sábado, 28 de setembro de 2013

LEI MARIA DA PENHA NÃO MUDOU QUADRO DE VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES

Um estudo divulgado nesta quarta-feira pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) concluiu que a lei Maria da Penha – que endureceu as punições para quem pratica violência contra a mulher – não teve impacto no número de assassinatos de mulheres decorrentes de conflitos de gênero no Brasil.
A lei entrou em vigor em 2006 como uma tentativa de facilitar a punição de autores de violência doméstica. Segundo o estudo, no período entre os anos de 2001 e 2006, a taxa média de mortalidade por 100 mil mulheres foi de 5,28. Entre 2007 e 2011, o número ficou em 5,22.
Segundo o Ipea, somete no ano seguinte à entrada em vigor da lei – 2007 – uma queda na taxa de mortalidade foi registrada: 4,74
O instituto estima que cerca de 50 mil homicídios motivados por questões relacionadas ao gênero ocorreram entre 2001 e 2011 – ou seja, mais de 5.000 mortes por ano, ou uma a cada uma hora e meia. Ao menos um terço desses crimes, diz o Ipea, teria ocorrido em ambiente domiciliar.
De acordo com o documento, os crimes de homicídio contra as mulheres "são geralmente perpetrados por homens, principalmente parceiros ou ex-parceiros". Eles decorreriam de casos de abusos no ambiente do lar, ameaças, intimidação, violência sexual ou situações nas quais a mulher tem menos poder ou menos recursos do que o homem.

Regiões

As maiores taxas de homicídios contra mulheres entre 2009 e 2011 foram registradas nas regiões Nordeste (6,9 por 100 mil mulheres) e Centro-Oeste (6,8) e as mais baixas no Sul (5,0).
Os Estados que ficaram nos primeiros lugares do ranking foram Espírito Santo (11,2), Bahia (9,0) e Alagoas (8,8).
A maioria das vítimas (61%) eram negras e foram mortas com armas de fogo (50%), segundo o estudo.

MAIS UM CRIME QUE REVOLTA


O crime aconteceu terça feira, por volta das 15h na cidade de Joviânia. Após uma ligação via 190, chamou a atenção da atendente Cabo Gislene, que por sua vez acionou o comandante da 3º Companhia de Policia pertencente ao 29º Batalhão.
Por telefone, a atendente ouviu da própria mãe que em prantos lhe falava sobre o ocorrido.
joviania

De imediato o Capitão Lupercio e o Cabo Célio deslocaram ao Hospital Municipal, onde encontraram a senhora Erica Silva Fortunato mãe de uma menor de três anos de idade. Em desespero, a mãe contava aos Policiais que saiu pela manhã para trabalhar e ao retornar por volta das 15h, encontrou a filha chorando e inquieta, a mãe então perguntou a criança o que ela estava sentindo, momento em ouviu da menina; “O Papai me machucou” e não parava de chorar momento algum.
Foi ai que a mãe examinou a criança e notou nas partes intimas sinais de violência. Não querendo acreditar no que via, correu para o hospital onde fora atendida pela médica de plantão, que após exames, confirmou a violência contra a criança. Os policiais indignados pela gravidade do fato, também não querendo acreditar que a violência tivesse vindo do próprio pai da criança, tornaram a perguntar a menina quem havia machucado, a resposta foi dada em prantos “Foi o Papai”.
Sem mostrar nenhum sinal de preocupação, o pai aguardava do lado de fora do hospital, e ao ser questionado pelos Policiais sobre a acusação, negou dizendo que criança não sabia o que esta a dizer. O autor ADRIANO FORTUNATO DA SILVA, de 33 anos, que trabalha como frentista de um posto de combustível, recebeu a voz de prisão ali mesmo no Hospital e fora encaminhado ao presídio, que por sua vez teve o flagrante lavrado pela autoridade local.
O caso repercutiu em toda região. Na cidade de joviânia, a indignação tomava conta dos sentimentos das pessoas, que ao saberem dos fatos, tentavam consolar a mãe desesperada e indignada, em meio a tanta crueldade por parte de um ser humano, que tinha o papel de “protetor”, agora passa a ser lembrado com muita dor no papel de “agressor”.
Em meio a tanta indignação que calou a cidade e fechou os semblantes de alegria de uma comunidade, mesmo sem poder ter evitado o crime, fica a sensação de ter dado uma resposta positiva aos familiares da vitima por parte da Policia Militar ao tirar de circulação mais um criminoso bárbaro.

