sexta-feira, 18 de abril de 2014

DENARC APREENDE MAIS DE 1000Kg DE DROGA





Após sete meses de investigações, Policiais Civis da Delegacia Estadual de repressão a Narcóticos ( DENARC), prenderam os Leonardo Ramos dos Passos, o Loirinho, 22 anos, e Marcos Teles Correia, o Gordinho, de 20 anos. Eles transportavam meia tonelada de maconha, que vinha do Paraguai, em um veículo Fiat Strada, cor branca, roubado em Goiânia 10 dias. Essa foi a segunda etapa das investigações que resultaram, em um primeiro momento, na apreensão de 700 kg da droga com outros membros quatro membros do mesmo grupo de traficantes.
A ação foi cinematográfica e rendeu até um gesto de grandeza e coragem do Delegado Odair José Soares, Titular da DENARC, e do Agente de Polícia Wilson, ao saltarem em um rio para salvar a vida do traficante Leonardo Ramos. Durante o percurso, Leonardo e Marcos decidiram mudar a rota inicialmente traçada para fugir das barreiras policiais. Só que no meio do caminho o primeiro imprevisto: Os veículos Astra e Corsa utilizados no transporte da droga quebraram os dois tiveram que esconder a droga em um matagal às margens da BR-364, nas proximidades da cidade de Iturama, em Minas Gerais.
Monitorados o tempo todo pelos Policiais Civis, os dois traficantes retornaram a Goiânia, onde pegaram um Fiat Strada e também um Fiat Siena, ambos roubados, para resgatar a droga que ficou no meio do caminho. O resgate aconteceu na madrugada do último dia 14. Na viagem para Goiânia, mais um imprevisto: passando por Campina Verde, outra cidade mineira, os traficantes se depararam com uma blitz da Polícia Militar e empreenderam fuga. Os Policiais Civis, que vinham monitorando os traficantes durante todo o tempo, saíram no encalço dos mesmos.
Durante a perseguição e troca de tiros, o veiculo Siena, ocupado por dois elementos, bateu na lateral de uma ponte e caiu dentro do Rio Verde. Leonardo Ramos dos Passos, 22 anos, ficou preso nas ferragens. Ele morreria afogado não fosse a ação corajosa e humana do Delegado de Polícia Odair José Soares e do Agente Wilson. O veículo estava sendo levado pela correnteza e, aos gritos de desespero, o traficante, apenas com a cabeça de fora, pedia por socorro quando. Foi aí que Odair e Wilson saltaram no rio pra salvá-lo. Os dois policiais amarraram o Siena e mantiveram o traficante com a cabeça fora da água até a chegada do Corpo de Bombeiros da cidade mineira de Frutal. O segundo elemento que estava no carro, mesmo ferido, conseguiu fugir.
Ainda em fuga e perseguida por outra equipe de Policiais Civis, a Strada, carregada com a meia tonelada de maconha, capotou  cerca de 8 km depois da ponte do Rio Verde, na BR-364, já no município de Itapagipe, também em Minas Gerais. A droga ficou espalhada pelo asfalto e Marcos Tales Correia, 20 anos, acabou preso.
Ricardo Castelo Branco, de 18 anos, outro integrante do grupo, foi responsável pelo resgate dos veículos Astra e Corsa que estavam estragados e parados na rodovia. Ele saiu de Goiânia em um Caminhão Guincho, resgatou os veículos e no momento em que passava por Itumbiara, já em Goiás, foi preso pelos Policiais Civis.
O Delegado de Polícia Eduardo Prado, Adjunto da DENARC e responsável pelas investigações, lembra que durante toda a operação, dividida em dois momentos,  foram apreendidos nove veículos roubados, 1,2 toneladas de maconha e oito traficantes foram presos, sendo seis em Goiânia e dois em Minas Gerais. As investigações contaram com a participação de 30 policiais, 20 deles da DENARC de Goiás.
Eduardo Prado agradece o apoio efetivo do Delegado Odair Soares, responsável por chefiar toda a parte operacional e que esteve em campo por mais de 10 dias com os Policiais Civis. Agradece também todos os policiais da DENARC e dos Grupos Especiais de Repressão a Narcóticos (GENARCs), de Jataí e Itumbiara, nas pessoas dos seus Delegados e Coordenadores, Marcos Guerini e Rilmo Braga, respectivamente.  Agradece também os Delegados Titulares das Delegacias Regionais de Jataí, André Fernandes, e de Itumbiara, Ricardo Chueire,  e ao Superintendente da Polícia Judiciária, Delegado Deusny Filho, pelo apoio que deram à operação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário