quinta-feira, 16 de maio de 2013

A IMAGEM DO DIA!


A menina indiana que sofre de hidrocefalia, uma doença rara que dobra o volume da cabeça, um caso que provocou uma onda de solidariedade pela pobreza extrema dos pais, foi operada com sucesso nesta quarta-feira.

"A operação foi perfeita, muito melhor do que o esperado", disse o neurocirurgião Sandeep Vaishya, depois de operar Roona Begum, de 15 meses.


"Foi um sucesso, mas ainda é cedo para saber como será sua qualidade de vida no futuro", completou Vaisha em um hospital de Nova Délhi.

Roona Begum nasceu com uma grave anomalia neurológica que provoca o aumento do volume das cavidades que contêm o líquido cefalorraquiano e aumenta a pressão sobre o cérebro.

Como consequência da doença, a circunferência de sua cabeça alcançou 94 centímetros, quase duas vezes mais que a medida normal de uma menina de sua idade, o que a impede de engatinhar ou ficar de pé.

Os médicos realizaram uma "derivação cranial", uma técnica habitual nestes casos que consiste em drenar do cérebro o excesso de líquido cefalorraquiano.

A publicação das fotos da menina, feitas por um fotógrafo da AFP em abril no estado de Tripura, uma região isolada do nordeste da Índia, provocou uma onda de solidariedade de pessoas de todo o mundo.




A EXPERIENCIA DE MACAÉ

*Laila Nunes

A dengue, hoje, constitui um dos principais problemas de Saúde pública no mundo, especialmente nos países tropicais, onde as condições são mais favoráveis à proliferação do Aedes aegypti. A organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente, em mais de 100 países, de todos os continentes, exceto a Europa. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em consequência da dengue.
O Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, encontrou no Brasil as condições socioambientais favoráveis à sua expansão. Os condicionantes da expansão da dengue nas Américas e no Brasil são similares e referem-se, em grande parte, ao modelo de crescimento econômico implementado na região, caracterizado pelo crescimento desordenado dos centros urbanos. O Brasil concentra mais de 80% da população na área urbana, com importantes lacunas no setor de infraestrutura, tais como dificuldades para garantir o abastecimento regular e contínuo de água, a coleta e o destino adequados dos resíduos sólidos. Outros fatores, como a acelerada expansão da indústria de materiais não biodegradáveis, além de condições climáticas favoráveis, agravadas pelo aquecimento global, conduzem a um cenário que impede, em curto prazo, a proposição de ações visando à erradicação do vetor transmissor.
No ano de 2008, o Estado do Rio de Janeiro viveu uma de suas piores epidemias de dengue, com mais de 250 mil casos confirmados da doença. Um crescimento de 315% em comparação a 2007, quando houve quase 67 mil casos. Mas o município de Macaé conseguiu um feito notável: nesse mesmo período, registrou uma queda de 60% nos casos de dengue. O segredo? Homeopatia.
Em 2007, Macaé aderiu a essa modalidade de tratamento e o resultado alcançado surpreendeu as autoridades. A escolha dos medicamentos foi baseada no conceito epidemiológico homeopático denominado gênio epidêmico, onde estudam-se os casos e elege-se o melhor medicamento. Os medicamentos utilizados em Macaé sejam em fórmulas ou separadamente foram Eupatorium, Phosphorus, Crotalus, Gefion e Natrum Muriaticum na prevenção e tratamento da dengue.>
O Eupatorium é retirado de uma planta americana, o Crotalus horridus é do veneno de uma cobra cascavel americana, e o Phosphoros é o fósforo mineral. O Eupatorium é usado contra a dengue clássica, o Crotalus é contra a dengue hemorrágica, o Phosphoros é usado no controle da coagulação do sangue, o Gefion é usado para casos mais graves. O Natrum Muriaticum é o sal de cozinha, que em dose homeopática pode ser utilizado para combater os sintomas da dengue, principalmente quando há predominância de distúrbios gastrintestinais e desidratação.
Na primeira campanha Homeopatia contra a Dengue (abril e maio de 2007), foram distribuídas gratuitamente 156 mil doses do medicamento homeopático, sendo que a população estimada em Macaé é de 188 mil habitantes. Na segunda campanha (novembro e dezembro de 2007), outras 60 mil doses foram dadas à população. Na terceira campanha foram distribuídas 200 mil doses, de 29 de março a 25 de abril de 2008. E, na quarta campanha, foram 26 mil doses em novembro e dezembro de 2008. Em 2009, foram aplicadas 98.708 doses. “A maior vantagem é a grande aceitação e o baixo custo desse tratamento.
Vale ressaltar que, durante as campanhas, a Secretaria Municipal de Saúde de Macaé mantém e intensifica todas as outras medidas de controle do mosquito Aedes aegypti, vigilância epidemiológica e educação de profissionais de Saúde e da população. A aplicação do remédio homeopático é dirigida a toda a população, mas com recomendação especial para aqueles com histórico anterior na doença. A adesão é voluntária ou espontânea. A forma de utilização do medicamento é em dose única, para uso profilático, em três campanhas anuais ou de acordo com a epidemiologia da doença no município.
Há uma preocupação em orientar as pessoas sobre o que é a Homeopatia, a periodicidade de repetição das dosagens, os efeitos adversos, a legislação e tudo o que ampara o uso da Homeopatia como tratamento alternativo para a dengue. Com a grande aceitação e a mobilização de pessoas que procuram as unidades de Saúde, é intensificado o trabalho paralelo de educação em Saúde, com informações sobre a doença, o controle do mosquito, onde e quando procurar a unidade de Saúde para atendimento e acompanhamento, servindo como um mutirão contra a dengue.
O trabalho funciona como busca ativa, aumentando a conscientização e a sensibilização da população e dos profissionais de Saúde, com consequente aumento do número de notificações e maior número de bloqueios de possíveis focos de Aedes aegypti.
Com a previsão de migração de gravidade da doença para crianças, a Secretaria Municipal de Saúde em uma abordagem educativa para a prevenção da dengue em parceria com Secretaria Municipal de Educação no município de Macaé realizou o Concurso das Gotinhas Homeopáticas contra a Dengue nas Escolas com o objetivo de sensibilizar e fomentar a criatividade dos alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio da Rede Municipal de Ensino sobre o controle da dengue e a Campanha da Homeopatia contra epidemia de dengue. O concurso foi instituído para escolher os melhores desenhos, frases e paródias, tendo como tema central a dengue e as gotas homeopáticas contra epidemia de dengue, utilizadas no município desde 2007 e nas escolas desde 2008.
A Campanha das Gotinhas Homeopáticas contra a Dengue nas Escolas proporcionou palestras de orientação e prevenção à dengue em 60 escolas do município e a participação de 12.000 alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio regularmente matriculados nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino em 2009.