POLICIAS REALIZAM SONHO DE GAROTO PARAPLÉGICO

Uma história de encher os olhos de lágrimas. Veio do município de Patos de Minas, em Minas Gerais. É um exemplo da relação PM e sociedade.

Garoto paraplégico que sonha em ser PM se emociona com presente de aniversário
Ele nasceu em um dos bairros mais pobres e com maior índice de criminalidade de Patos de Minas e ainda com hidrocefalia, doença que o impede de caminhar.
Mas as dificuldades não corromperam o sonho de João Carlos de se tornar um Policial Militar.
Às vésperas de completar 11 anos, o garoto escreveu uma carta que comoveu a todos. A surpresa veio na terça-feira (25), dia de seu aniversário.
A carta foi endereçada ao cabo Batista, o policial que faz a ronda em sua escola e com quem ele tem mais contato.
“Meu maior sonho é ganhar uma roupa de policial com algema, rádio de comunicação, revólver (pode ser de brinquedo) e também dar um passeio pela cidade no carro da polícia”, confidenciou João Carlos ao policial.
O pedido sensibilizou os policiais da 86ª Companhia da Polícia Militar e a realização do sonho de João Carlos foi cuidadosamente preparado.
Os policiais chegaram de surpresa. O encontro com o cabo Batista foi emocionante. Com os olhos em lágrimas, João Carlos se agarrou ao policial com toda a força.
O abraço da alegria e da gratidão.
Ali mesmo no meio da rua Jesus de Nazaré, em frente à casa simples, João Carlos recebeu a farda, semelhante a da Polícia Militar, e todos os presentes idealizados em seus sonhos.
A vizinhança inteira veio compartilhar o momento e comemorar o aniversário do garoto. A surpresa também teve direito a parabéns e bolo de aniversário.
A festa para João Carlos ficou completa com a realização do último sonho do garoto.
Devidamente fardado, ele entrou na viatura da Polícia Militar e seguiu pelas ruas da cidade para tentar levar paz ao mundo violento em que vive.

700 mil reais foram levados da CEF

Na manhã desta sexta feira sete homens fizeram um roubo na modalidade Sapatinho na Caixa Econômica Federal, Agencia da Avenida Bernado Sayão, Bairro Nova Imperatriz, diferente da vez anterior os assaltantes foram a casa da gerente Michele pela manhã, onde rederam os familiares,esposo, três filhos e empregada, em seguida outros assaltantes foi com gerente ate a agencia para pegar o dinheiro. aproximadamente R$ 700 mil reais foram levados.
Este tipo de rouba esta se tornando frequente em Imperatriz, á menos de um mês outro roubo com as mesmas características aconteceu na Agencia do Banco do Brasil da Avenida Bernardo Sayão, onde levaram á quantia de R$ 580 mil reais, O roubo de ontem esta sendo investigado pela Policia Federal devido a C.E.F ser um órgão do governo federal, a gerente Michele prestou depoimento na Policia Federal, o valor exato não foi divulgado devido a greve dos bancários!


Para policia o roubo desta sexta feira tenha sido a mesma quadrilha que fez em 29 de setembro, a soma dos dois sapatinho ultrapassa um milhão e duzentos mil reais, o Departamento da Policial Federal em Imperatriz não divulgou nenhuma informação sobre o roubo, na fuga os ladrões que estavam com familiares fugiram no veiculo da gerente e abandonaram na estrada do Arroz.

