indivíduo infectado, mantém o vírus em sua saliva e o retransmite em novas picadas. A transmissão ocorre pelo ciclo homem-Aedes aegypti-homem. Após ingerir sangue infectado, o inseto fêmea mantém-no em período de incubação. Depois desse período, o mosquito torna-se apto a transmitir o vírus durante toda a sua vida.

Qual o ambiente ideal?

Os mosquitos Aedes aegypti ficam dentro das casas ou no peridomicílio. Geralmente procuram locais sombreados e com pouco vento para repousar. O macho alimenta-se de néctar de flores e frutos e a fêmea, além dessa alimentação, necessita de sangue para maturar os ovos. Consideram-se mais favorável para o desenvolvimento das larvas temperaturas da água entre 25ºC a 30ºC, o que não o impede, embora com atividade diminuída, de se desenvolver em temperaturas acima ou abaixo desse limite.
Muitas cidades brasileiras possuem condições propícias ao desenvolvimento do Aedes aegypti. Temperatura e umidade são primordiais para o seu desenvolvimento e, principalmente, para manter os ovos férteis mesmo fora d’água. Além de densamente povoadas, as cidades apresentam índices de umidade relativa do ar elevados e temperaturas entre 25ºC e 30ºC, condições ideais para a multiplicação do vetor.

MENTIRAS SOBRE O MOSQUITO DA DENGUE




1 – AR-CONDICIONADO E VENTILADORES MATAM O MOSQUITO – MENTIRA!
Quando se usa o ar-condicionado, a temperatura e a umidade baixam, inibindo o mosquito. Este tem mais dificuldade para localizar a possível vítima de sua picada. Apesar disso, não morrerá. Esses aparelhos apenas espantam o mosquito, que poderá voltar em outro momento, quando estiverem desligados.
2 – PARA MATAR OS OVOS DO MOSQUITO, BASTA SECAR OS RESERVATÓRIOS DE ÁGUA PARADA – MENTIRA!
Apenas secar os reservatórios de água parada não irá impedir o mosquito da dengue de se reproduzir. É preciso limpar esfregando com uma bucha o local contaminado, pois o ovo pode se manter “vivo” por mais de um ano sem água.
3 – REPELENTES SÃO FUNDAMENTAIS NO COMBATE À DENGUE – MENTIRA!
Repelentes, velas de citronela ou andiroba, ao contrário do que muita gente pensa, não têm muito efeito permanente no controle do Aedes aegypti. Medidas mais duradouras, como a eliminação de recipientes onde o mosquito possa reproduzir-se tem um impacto muito maior no controle da dengue.
4 – TOMAR VITAMINA B AFASTA O MOSQUITO – MENTIRA!
Apesar de ser verdade que o mosquito é atraído pelo gás carbônico exalado pela respiração da pessoa, a ingestão de Vitamina B – alho ou cebola também, que têm cheiro eliminado pela pele – não é uma medida eficaz de combate à dengue. Tomar Vitamina B poderá afastar o mosquito, mas seu efeito não será duradouro, e, dependendo do metabolismo de cada pessoa, poderá, inclusive, até não fazer efeito algum.
5 – QUALQUER PICADA DO MOSQUITO TRANSMITE O VÍRUS DA DOENÇA – MENTIRA!
Primeiramente, é necessário que o mosquito esteja contaminado. Além disso, cerca de metade das pessoas picadas não desenvolvem a doença. Entre 20% e 50% vão desenvolver formas subclínicas da doença, ou seja, sem apresentar sintomas. Ainda assim, é importante, em caso de dúvida ou qualquer suspeita, procurar o posto de saúde mais próximo.
6 – BORRA DE CAFÉ NA ÁGUA DAS PLANTAS MATA OS OVOS DO MOSQUITO – MENTIRA!
A borra de café somente é eficaz no combate ao mosquito da dengue em quantidades muito elevadas, pois já foi verificado na prática que a larva do Aedes aegypti desenvolve-se em água suja de borra de café. Em vez de usar a borra, procure eliminar os pratos dos vasos, ou coloque areia até as bordas, de maneira a eliminar a água. Lave também os pratos com bucha e sabão semanalmente. Isso, sim, é eficaz contra a dengue.
7 – AS LARVAS DO MOSQUITO SÓ SE DESENVOLVEM EM ÁGUA LIMPA – MENTIRA!
Embora as fêmeas do Aedes aegypti tenham preferência por depositar os ovos em recipientes com água limpa, elas também podem colocá-los em criadouros com água suja e parada. Então, para combater a dengue, o importante é acabar com qualquer reservatório de água parada, independentemente de limpa ou suja.