PRODEN, MEDICAMENTO CONTRA A DENGUE


Alvo de polêmica entre a Prefeitura de São José do Rio Preto (438 km de SP) e a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, um remédio homeopático usado no combate à dengue foi registrado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no final do ano passado.
Com isso, ele está sendo comercializado nas farmácias do país, com o nome de Proden, sem necessidade de receita.
O medicamento, desenvolvido pelo médico e pesquisador da Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto) Renan Marino, foi patenteado por um laboratório e é vendido em comprimidos.
Em 2007, o composto homeopático foi ministrado aos moradores de São José do Rio Preto em gotas. Naquele ano, em uma epidemia da doença na cidade, cerca de 20 mil doses do medicamento foram disponibilizadas à população.
A iniciativa da prefeitura foi questionada pela Secretaria do Estado da Saúde, que decidiu interditar o produto.
Para o governo estadual, naquela ocasião não havia comprovação científica da eficácia do remédio, a oferta estava sendo feita de forma indiscriminada --mesmo pessoas sem dengue recebiam o medicamento-- e o remédio descumpria regras de manuseio e distribuição.
A Secretaria Municipal da Saúde, que negou as acusações, reagiu e impediu que os técnicos do governo estadual entrassem nos postos para recolher o produto. Posteriormente, uma decisão da Justiça determinou que o remédio poderia ser distribuído, com receita médica.
Proteção
O médico Renan Marino diz que 80% dos pacientes de São José do Rio Preto que tomaram o medicamento --que tem em sua composição substâncias extraídas de uma planta, um mineral e de veneno de cobra-- não tiveram dengue.
"Os trabalhos mostraram que quem toma o medicamento sem estar doente tem uma proteção. E quem toma estando doente tem diminuída a duração do quadro. Ele evita os quadros hemorrágicos."
Marino afirma que, com o uso do composto homeopático, o quadro de dengue tem a duração de cinco a sete dias --o normal, segundo o médico, seriam de duas a três semanas.

MEDICAMENTO PARA TRATAMENTO DA DENGUE:

Caros amigos, venho informá-los sobre medicamentos homeopáticos para dengue. Os medicamentos abaixo tratam e amenizam os sintomas tanto da dengue comum como, também da hemorrágica. Testes mostraram que encurtam e curam a doença em 97% dos casos. 

Acho muito grave o surto no país, é uma doença que não poupa classe social, idade ou credo. Levando em consideração a gravidade da crise e lendo o comunicado que todos nós médicos recebemos do governo federal, decidi pesquisar homeopatias para tratar meus pacientes com dengue e cheguei em alguns sites de Cuba. Em Cuba a dengue foi tratada e controlada com homeopatia em 2007, com sucesso absoluto. 

Resolvi portanto, divulgar a todos a fórmula homeopática que poderá ser tomada por qualquer pessoa, adulto ou criança, como medicamento curativo ou preventivo da dengue. 

Recomenda-se para prevenção: higienização de vasos, recolher qualquer recipiente dentro ou fora de casa que acumule água parada, colocar borra de café na terra dos vasos em casa (mesmo que você more em apartamento) pois o mosquito tem usado também terra úmida para reproduzir-se. 

Espero que todos divulguem ao máximo este e-mail, pois considero estas informações de utilidade pública. 