VACINA CONTRA A DENGUE


O Instituto Butantan, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), inicia em outubro os testes em seres humanos de uma vacina contra a dengue. A vacina está sendo desenvolvida para combater, em uma única dose, os quatro tipos da doença já identificados no mundo. Segundo Alexander Precioso, diretor de Ensaios Clínicos do Butantan, nenhum outro país tem uma vacina como essa.

A  vacina começou a ser desenvolvida em 2006, juntamente com os institutos nacionais de Saúde dos Estados Unidos. Os vírus foram identificados no país norte-americano e, posteriormente, transferidos para o Butantan, em 2010.

A técnica utiliza o chamado vírus atenuado. “Isso ignifica que o próprio vírus da dengue é modificado para que seja capaz de fazer com que as pessoas produzam anticorpos, mas sem desenvolver a doença”, explicou Precioso.

Os cientistas já testaram a vacina em mais de 600 norte-americanos. “Os estudos lá mostraram que é uma vacina segura e que foi capaz de fazer com que as pessoas produzissem anticorpos contras os quatro vírus”, disse ele. O pesquisador explicou ainda que, nesses voluntários, não foram observados efeitos colaterais importantes, apenas dor e vermelhidão no local da aplicação, sensação comum para vacinas.


A notícia do início dos testes em seres humanos em Fortaleza de uma vacina contra a dengue coloca em destaque a possibilidade da obtenção já nos próximos anos de um medicamento preventivo contra a doença. Ameaça para 2,5 bilhões de pessoas em mais de 100 países, a dengue é um desafio para as autoridades de saúde pública no Brasil, que precisam destinar, a cada ano, mais recursos para ação de prevenção e atendimento.

Somente em 2011, foram mais de 608 mil casos prováveis registrados no País até agosto, segundo o Ministério da Saúde. Entre 2000 e 2010, foram 508.874 internações registradas no Sistema Único de Saúde (SUS) por dengue clássica e dengue hemorrágica. “Se no começo da década de 80 era uma doença que não se tinha uma gravidade muito acentuada, com a ampla circulação do vírus no País, começa a haver um processo de agravamento”, descreve Giovanini Coelho, coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde.
Apesar de ser conhecido dos cientistas desde 1944, o vírus da doença transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus ainda intriga os pesquisadores pelo seu caráter tetravalente.
Em 1945, uma vacina contra o sorotipo um chegou a ser obtida por Albert Sabin e Walter Schlesinger, mas até a década de 1980 pouco se avançou na obtenção de uma vacina que proteja contra os quatro sorotipos da doença.
Em busca da vacina
Tendo em vista a amplitude da doença e o potencial econômico de uma futura vacina, os estudos têm mobilizado pesquisadores acadêmicos, indústrias farmacêuticas e órgãos como o Instituto Butantan, em São Paulo, e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. No lado das pesquisas públicas, o Instituto Butantan anuncia ter encontrado uma vacina e projeta para 2015 a chegada ao mercado. Segundo o Instituto, a vacina já foi testada nos Estados Unidos e é segura.




QUADRILHA: NOVO CANGAÇO É DESARTICULADA


Polícia Civil dos Estados de Mato Grosso e Tocantins desarticulou a quadrilha do “Novo Cangaço”, que roubou três agências bancárias e os Correios, no dia 9 de setembro, no município de Vila Rica. Dez mandados de prisão preventiva e 11 buscas e apreensão foram cumpridos nesta sexta-feira na cidade de Palmas e Paraíso do Tocantins.
Sete homens foram presos no estado do Tocantins na operação desencadeada pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, em conjunto com a Delegacia Especializada Investigações Criminais Complexas (Deic), da Polícia Civil do Tocantins e a Delegacia de Repressão a Ações Criminosas Organizadas (Draco), da Polícia Civil do Pará, que mobilizou 35 policiais.
Durante ação, as polícias dos estados apreenderam R$ 50 mil do dinheiro roubado em Vila Rica, 16 veículos, sendo dois caminhões e cinco motocicletas, além de duas pistolas ponto 40, dois revólveres e carregador com munição de fuzil 7,62. Entre os automóveis estão um Toyota Corolla, zero km, comprado na quinta-feira, com dinheiro do assalto, um Honda Civic, um Golf, um Siena, uma EcoSport, um Celta e outras modelos populares.
Os presos Francisco Evanaldo Gomes, Regis Wagnes Alves de Lima, Ivanildo Pereira Cavalcante, Wenias Wagner Rodrigues e Antonio Aparecido de Oliveira Ferreira, tiveram mandados de prisão cumpridos, sendo quatro em Palmas e um em Paraíso do Tocantins. As ordens de prisão foram decretadas pela comarca de Vila Rica, em Mato Grosso.