100 ASSASSINATOS EM 45 DIAS


    Belém: 100 assassinatos nos 45 dias de 2013

Tamanho da fonte: 
A- A+
Um levantamento feito pelo DIÁRIO DO PARÁ, entre os dias 2 de janeiro e 15 de fevereiro de 2013, revelou números assustadores. Nesses 45 primeiros dias do ano, foram assassinadas, somente na região metropolitana de Belém, nada menos que 100 pessoas. A média é superior a dois homicídios a cada 24 horas.
Os assassinos não fizeram distinção entre homens, mulheres ou adolescentes, a matança foi na base de tiros, facadas, pauladas, pedradas e até incineração de vítima e os crimes teriam sido motivados por “acertos de contas”, vingança, desavenças, latrocínios (roubo seguido de morte) e outras ocorrências, de acordo com os policiais e testemunhas entrevistadas.
Os números foram extraídos de reportagens publicadas no caderno Polícia, que traz o relato, feito pelos repórteres, e imagens registradas pela equipe de repórteres-fotográficos deste jornal.
Dos casos mais emblemáticos, quatro mereceram maior repercussão, nas páginas do Polícia: dias 11 de janeiro, quando mãe e filho foram mortos em Icoaraci; dia 24 do mesmo mês, quando também mãe e filho foram executados, agora em Benevides; e nos dias 11 e 12 de fevereiro, no Marco e em Marituba, respectivamente, quando jovens foram eliminados a tiros, enquanto “brincavam” em blocos de carnaval.
O QUE DIZ A SEGUP?
O DIÁRIO buscou explicações para tanta violência no órgão competente: a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social - Segup. O titular, Luiz Fernandes, ao ser questionado, informou que desconhecia os números: “Nós ainda não tínhamos conhecimentos desses dados, mas não achamos que essa quantidade de casos seja aceitável. Porque, na realidade, nós queremos zerar a violência e, para isso, precisamos combatê-la severamente”, informou o secretário.
E qual seria a solução para, ao menos, reduzir o número de ocorrências? Fernandes foi taxativo: é preciso combater diretamente o tráfico de drogas e o combate já está, segundo o titular da Segup, sendo efetuado pela Divisão de Homicídios (DH) e pela Divisão de Repressão a Entorpecentes (DRE).
“O nosso foco principal é a redução e o combate. A maioria das prisões registradas nas delegacias do Estado estão interligadas diretamente ao consumo abusivo de drogas. Com essas prisões estamos, pouco a pouco, combatendo a criminalidade”, acrescentou Luiz Fernandes.

(Diário do Pará)                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    

ESPANCADO AO TENTAR ROUBAR


Com lesões no rosto e na cabeça, deu entrada no Pronto Socorro Estadual Dirceu Arcoverde, Kleber Costa de Almeida, 26 anos.
Kleber tentou furtar uma bicicleta, o dono da referida, Sandrack Araújo da Silva, 19 anos, ao ver Kleber se apossando de sua bicicleta partiu para cima do mesmo agredindo-lhe fisicamente.
Na confusão Kleber desmaiou ao cair e bater a cabeça no passeio da avenida e foi socorrido pelo SAMU. Sandrack foi preso pela PM e conduzido para a Central de Flagrantes.
PI: Homem é espancado ao tentar furtar bicicleta; fotosPI: Homem é espancado ao tentar furtar bicicleta; fotosPI: Homem é espancado ao tentar furtar bicicleta; fotos

VEREADOR É SENTENCIADO



                                                              
                                                
