segunda-feira, 25 de novembro de 2013

O BLOG LUTA E NOTÍCIA AVISA:


As calçadas têm um papel fundamental no sistema de tráfego das cidades de qualquer parte do mundo. São elas as responsáveis por setorizar e separar a circulação dos pedestres do movimento de veículos automotores (carros, motocicletas, ônibus, caminhões). Vias destinadas exclusivamente a quem está caminhando, são um importante meio de integração e acesso do pedestre aos setores urbanos, ligando-os às diferentes regiões da cidade e também permitindo o lazer por meio do ato de caminhar.
Há alguns anos, as calçadas serviam como ponto de encontro das pessoas, como áreas de comércio intenso e até mesmo propagação de cultura. "Na calçada é onde o cidadão pode realmente observar a cidade e se apropriar dos lugares. Fundamental para desenvolver memórias e estabelecer relações com o ambiente. É importante humanizar as vias", ressalta o arquiteto e urbanista Rodrigo Freire.
Falta espaço para pedestre
Com a falta de um programa nacional de valorização desses ambientes e sem uma legislação própria para coibir abusos, o cidadão que precisa das calçadas para circular convive diariamente com o descaso. Hoje em dia, é comum observar pessoas disputando espaço nessas vias com carros e motos estacionados irregularmente, caçambas cheias de entulhos de obras e montanhas de material de construção, como areia, tijolos e brita, obstruindo a passagem de quem tenta ir e vir. Além disso, esses espaços apresentam grandes obstáculos para os usuários, principalmente os portadores de necessidades especiais, como falta de manutenção, largura ínfima entre os imóveis e a rua, aclives e declives e, algumas vezes, altos degraus.
Na opinião do arquiteto e urbanista Ricardo Amaral, as calçadas brasileiras, de uma  forma  geral, são de péssima qualidade. Para agravar ainda mais o problema, geralmente os materiais utilizados, com soluções de revestimentos de 60 a 70 anos atrás, dificultam a segurança ao caminhar. "Nossas calçadas, salvo raríssimas exceções normalmente mantidas pela iniciativa privada, estão em péssimo estado de conservação. É quase um verdadeiro descaso nacional", aponta.
Mas a realidade de Caldas Novas é bastante preocupante e vergonhoso, a prefeitura não toma nenhuma atitude com relação as calçadas da cidade e cada dia fica mais complicado para os pedestres e cadeirantes andarem por nossa cidade. As calçadas foram invadidas por carros, motos, placas, matérias de construções, entulhos, mercadorias, mesas, cedeiras e todo tipo de objetos possíveis.
confira agora algumas imagens fragadas por nossa lente:







































CALDAS NOVAS: PREFEITURA NÃO FAZ NADA PARA ACABA COM ESSAS SITUAÇÕES

PADARIA COLOCA CADEIRAS E MESAS E IMPEDE PASSAGEM DE CADEIRANTES

O blog do Robson Maia vem de público denunciar e reclamar para a administração pública de Caldas Novas as várias irregularidades encontradas  no uso correto das calçadas de nossa cidade.
Situações de verdadeiros desrespeito para com os idosos, crianças, pedestres, deficientes físicos, cadeirantes e pedestres em gerais.
O uso inadequado de nossas calçadas tem causado vérios transtornos para a coletividade em geral. Por todos os bairros de nossa cidade existe uma verdadeira invasão do espaço público de uso do cidadão mais humilde e necessitado. São placas de propagandas de toda ordem, são carros e motos estacionados nas calçadas; churrasqueiras, cadeiras, mesas, bancos, pneus novos e usados; produtos e mercadorias e acreditem: Até matérias para a construção são colocados nas calçadas por logistas e comerciantes.
Tudo isso tem indeferido no direito de ir e vim de milhares  de pessoas e contribuintes do nosso município.
é preciso que a prefeitura seja mais operante e eficiente nesta questão, já que as calçadas é de uso coletivo e portanto pertencente ao patrimônio público municipal
O senhor prefeito, Evandro Magal, em campanha politica prometeu torna nossa cidade mais acessível aos deficientes físicos, idosos, crianças e principalmente os nossos cadeirantes que ao longo dos anos são esquecidos por uma politica de acessibilidade cidadã!


VEJA AS FOTOS DE ALGUNS PONTOS DE CALDAS NOVAS:

PLACA E CHURRASQUEIRAS TOMAM CONTA DA CALÇADA NO CAMINHO DO LAGO

PNEUS  FECHA PASSAGEM DE CADEIRANTES EM BORRACHARIA DO ITAICI



ATÉ UMA LANCHA OCUPA ESPAÇO DE PEDESTRES E CADEIRANTES

MAIS UMA BORRACHARIA INVADE CALÇADA


BORRACHARIA EM FRENTE A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE, TAMBÉM OCUPA CALÇADA.


DOIS CARROS  ESTACIONADOS NA CALÇADA

INVASÃO DO ESPAÇO PÚBLICO



CALÇADA SERVINDO DE DEPÓSITO DE TELHAS


PLACA IMPEDINDO A PASSAGEM DE PEDESTRES E CADEIRANTES

CARRO ESTACIONADO NA CALÇADA. ABSURDO E FALTA DE FISCALIZAÇÃO


MOTO ESTACIONADA NA CALÇADA, QUE ABSURDO


AS RUAS SÃO PARA OS CARROS E MOTOS E CALÇADAS PARA PEDESTRES E CADEIRANTES



MOTO NA CALÇADA

PLACA  É ALGO MUITO COMUM NAS CALÇADAS DE CALDAS NOVAS!



FALTA DE FISCALIZAÇÃO DA SMT!

COMO O CADEIRANTE VAI PASSAR NESTA CALÇADA?


CADEIRAS, BICICLETA E PLACAS TOMAM CONTA DE NOSSAS CALÇADAS

CARRINHOS DE COMPRAS DE SUPERMERCADO TAMBÉM FAZEM PARTE DESSA ANARQUIA!

ATÉ CARRO DA PREFEITURA ESTACIONA EM CALÇADA, É O FIM DO MUNDO!

SÓ PODE SER IRONIA, ATÉ  A PREFEITURA  INVADE ESPAÇO DAS CALÇADAS

MAIS UMA IRREGULARIDADE

MOTO E OUTRAS COISAS IMPEDEM PASSAGEM DE CADEIRANTES


PNEUS SE ACUMULAM POR NOSSAS CALÇADAS

MESAS E CADEIRAS OCUPANDO ESPAÇO DE CADEIRANTE E PEDESTRES




SEM CALENDÁRIO DO RECOLHIMENTO DE ENTULHO, O ESPAÇO FICA FECHADO