sábado, 26 de outubro de 2013

Por incompetência de Magal, Caldas Novas está dora dos mais médicos

Secretário Nacional do programa veio à capital goiana recepcionar os profissionais que serão destinados a 20 municípios. Em entrevista antes do desembarque dos médicos, aproveitou para falar sobre a iniciativa do governo federal
Ketllyn Fernandes
Em Goiânia desde o início da manhã deste sábado (26/10) para recepcionar 57 médicos cubanos que chegam a Goiás, o secretário nacional do Mais Médicos, Mozart Sales, . Conforme explicou, esses médicos serão destinados a 20 municípios goianos após passarem pelo treinamento e adaptação previstos pelo programa federal.
Indagado sobre o porquê de esta remessa ser de médicos vindos somente de Cuba, Mozart Sales explicou que esses profissionais são resultado de uma organização dupla de captação de médicos estrangeiros divida em duas vertentes: uma pelo Mais Médicos, que prevê profissionais brasileiros formados no exterior bem como médicos de Portugal, Espanha e Itália; e outra que é fruto de cooperação internacional com a Organização Panamericana de Saúde e os ministérios da Saúde brasileiro e cubano.

“É previsto um total de 2 mil médicos de Cuba por meio desta cooperação, além de 180 que são intercambistas, ou seja, aqueles que são brasileiros e se formaram no exterior ou daqueles países que eu citei. Para Goiás nós já temos em atuação 93 profissionais atendendo pelo Mais Médicos, dos quais 73 são do país e 17 intercambistas. Esses 57cubanos que chegam hoje vêm para somar e atender à demanda das cidades menos favorecidas, periferias”, detalhou o secretário.

De acordo com Moazart Sales, os médicos desta remessa passarão uma semana na capital para conhecerem sistemas como o de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a regulação dos postos de saúde, a língua portuguesa.  A expectativa do secretário é que em 4 de novembro eles comecem a atuar. Dentre as cidades que os receberão estão Luziânia, Santo Antônio do Descoberto, Planaltina de Goiás, Novo Gama, Cavalcante, Águas Lindas e Cristalina.

A previsão segundo o secretário é que até março do próximo ano toda a demanda em Goiás esteja suprida. “Para Goiás é previsto um número de 471 profissionais pelo Mais Médicos, é o total que foi autorizado. Essa distribuição se dará mês a mês”, disse.

No que se refere à desistência de 35 médicos que seriam deslocados para cidades do Entorno do Distrito Federal, conforme noticiado nesta sexta-feira em diversos sites de notícia, Mozart Sales afirmou desconhecer o fato. “Ainda não fomos comunicados quando a isso”.

Objetivo central do Mais Médicos

Mozart Sales salientou que o programa do governo federal, cuja instituição segue sendo alvo de críticas por parte de alguns profissionais, tem por finalidade chegar àquelas regiões menos favorecidas e atrativas do país, em que os médicos brasileiros se recusaram a atuar.

O foco central da iniciativa, explica, são os atendimentos básicos, “que se efetivados com qualidade conseguem evitar até 80% das transferências para outras unidades.” “Pretendemos levar esses médicos para perto do paciente, para que ele não tenha que se deslocar para muito longe de casa na hora que precisar ser atendido. Também visamos atuar para que as doenças sejam descobertas mais cedo, para aumentar as chances de cura”, concluiu.