Élcio Cruz Pereira
Foto: Divulgação

O juiz David Mourão Meneses, titular de Passagem Franca e respondendo pela Comarca de Buriti Bravo, proferiu sentença na qual condena os acusados José Almeida Soares Filho, Élcio Cruz Pereira e Vanda Pacheco da Silva, pela prática dos crimes de tráfico de drogas e de associação para o tráfico de drogas (artigos 33 e 35 da Lei nº 11.343/2006). Élcio Cruz, pelo fato de ser vereador, terá direito de permanecer recolhido em cela especial, até que haja o trânsito em julgado de decisão condenatória, conforme garantia instituída pelo art. 295, II, do Código de Processo Penal.
De acordo com informações da comarca, Élcio Cruz Pereira, que é vereador no município de Buriti Bravo, foi condenado à pena de 27 anos e seis meses de reclusão e ao pagamento de 3.249 dias multa. José Almeida Soares Filho e Vanda Pacheco da Silva receberam penas de 15 anos de reclusão e 1.999 dias multa. O regime inicial de cumprimento da pena, para todos eles, é o fechado, a ser cumprido na Penitenciária de Pedrinhas, em São Luís.
Na quinta-feira (7), foram cumpridos os mandados de prisão de Élcio e Vanda. José Almeida Soares Filho continua foragido, mas as autoridades policiais da região continuam empreendendo diligências para efetuar a sua captura o mais rápido possível.
O juiz explica que o vereador Élcio Cruz Pereira teve uma pena maior que a dos outros acusados porque está demonstrado nos autos que ele é o segundo homem da hierarquia da associação para o tráfico na Comarca de Buriti Bravo. Ficou comprovado, também, que é o braço direito do chefe da organização e que ainda faz o papel de segurança deste, sempre que necessário.
Além disso, o vereador é responsável pela disseminação de drogas (inclusive crack), pelo menos nos municípios de Buriti Bravo, Passagem Franca, Colinas, Paraibano e Fortuna. Sobre os outros dois sentenciados, foi verificado que eles se limitavam a negociar a droga que lhes era repassada em suas próprias bocas de fumo, sem fazer a redistribuição entre outros locais desta natureza e abstendo-se de ultrapassar as fronteiras do município de Buriti Bravo.
O juiz decretou, na sentença, a prisão preventiva dos acusados Luís Marcos Conceição Guimarães e Fábio da Silva Sousa que são acusados de integrarem a mesma associação para o tráfico dos sentenciados acima nominados.
“É oportuno ressaltar que relativamente aos dois últimos, ainda não existe sentença condenatória, pois, no curso do processo original, houve um desmembramento, por necessidade de celeridade processual, e eles estão atrelados a outro processo, também na Comarca de Buriti Bravo, que está aguardando apenas as derradeiras manifestações dos advogados de defesa, para que também possam ser julgados”, esclareceu David Mourão.
E prossegue: “Entendeu-se necessária a decretação de suas prisões preventivas, tendo-se em vista a existência, nos autos do Processo nº 339/2011, de fortes indícios de autoria em seu desfavor”.
Ainda de acordo com o magistrado a prisão preventiva foi fundamentada, também, na necessidade de garantia da ordem pública (art. 312 do Código de Processo Penal), devido ao risco que esta sofre com a permanência em liberdade de acusados de integrarem associação criminosa voltada para a prática de tráfico de drogas. “Principalmente neste momento em que se aproxima das festividades carnavalescas, época em que o comércio ilegal deste tipo de droga, infelizmente, se avoluma”, observou.
O juiz adiantou que os Luis Marcos Conceição e Fábio da Silva Sousa já se encontravam detidos em decorrência de outro mandado de prisão anteriormente cumprido. Os condenados Élcio Cruz, José Filho e Vanda da Silva, ainda poderão recorrer da sentença ao Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, na tentativa de alterá-la, mas terão que fazê-lo ainda na condição de presos, pois lhes foi negado o direito de recorrer em liberdade.

Fonte: Tribunal de Justiça do Maranhão                                                                                                                     

COLISÃO DE UM COROLA COM UMA HILUX


Do G1 MA
Uma colisão entre um Corola de placas de São Luís e uma caminhonete Hilux, de Fortaleza, deixou o trânsito lento na Avenida dos Holandeses, próximo ao retorno que dá acesso à praia de São Marcos, Ponta d’Areia, no início da tarde desta sexta-feira (15).
Foto: Zeca Soares/G1
Carro capotou após colidir com uma caminhonete na Avenida dos Holandeses
Segundo testemunhas do acidente, a condutora do veículo de passeio trafegava em alta velocidade, quando perdeu o controle do carro. Ao tentar desviar, bateu na lateral da caminhonete, depois colidiu de frente com um muro e acabou capotando.
Além da mulher que dirigia, um rapaz estava dentro do carro. Na caminhonete havia apenas o condutor, um senhor. Nenhum dos três ficou ferido.
Foto: Zeca Soares/G1
Um senhor conduzia a caminhonete envolvida na colisão
Muitos curiosos pararam para observar o ocorrido e tentar prestar os primeiros socorros. O trânsito ficou devagar no trecho, enquanto os envolvidos no acidente aguardavam a perícia.