BANDA DE ROCK FORMADA SÓ POR JUÍZES

Quatro juízes do Rio Grande do Sul decidiram formar uma banda de pop rock após se conhecerem num curso de atualização para magistrados. Isso ocorreu em 2008 e desde então os magistrados Emerson Silveira Mota (guitarrista), Clóvis Moacyr Mattana Ramos (baixista), Carlos Fernando Noschang Júnior (baterista), e Ruggiero Rascovetzki Saciloto (vocalista) se apresentam em diversos eventos com a banda Judges.
A banda já realizou diversos shows em São Paulo, Sergipe, Pará e Goiás, como também em eventos do Judiciário, a convite das associações estaduais e nacionais. Entre as diversas apresentações, a abertura de shows de celebridades como Titãs, Elba Ramalho e Jota Quest. Confira um pedaço da apresentação dos juízes.
Assista o vídeo:



PF É RECEBIDA A BALA E MATA 06 BANDIDOS

ESSA OCORRÊNCIA FOI EM MARÇO DE 2010. LEMBRANDO QUE ESSA QUADRILHA JÁ HAVIA FEITO VÁRIOS  ASSALTOS A BANCOS, CARRO FORTE, EMPRESAS E LOJAS. UMA QUADRILHA EXTREMAMENTE PERIGOSA E VIOLENTA. QUE EXECUTOU VÁRIOS ASSASSINATOS . AGINDO SEMPRE COM MUITA CRUELDADE.

Em uma ação cinematográfica, a Polícia Federal acabou com uma das mais perigosas quadrilhas de assaltantes do país, que em suas ações aterrorizava e matava inocentes durante assaltos a bancos, carros fortes e grandes empresas.

O serviço de inteligência da PF conseguiu descobrir um plano da quadrilha para assaltar um banco no interior do Estado do Maranhão, e montou todo um aparato para esperar os bandidos, que ao chegarem abriram fogo contra a PF, mas foram surpreendidos e mortos com armas de grosso calibre que foram adquiridas recentemente pela PF. (Foto - LRS2 - Detail - R)

O fato aconteceu na semana passada, mas só agora é que as imagens foram liberadas para a imprensa. Outra ação também da PF, desta vez no Estado da Paraíba, deixou um saldo de seis bandidos mortos em sua maioria do Estado do Pernambuco. Vale salientar que nas duas ações, graças à Deus não houve baixa do lado da PF.

Apesar de sabermos que as imagens são muito fortes e chocantes, temos o dever de mostrarmos a realidade, até para desencorajarmos qualquer jovem que por ventura pense um dia em entrar no escuro mundo da criminalidade, onde os caminhos são tortuosos e o final sempre é ou na cadeia ou dessa forma trágica.

ATENÇÃO! A SEGUIR CENAS FORTES DO RESULTADO DA AÇÃO PF CONTRA A QUADRILHA NO MARANHÃO.








ESTUPRADOR DE CODÓ É PRESO EM TERESINA


Policiais do 24º Distrito Policial de Teresina prenderam nesta sexta-feira (27), por volta do meio dia, o jovem Gustavo da Silva Araújo (18 anos), acusado de cometer um estupro em uma menor de 12 anos, na cidade de Codó, no Maranhão.

Gustavo Araújo foi preso na casa de uma tia, no Dirceu I, zona leste de Teresina, após denúncia de populares. “Nós recebemos uma denúncia, confirmamos a informação com a Polícia do Maranhão,que já tinha expedido um mandado de prisão para ele e efetuamos a prisão. Agora ele será conduzido ao 21º DP, onde vai ficar até policiais do Maranhão virem pegá-lo”, informa o chefe de plantão do 24º DP, Francisco Marques.

O crime aconteceu em julho deste ano e teve grande repercussão em Codó. Segundo a Polícia, Gustavo
e mais dois parceiros teriam estuprado a criança, gravado um vídeo e divulgado o ato em redes sociais.


Segundo o agente de plantão no DP, policial Francisco Marques, o acusado ficará custodeado na delegacia até segunda feira, quando policiais do Maranhão chegarão para recambiá-lo. 

EX-JOGADOR FRANÇA NÃO LEMBRA QUE NASCEU EM CODÓ

  • "Eu voltei a fazer um esporte que eu gostava, que é musculação. Se você ver o meu corpo, não acredita. Está muito forte, definido. Não estou como um Cristiano Ronaldo, mas está bem definido. Acordo cedo, tenho alimentação balanceada com proteína, saladas e frango. Corro uma vez por semana."
França decidiu permanecer no Japão e hoje vive sozinho em Tóquio.  Conta que se apaixonou pelo modo de vida do país asiático e que não tem planos próximos de voltar ao país de origem. Sentiu-se muito melhor em uma sociedade com índices de violência baixos e que o respeito prevalece.
“Me apaixonei, me apaixonei mesmo. Não consegui deixar Tóquio . Eu gosto demais da segurança, de morar em um lugar em que ninguém usa armas. Existe educação no trânsito. É coisa de cinema”, falou.

A vida solitária em um lugar distante é, segundo o ex-jogador, um momento de descanso da carreira e de problemas particulares. Também serve como reflexão para como conduzir sua vida no futuro. Seus pais e irmão vivem em São Paulo, assim como a filha de dez anos, fruto de um casamento encerrado em 2004 (ele vem de duas a três vezes por ano ao Brasil para acompanhar a filha), que o deixou muito triste naquele momento.

“Estou fazendo coisas agora que não tive a chance de fazer antes. Com 17 anos, quando comecei no futebol, até os 34, 35 anos, não tive final de semana, tempo pra fazer aniversário e outros eventos sociais. São mais ou menos 18 anos jogando futebol direto. Estou fazendo essas coisas agora, ir pra clube, pra uma discoteca dançar... estou curtindo a minha vida agora, fazendo tudo que eu não fiz”, conta.

“Se eu ainda fosse casado, talvez estivesse mais acomodado. Ganhei mais liberdade de sair pra noite, conhecer pessoas, praticar meu inglês. Talvez casado eu ficasse dentro de casa e não teria conexões, conhecer as pessoas que conheço. Isso tudo ajudou a abrir mais aquele leque de conhecimento.”

França leva uma verdadeira vida de “bon vivant”. Usa parte do capital adquirido nos tempos de jogador para se divertir e aproveita para malhar e deixar seu corpo bem definido. Diz até que faz sucesso com as mulheres.

“Eu voltei a fazer um esporte que eu gostava, que é musculação. Se você olhar o meu corpo, não acredita. Está muito forte, definido. Não estou como um Cristiano Ronaldo, mas está bem definido.  Acordo cedo, tenho alimentação balanceada com proteína, saladas e frango. Corro uma vez por semana”, falou. “Essa musculação está me ajudando muito [a fazer sucesso na noite]. Mais fácil com o corpo do que com o rosto, né? A mulherada está gostando, só escuto elogio nas ruas.”

A vida de aposentado de França fez com que fizesse amizade com gente da alta sociedade. França diz ser amigo de milionários japoneses e também estrangeiros. Gente que conheceu mediante o círculo social que passou a frequentar.

“Conheci amigos bilionários, donos de prédios famosos no Japão. Saio pra jantar com eles. Aqui é muito fácil de se conhecer as pessoas. Conheci um americano trilhardário, a empresa dele mexe com cartões de crédito. Cada pessoa no mundo que usar cartão de crédito paga taxa pra ele. É o  Andy Khawaja. Sempre que vem pra cá, ele me liga pra sair”, falou o ex-são-paulino.