Os medicamentos são: 
Crotalus horridus CH30 : tomar 5 gotas de 2/2hs, alternados com os outros 2 medicamentos, durante todo o período da doença. O crotalus previne a hemorragia, trata o fígado, vômitos e tira a prostração. 
Phosphorus CH30: tomar 5 gotas de 2/2hs , alternados com os outros 2 medicamentos, durante todo o período da doença, até a convalescênça. O Phosphorus também é um antihemorrágico, tira a vertigem, cansaço, desânimo, fortalece a energia vital, faz o doente recuperar-se mais rápido.

Eupatorium perfoliatum CH30: tomar 5 gotas de 2/2hs também alternados com os outros 2 medicamentos anteriores. É chamado também de orégano do pântano, trata a sensação de quebradeira típica da dengue, dores intensas nos ossos como se estivessem quebrados, bom para dores de cabeça, vômitos, protege o fígado. 

COMO PREVENTIVOS PODEM SER USADOS OS 3 MEDICAMENTOS ACIMA JUNTOS , NUMA FÓRMULA: 5 GOTAS 1X AO DIA. 

Sintomas da dengue: dores de cabeça muito fortes, febre, dor no corpo, vômitos , com ou sem diarréia, com ou sem manchas vermelhas no corpo, muita prostração. 

O diagnóstico é feito pelo exame físico e laboratorial. Na suspeita procure o médico. 

Tratamento deve ser imediato com muita HIDRATAÇÃO (oral com soro ou hospitalar ,conforme a gravidade , e Analgésicos prescritos por médico). 

EM HIPÓTESE ALGUMA PODE SER USADO O ÁCIDO ACETIL SALICÍLICO, COMO ASPIRINA, AAS, BUFFERIN, ETC.
Vamos fazer a nossa parte, a sociedade tem que se conscientizar e participar desta batalha.

Dra. Ana Clélia Mattos 
Médica Homeopata, Acupunturista e Fitoterapeuta. 

PREFEITO EVANDRO MAGAL DEVERIA APRENDER ADMINISTRAR COM QUEM SABE GERENCIAR!


Associação Municipal dos Agentes de Combate às Endemias do Paulista garante R$ 915,00



A Associação Municipal dos Agentes de Combate às Endemias do Paulista (AMACEPA) divulgou os resultados das negociações realizadas no início do mês, precisamente no último dia 08 de maio. Os representantes da categoria e o Secretário de Saúde do Paulista negociaram algumas questões que estavam pendentes, como o pagamento da diferença do retroativo do aumente salarial referente a março e abril desse ano.

Associação publicaou uma circula espercificando como foi distribuido os valores acordados com a gestão. Conforme informações da Circular nº 001/2013, a categoria receberá da seguinte forma:

JUNHO 
SALÁRIO DE R$: 915,00 + R$: 15,00 RETROATIVO POR TEMPO DE SERVIÇO.

JULHO 
 SALÁRIO DE R$: 915,00 + R$: 60,00 1ª PARCELA DO RETROATIVO DO SALÁRIO REFERENTE A MARÇO E ABRIL DE 2013 A 1ª PARCELA DO 13º SALÁRIO, QUE VAI FICAR EM TORNO DE R$: 525,60.

AGOSTO -  SALÁRIO DE R$: 915,00 + R$: 60,00 2ª PARCELA DO RETROATIVO DO SALÁRIO REFERENTE A MARÇO E ABRIL DE 2013 + R$: 45,00 DE QUINQUÊNIO.

SETEMBRO
 SALÁRIO DE R$: 915,00 + R$: 60,00 3ª PARCELA DO RETROATIVO DO SALÁRIO REFERENTE A MARÇO E ABRIL DE 2013 + R$: 45,00 DE QUINQUÊNIO.

OUTUBRO 
 SALÁRIO DE R$: 915,00 + R$: 60,00 4ª PARCELA DO RETROATIVO DO SALÁRIO REFERENTE A MARÇO E ABRIL DE 2013 + R$: 45,00 DE QUINQUÊNIO.

NOVEMBRO 
 SALÁRIO DE R$: 915,00 + R$: 60,00 5ª E ULTIMA PARCELA DO RETROATIVO DO SALÁRIO REFERENTE A MARÇO E ABRIL DE 2013 + R$: 45,00 DE QUINQUÊNIO.

DEZEMBRO 
 SALÁRIO DE R$: 915,00 R$: 45,00 DE QUINQUÊNIO + A 2ª PARCELA DO 13º.


A AMACEPA e o Secretário de Saúde do Paulista negociaram asseguintes questões:


PROTETOR SOLAR
Aquisição de protetor solar.
FARDAMENTO
 Com previsão para entrega em Julho - o fardamento completo com EPI.
CAPACITAÇÃO 
 Não foi estabelecido uma data específica para a capacitação da categoria, contudo, foi acordado que será realizada no decorrer do ano.
EXAMES SANGUÍNEOS 
Periódicos para todos osAgentes de Combate às Endemias.
CAMPANHA DE VACINAÇÃO 
As campanhas de vacinações serão remuneradas. Também houve a garantia do vale alimentação.
CONTRATAÇÃO DE MAIS PROFISSIONAIS
Serão contratados 40 novos profissionais entre os meses de julho e dezembro desse ano.