CARRO DE FRANK AGUIAR SOFRE EMBOSCADA


 O vice-prefeito de São Bernardo do Campo,Frank Aguiar, publicou em uma rede social um esclarecimento sobre a emboscada que seus seguranças sofreram em Guarujá, no litoral de São Paulo, durante a madrugada deste sábado (16).
Segundo o cantor, apenas os seguranças estavam no carro quando um suspeito armado atirou contra o veículo. "Bom dia amigos. Sobre a emboscada de hoje, quero dizer que está tudo bem comigo e com a família. Eu já estava em casa. O que aconteceu foi com os seguranças na volta. Mas está tudo bem com eles. Os tiros não pegaram em ninguém graças a Deus. Essa minha foto, inclusive, é de hoje, há pouco tempo. Uma prova de que está tudo bem conosco", disse Frank Aguiar no Instagram.
O caso
Um veículo da equipe do vice-prefeito de São Bernardo do Campo, Frank Aguiar, foi abordado por um homem armado por volta das 3h deste sábado (16) no Túnel da Vila Zilda, em Guarujá, no litoral de São Paulo. Segundo informações da polícia, o criminoso atirou contra o veículo onde estava a equipe de Frank Aguiar. Após perícia, ficou constatado que nove tiros atingiram o carro, seis no vidro do passageiro e três no parabrisa do lado direito. Ninguém ficou ferido.
De acordo com a polícia, Rogério Pereira e Adílson Cunha estavam em Guarujá para fazer a segurança pessoal de Frank Aguiar. As vítimas contaram que foram surpreendidas por um homem, possivelmente menor de idade, que apontou uma arma na direção do condutor do veículo.
Adílson teria parado o carro e procurado abrigo atrás da porta do motorista. O suspeito começou a atirar e, em seguida, Rodrigo também efetuou disparos na direção do agressor. O suspeito correu na direção de um grupo que estava escondido dentro de um matagal próximo ao túnel da Vila Zilda e fugiu.
A ocorrência foi registrada na Delegacia Sede de Guarujá. Uma equipe da polícia fez uma busca nos hospitais da região no intuito de encontrar algum ferido em busca de atendimento médico, mas nada foi encontrado. A arma utilizada por um segurança de Frank Aguiar para atirar contra o suspeito estava regularizada.
Frank Aguiar
O músico piauiense Frank Aguiar foi eleito deputado federal em 2006 pelo estado de São Paulo e, desde 2008, atua como vice-prefeito do município de São Bernardo do Campo, ao lado do prefeito Luiz Marinho. Uma das músicas mais conhecidas do cantor, que ficou conhecido como o 'Cãozinho dos Teclados', é "Mulher Madura (Lavou, tá nova)".           

CORONEL DESABAFA


O calvário enfrentado pelo coronel da reserva remunerada da Polícia Militar e professor universitário Júlio Cezar Costa chegou ao fim no dia 5 de janeiro de 2013, depois de mais de dois anos de melancolia. Nesse dia, à unanimidade, a 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Espírito Santo confirmou em julgamento que o oficial mais condecorado e elogiado da PMES não interferiu em ocorrência policial relativa a delito de trânsito.

Desde o final do julgamento no Tribunal de Justiça, o Blog do Elimar Côrtes vinha insistindo entrevistar o coronel Júlio Cezar, um dos autores do livro “Segurança Pública: Convergência, Interconexão e Interatividade Social” – o outro autor é o também coronel da reserva João Antônio da Costa Fernandes.

O oficial resistiu, mas acabou concordando em falar: “Aprendi com o Evangelho que o perdão é sempre bom para a alma”, diz Júlio Cezar, ao comentar que não guarda ressentimento das pessoas que tentaram prejudicá-lo.

Em meados de 2010, o então chefe da Diretoria de Logística (DAL) da Polícia Militar, coronel Júlio Cezar Costa, que estava de serviço, telefonou para o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) para determinar ao capitão responsável pelo plantão que enviasse um oficial ao local de uma  ocorrência de trânsito, onde policiais militares estavam abordando um advogado.

O advogado telefonou para o coronel Júlio, de quem é amigo, solicitando orientação sobre como teria que proceder porque estava se sentido ameaçado pelos policiais. A ocorrência seguiu normalmente e o advogado, que havia cometido delito de trânsito, foi multado.

O Ministério Público Militar analisou o caso e nem chegou a oferecer denúncia contra o coronel, pois considerou que ele não transgrediu a disciplina militar.

Mas a Promotoria Cível de Vitória decidiu denunciar o oficial por improbidade administrativa. Em sentença assinada no dia 18 de abril de 2012, o juiz Jorge Henrique Valle dos Santos, da 3ª Vara da Fazenda Pública Estadual de Vitória, julgou improcedente a ação do Ministério Público e inocentou o coronel. Decisão que acaba de ser confirmada pelo Tribunal de Justiça.

O coronel Júlio Cezar foi inocentado seis vezes ao longo desses dois anos: duas vezes pela Justiça, uma pelo Ministério Público Militar, uma pelo Conselho Superior do Ministério Público Estadual e duas na Polícia Militar, incluindo a Corregedoria Geral da PM.