Conhecer essas pessoas faz com que França pense mais no lado “business” como uma alternativa para seu futuro. Conta que faz reuniões e observa como atuam os investidores em encontros para quem sabe um dia poder, quando sentir segurança, se aventurar no mundo das aplicações e investimentos.

“Estou tentando entrar no business, investir o dinheiro que ganhei. Tóquio é um mercado muito bom. É uma coisa bem diferente do que jogador que faz quando para. Mas não tem nada decidido, só essa vontade. É uma coisa que tem que ser muito bem estudada. Não posso perder dinheiro. Tenho que pensar muito bem. Mas tenho acompanhado meus amigos, feito reunidos e aprendido. Vamos ver, estou analisando tudo”, falou.

O perfil é diferente da maioria dos ex-jogadores, que querem se manter próximos do futebol. França descarta a hipótese. “Só tenho essa vontade de crescer em um outro lado. Sem isso de virar treinador, empresário”, falou.

França tem 37 anos, nasceu em Codó (MA) e foi revelado no Nacional do Amazonas, em 1993, onde marcou 12 gols. Depois disso, jogou no XV de Jaú, marcou 21 gols, ficou um ano no interior de São Paulo até chegar ao Tricolor Paulista no final de 1995.
Eles começam jogando no Brasil. Se destacam e ganham oportunidades de atuar fora do país. Depois, no fim da carreira voltam. Normalmente encerram no clube que os formou ou na cidade que nasceu. Mas Françoaldo Sena de Souza, o França, quarto maior artilheiro da história do São Paulo Futebol Clube, não só se aposentou em um time do Japão, como optou morar por lá, segundo ele, devido a segurança do local.
Ele terminou a carreira jogando pelo Yokohama FC, em 2011. Ficou seis anos no Japão. A maior parte de sua carreira na Ásia defendeu o Kashima Reysol. Fez 108 jogos e marcou 29 gols. Antes de chegar ao Japão, jogou na Alemanha, pelo Bayer Leverkusen. No país alemão ficou de 2002 a 2005. Fez 71 jogos e marcou 21 gols. Ao lado do atacante búlgaro Berbatov, levou o time alemão ao 3ª lugar da Bundesliga da temporada 2003/2004, sendo o líder de assistências, com 14.
Apesar de se destacar na Alemanha e Japão, França é conhecido no Brasil, principalmente pelos são-paulinos. No Tricolor Paulista ganhou destaque nacional e entrou para a história do clube ao se tornar o quarto maior artilheiro nesses 78 anos de vida da equipe do Morumbi, com 182 gols em 327 partidas. Está atrás de Serginho Chulapa (242 gols), Gino (233) e Teixeirinha (189 gols).
Venceu dois campeonatos paulistas, em 1998 e 2000, ambos como artilheiro com 12 e 18 gols, respectivamente. Também com o Tricolor em 2001, conquistou o Torneio Rio-São Paulo, novamente artilheiro, com seis gols. Ainda foi artilheiro da mesma competição em 2002, com 19 gols.
Pelo seu grande destaque o São Paulo, esteve presente em algumas convocações para a Seleção Brasileira, entre os anos de 2000 e 2002. Tinha grandes chances de ser convocado para a Copa do Mundo no Japão, mas sofreu uma grave lesão em uma partida contra o Corinthians pela semi-final da Copa do Brasil e ficou de fora.

PRESO POR PROSTITUIÇÃO DE MENOR

Um homem de 45 anos atraiu duas crianças para sua casa e foi preso em flagrante. De acordo com o titular da delegacia de Piedade (24ª DP), as vítimas eram uma criança de 8 anos e uma adolescente de 17 e foram levadas para dentro da casa do suspeito, no Engenho Novo, zona norte do Rio. O homem teria levado a adolescente para o quarto e mostrado um filme pornográfico.
De acordo com a polícia, ele também teria oferecido R$ 10 para a menina. Ele foi autuado em flagrante por tentativa de facilitação de prostituição de menor.