Blog do Elimar Côrtes - Como foi todo esse tempo de angústia?
Coronel Júlio Cezar Costa - Desde o surgimento da primeira notícia que eu insisti com o veículo de comunicação que divulgou o assunto que estava para ser feita uma grande injustiça e que o único objetivo do vazamento da conversa com o serviço do Ciodes tinha por fim não permitir, talvez, a minha possível chegada ao Comando Geral da Polícia Militar.

Eu estava vivendo um grande momento na PM, introduzindo, juntamente com uma equipe competente e com o apoio da maioria do Alto Comando, uma verdadeira revolução que marcou história na PM. Criamos o Centro Logístico da PM, focamos nosso trabalho no atendimento policial de ponta, dando a ele todo instrumento, desde uniforme que há anos não recebia, até armas modernas para sua atuação nas ruas.

A preocupação com o policial de ponta era tão grande que até protetor solar o policial recebeu, numa ação inédita em termos de Brasil. Equipamos e modernizamos a logística, reformamos dezenas de quartéis em tempo inédito e criamos, com nossa equipe, um pensamento positivo que procurava atingir o trabalho policial para melhorar a segurança da sociedade.

O trabalho desenvolvido pelo senhor como comandante do 11º Batalhão (Barra de São Francisco) tem a ver com essa revolução?
O exemplo de Barra de São Francisco serve para provar que, ao fazermos coisas diferentes, vamos obter resultados diferentes. Deu certo. Ainda hoje sou bem lembrado nos quartéis da PM.

Durante a fase em que foi atacado como o coronel que disse uma frase considerada por muitos imprópria, o senhor teve apoio dos colegas de farda?
Sofri um verdadeiro achincalhe moral sem direito algum de defesa, mas não perdi o apoio interno da maioria dos coronéis que compõem o Alto Comando, bem como  recebi mais de 430 correspondências eletrônicas de solidariedade vinda de todo o Brasil e, principalmente, dos oficiais e praças da Polícia Militar. Todos diziam ‘o senhor está sendo mais uma vez injustiçado; não querem que o senhor seja o nosso comandante geral’.

Num verdadeiro ritual da inquisição, consegui mostrar em todas as instâncias e lugares que a minha ação em defesa da cidadania e contra qualquer possibilidade da violação dos direitos humanos havia obedecido a lei e a ética policial militar.

Ninguém foi favorecido. Pelo contrário, o advogado que me acusaram proteger acabou punido com várias multas de trânsito e nenhum dos 19 policiais ouvidos pelo Ministério Público Militar e pela Justiça disse ter recebido ordem ilegal ou interferência de minha parte.

Eu estava de serviço naquela noite e fiz cumprir todo rito de uma ocorrência policial. E quiseram me acusar por uma mera palavra, pelo uso de um jargão militar que até Napoleão Bonaparte utilizava com frequência.

O Ministério Público Militar apurou e concluiu que eu não cometi crime. Depois, o Conselho Superior do MP, à unanimidade, concluiu a mesma coisa.

Por que aconteceu, conforme o senhor afirma, essa perseguição?
Penso que sofri uma perseguição política por não ter me dobrado aos caprichos daqueles que queriam uma PM submissa e sem autonomia. Recusei convites e tenho isso (convites) por escrito, quando quiseram que eu voltasse com o Pro-Pas e a Polícia Interativa para salvar um período do governo passado que tinha levado a segurança pública ao verdadeiro caos, conforme as estatísticas provam, e que transformou o Espírito Santo em tricampeão nacional de mortes de jovens, mulheres e negros.

Por que o senhor recusou os convites?
Porque nunca aceitei trocar princípios por interesses. Ou seja, me recusei a trabalhar numa época em que houve a midiatização política da segurança pública.

Como se deu o seu afastamento?
Fui afastado mesmo sendo o coronel mais condecorado e com mais elogios funcionais naquela época (final de 2010). Mas tive meu retorno garantido mais uma vez por decisão isenta da Justiça capixaba. Porém, não quis retornar à ativa, preferi gozar as minhas primaveras escrevendo meu primeiro livro.
Na verdade, eu fui um condenado político por aqueles que no passado não conseguiram me subjugar profissionalmente. A Corregedoria Geral da PM esteve ao meu favor com um belíssimo parecer do sempre honesto e rigoroso corregedor geral, à época, o coronel Dejanir Braz Pereira da Silva, que julgou indevida a minha “condenação”.

O senhor foi submetido a um Conselho de Justificação?
É verdade que o fato já até prescreveu, segundo o Regulamento Disciplinar da PM, mas eu nunca fui submetido ao Conselho porque, além de inconstitucional, seria ilógico. O Conselho nunca existiu na prática. Eu entendo que seria difícil condenar o oficial mais condecorado e elogiado da PM naquele momento e que nunca foi punido em quaisquer instâncias em seus 30 anos de serviço.

Qual foi o papel do governador Renato Casagrande nesse episódio?
Fiz faculdade de Direito com o governador Renato Casagrande por três anos, em Cachoeiro de Itapemirim. Depois convivi com ele à época em que era secretário de Agricultura do município de Castelo e assisti muitas de suas palestras no Batalhão de Alegre. Para mim, trata-se de um homem de respeito e que soube também agir para não cometer injustiça contra um oficial que doou a sua vida e carreira para o bom serviço da Polícia Militar e à sociedade.

Acredito que o governador, mesmo que isso não seja dito pela grande imprensa capixaba, esteja lutando para fazer pela primeira vez o que se fez depois da existência do Programa de Planejamento de Ações de Segurança Pública (Pro-Pas), que é o Estado Presente. Trata-se de um bom programa e que vai dar certo, pois acabou a era de politização da segurança pública.

Quais são seus vínculos hoje com a Polícia Militar?
Como professor universitário, me dedico a pesquisar as causas da insegurança pública no Espírito Santo e no Brasil, mas no que tange à PM, mantenho por ela um forte amor, respeito e uma grande amizade por inúmeros companheiros que sempre me honraram naquele instituição.

Para mim, continuo achando que a PM é a mais antiga e fiel instituição do Estado e acredito muito em seu potencial na defesa da sociedade. Ela é o berço da coragem do povo capixaba. Hoje, me dedico a escrever meu segundo livro.

Como foi a sua experiência na Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social de Vila Velha?
Foi ótimo trabalhar com o secretário Ledir Porto e poder mostrar o quanto o município pode fazer pela segurança do cidadão. Ali, criamos a Rede de Pontos Seguros, a visualização da segurança pública. Lançamos a ideia de uma primeira Guarda Pacificadora Municipal e demos início à formação da segurança pública ao nível de município.

O senhor voltaria a atuar na segurança pública caso surgisse convite?
Isso não está nos meus planos, mas sempre poderei ajudar meus companheiros da PM que busquem melhores dias para a segurança pública. E para isso não preciso de cargo: as minhas ideias não morreram e estão em meu livro.

O senhor tem ressentimento? 
Aprendi com o Evangelho que o perdão é sempre bom para a alma.

POLICIAL MILITAR É PROCESSADO POR POSTAR FOTO NO FACEBOOK DE ACIDENTE


As redes sociais têm se tornado uma ferramenta importante, mundo afora, para a revelação de pensamentos, divulgação de denúncias e outras intenções. Nos meios policiais, servem, sobretudo, para que os profissionais da segurança pública possam praticar sua liberdade de expressão e mostrar o resultado de seu trabalho. Mas, às vezes, tudo isso tem um preço que pode custar caro.

Que o diga o soldado da Polícia Militar do Espírito Santo Carlos Augusto Belloti Penha, que começou a responder a um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) por ter colocado em seu perfil no facebook fotos de um acidente. O dono do carro, atingido pela queda de um muro, não gostou e procurou a Corregedoria Geral da Polícia Militar do Espírito Santo para denunciar o policial.

De acordo com a denúncia, o soldado Carlos Augusto Belloti Penha atendeu ocorrência policial onde um muro teria caído sobre um veículo automotor, tendo sido orientado ao proprietário do carro Wilson da Vitória Pinho que procurasse judicialmente a reparação. O fato ocorreu em Aracruz, onde o policial era lotado.

O PM, porém, logo em seguida postou fotos do carro, junto ao muro, no facebook, o que irritou o dono do veículo, que considerou ter sido colocado em situação ridícula. É que colegas de farda do PM teriam feito comentários pejorativos contra o dono do veículo.

O encarregado da apuração, capitão Edsandro Vieira Crema, finalizou o Inquérito Policial Militar (IPM), concluindo por existirem indícios de cometimento de crime de natureza comum e transgressão da disciplina em face do PM investigado.

A Corregedoria Geral da PM concordou  em parte com o parecer do encarregado do IPM, acrescentando que, com a anuência do Ministério Público Militar Estadual  em devolver os autos para novas diligências, “se faz necessário identificar e inquirir o militar que trabalhava junto com o investigado durante o atendimento da ocorrência para saber o porquê de fotos serem feitas e se tal praxe é regulamentar, identificar e inquirir outros militares que porventura tenham feito comentários pejorativos contra a vítima através do facebook”.

A Corregedoria concluiu ainda que a conduta do “militar Carlos Augusto Belloti Penha não se encontra amparada pelos termos da Lei Complementar Estadual n.º 166/99 (alterada pela 189/00)”.

Por fim, a Corregedoria remeteu à Vara da Auditoria da Justiça Militar Estadual e enviou cópia do IPM para a C/3-Corregedoria instaurar processo administrativo disciplinar contra o acusado.

DEPUTADA FEDERAL MAGDA CUSTA US$ 7,4 MILHÕES POR ANO AOS COFRES PÚBLICOS


Por Folha de São Paulo:
O congressista brasileiro é o segundo mais caro em um universo de 110 países, mostram dados de um estudo realizado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em parceria com a UIP (União Interparlamentar).
Cada um dos 594 parlamentares do Brasil –513 deputados e 81 senadores– custa para os cofres públicos US$ 7,4 milhões por ano.
Editoria de Arte/Folhapress
Para permitir comparações, o estudo usa dados em dólares, ajustados pela paridade do poder de compra –um sistema adotado pelo Banco Mundial para corrigir discrepâncias no custo de vida em diferentes países.
O custo brasileiro supera o de 108 países e só é menor que o dos congressistas dos Estados Unidos, cujo valor é de US$ 9,6 milhões anuais.
Com os dados extraídos do estudo da ONU e da UIP, a Folha dividiu o orçamento anual dos congressos pelo número de representantes — no caso de países bicamerais, como o Brasil e os EUA, os dados das duas Casas foram somados. O resultado não corresponde, portanto, apenas aos salários e benefícios recebidos pelos parlamentares.
Mas as verbas a que cada congressista tem direito equivalem a boa parte do total. No Brasil, por exemplo, salários, auxílios e recursos para o exercício do mandato de um deputado representam 22% do orçamento da Câmara.
Entre outros benefícios, deputados brasileiros recebem uma verba de R$ 78 mil para contratar até 25 assessores. Na França –que aparece em 17º lugar no ranking dos congressistas mais caros– os deputados têm R$ 25 mil para pagar salários de no máximo cinco auxiliares.
Assessores da presidência da Câmara ponderam que a Constituição brasileira é recente, o que exige uma produção maior dos congressistas e faz com que eles se reúnam mais vezes –na Bélgica, por exemplo, os deputados só têm 13 sessões por ano no plenário. No Brasil, a Câmara tem três sessões deliberativas por semana.
No total, as despesas do Congresso para 2013 representam 0,46% de todos os gastos previstos pela União. O percentual é próximo à média mundial, de 0,49%.
Em outra comparação, que leva em conta a divisão do orçamento do Congresso por habitante, o Brasil é o 21º no ranking, com um custo de cerca de US$ 22 por brasileiro. O líder nesse quesito é Andorra, cujo parlamento custa US$ 219 por habitante.
O estudo foi publicado em 2012, com dados de 2011. O Brasil não consta no documento final porque o Senado atrasou o envio dos dados, que foram padronizados nos modelos do relatório e repassados à Folha pela UIP.
Ao todo, a organização recebeu informações de 110 dos 190 países que têm congresso. Alguns Estados com parlamentos numerosos, como a Itália, não enviaram dados.
Custo dos parlamentares pelo mundo
PAÍSCUSTO POR PARLAMENTAR (Orçamento/nº de parlamentares, em US$, com paridade de poder de compra)ORÇAMENTO (US$, com paridade de poder de compra)MEMBROS
EUA9.570.093,465.120.000.000,00535
Brasil7.432.814,244.415.091.657,00594
Nigéria4.357.653,602.043.739.537,05469
Coreia do Sul2.091.915,75625.482.810,00299
Argentina1.917.506,91630.859.774,38329
Japão1.863.072,991.345.138.700,15722
México1.777.936,061.116.543.847,77628
Venezuela1.734.773,86286.237.687,12165
Israel1.401.305,67168.156.680,48120
10ºChile1.300.040,28205.406.364,63158
11ºAlemanha1.191.851,44821.185.642,18689
12ºColômbia1.158.565,46310.495.543,16268
13ºRepública Dominicana1.142.232,15245.579.911,25215
14ºAngola1.137.324,50250.211.389,97220
15ºBélgica1.116.683,85246.787.131,17221
16ºCosta Rica1.099.075,0862.647.279,3557
17ºFrança1.079.852,36998.863.435,54925
18ºUruguai1.077.124,35140.026.165,26130
19ºFilipinas998.650,24310.580.223,40311
20ºEmirados Árabes986.662,9739.466.518,8840
21ºCanadá976.939,04403.475.825,46413
22ºTurquia941.801,88517.991.036,43550
23ºNova Zelândia921.759,69112.454.682,73122
24ºGrécia913.714,07274.114.221,07300
25ºIndonésia866.241,04485.094.979,63560
26ºQuênia841.337,34188.459.563,53224
27ºTrinidad e Tobago829.928,3960.584.772,1673
28ºTailândia822.990,38534.943.748,13650
29ºPortugal785.087,00180.570.009,84230
30ºÁustria741.492,17181.665.582,73245
31ºFinlândia726.626,88145.325.375,26200
32ºDinamarca684.358,03122.500.087,98179
33ºAndorra672.999,0418.843.973,2328
34ºNoruega629.007,73106.302.307,01169
35ºPolônia578.557,13323.991.995,07560
36ºUcrânia573.127,62257.907.430,07450
37ºLíbano530.701,8167.929.831,52128
38ºLuxemburgo520.679,1831.240.751,0460
39ºAustrália519.494,78117.405.819,64226
40ºBenin516.426,1942.863.373,3683
41ºUganda515.494,92198.981.040,99386
42ºNicarágua511.116,5147.022.718,6692
43ºCamboja497.271,2891.497.915,20184
44ºSuécia480.281,42167.618.215,27349
45ºZâmbia440.191,9369.550.324,33158
46ºTanzânia433.482,25154.753.163,62357
47ºChipre415.264,9433.221.195,2380
48ºBósnia-Herzegovina414.020,4923.599.167,8257
49ºRepública Tcheca410.560,00115.367.361,10281
50ºCongo390.347,4179.240.524,29203
51ºBurkina Faso385.517,6542.792.458,94111
52ºRomênia374.813,00176.536.923,45471
53ºÍndia374.803,91296.095.092,11790
54ºEslováquia374.201,8756.130.280,31150
55ºLituânia372.252,7852.487.641,98141
56ºReino Unido360.601,86532.608.947,511477
57ºEslovênia344.329,3344.762.812,68130
58ºCamarões342.295,6561.613.217,68180
59ºCingapura337.378,7233.400.493,1399
60ºArgélia336.993,72179.617.654,94533
61ºEspanha332.642,49204.242.485,89614
62ºEstônia330.901,2733.421.028,72101
63ºLetônia329.476,4732.947.647,02100
64ºBulgária325.717,4178.172.178,18240
65ºHungria322.289,04124.403.569,35386
66ºAzerbaijão313.403,6039.175.449,43125
67ºMicronésia302.481,234.234.737,1614
68ºSuíça298.731,2173.487.877,05246
69ºGeorgia288.508,8143.276.320,80150
70ºMacedônia287.733,6335.391.235,96123
71ºNamíbia287.418,3729.891.510,60104
72ºRuanda287.401,0330.464.509,06106
73ºTimor-Leste282.822,0218.383.431,5565
74ºMaláui255.925,0549.393.534,34193
75ºIslândia253.620,9115.978.117,4863
76ºChade250.836,7147.157.302,19188
77ºCroácia250.533,6637.830.582,60151
78ºMali235.911,8234.679.038,22147
79ºAlbânia217.764,3330.487.006,71140
80ºMaldivas211.947,5616.319.962,0677
81ºMontenegro180.454,5814.616.820,8581
82ºPaquistão179.100,5879.162.456,60442
83ºSudão176.074,3467.964.695,49386
84ºBelarus164.017,6928.539.077,92174
85ºBurundi153.481,3222.561.754,05147
86ºGuiné Equatorial144.953,0014.495.300,19100
87ºMalásia144.516,2942.198.757,69292
88ºGana141.917,4832.641.021,07230
89ºSuriname138.111,687.043.695,4351
90ºJamaica136.769,9811.488.678,1184
91ºSri Lanka135.498,4330.487.147,51225
92ºBangladesh122.601,0642.910.371,36350
93ºTogo122.486,889.921.437,2981
94ºLiechtenstein120.679,013.016.975,2825
95ºJordânia114.142,0620.545.570,20180
96ºLesoto112.719,0717.246.017,39153
97ºMaurício112.372,487.753.701,4169
98ºMoldávia107.182,9010.825.472,96101
99ºArmênia100.169,2413.122.170,71131
100ºDjibuti98.184,076.381.964,7165
101ºTonga92.725,792.596.322,0228
102ºMauritânia91.966,5313.886.945,31151
103ºSeychelles89.284,313.035.666,6934
104ºMalta88.480,016.105.120,3869
105ºGâmbia83.481,564.424.522,8453
106ºSão Tomé e Príncipe81.936,134.506.487,2955
107ºSão Vicente e Granadinas78.969,511.816.298,7223
108ºSerra Leoa56.026,866.947.330,38124
109ºLaos46.326,806.115.138,17132
110ºEtiópia33.964,8723.164.042,43682