domingo, 9 de novembro de 2014

Médico Luiz Alfredo é assassinado ao chegar em sua residência

SÃO LUÍS - O médico Luiz Alfredo Netto Guterres Soares Júnior, diretor do Hospital do Câncer do Maranhão (antigo Hospital Geral Dr. Tarquínio Lopes) e ex-secretário de Sáude do Maranhão, foi assassinado no fim da manhã deste domingo, em São Luís. Ele foi atingido com dois tiros no pescoço, quando assaltantes o abordaram no momento em que ele chegava em casa, no Jardim Eldorado. Os criminosos – que, segundo familiares do médico, invadiram a casa mesmo com a reação da vítima – levaram apenas dois celulares.
Luiz Alfredo Guterres chegou a assumir a Secretaria de Saúde, em 2010, durante a administração da ex-governadora Roseana Sarney. Luiz Alfredo era casado e tinha três filhos. Este foi o 33º assassinato ocorrido em na região metropolitana de São Luís em apenas 9 dias. No mês passado, aconteceram 84 crimes de morte na região – média de três por dia.
Em nota, a Secretaria de Estado e Segurança Pública (SSP) afirmou que as investigações estão sob a responsabilidade da Delegacia de Homicídios: “Estamos determinados em dar uma resposta rápida sobre esse crime, que chocou a todos”, disse o secretário de Segurança Pública, Marcos Affonso Júnior, no parecer oficial.

Fonte: O Globo

A onda de violência na Ilha São Luís fez mais uma vítima
na manhã deste domingo 09/11, o médico Luiz Alfredo Netto Soares Junior, diretor do Hospital Geral, morreu após ser baleado em um assalto na porta de sua residência.
Por volta da 10h, três assaltantes tentaram invadir sua residência que fica localizada no bairro Jardim Eldorado, em São Luís.
A vítima reagiu, quando foi alvejada e morreu ainda no local.
Equipes da polícia, do Instituto Médico Legal (IML) e representantes da Secretaria de Saúde estão no local.





HÁ TRÉS DIAS CAMINHÃO DA PREFEITURA ESTÁ ABANDONADO E ABERTO

Moradores do Recanto Ouro Verde em Cristais Paulista, alertaram via Facebook nesta manhã (06/11) que um caminhão Coletor de Caçambas da Prefeitura Municipal se encontra há três dias estacionado e aberto sob plena ação do tempo na via Marginal a Rodovia Cândido Portinari do condomínio de chácaras.

Grande atração internacional no Caldas Country Show 2014

O Caldas Country Show 2014 acontece na próxima sexta-feira, 14, e sábado, 15, na cidade de Caldas Novas. O evento conta a presença de grandes artistas do cenário musical brasileiro e traz grandes novidades.

São mais de 30 horas de música em dois dias de shows. A festa começa no palco principal a partir das 21h. Com o último show no trio elétrico, com o dia já amanhecido, agitação continua no palco dos DJ’s, que tocam até por volta das 10h da manhã. A grande novidade de 2014 é a apresentação do DJ belga Yves V, destaque no festival Tomorrowland. Além do consagrado DJ belga, o line-up do evento também conta com Samhara e George Israel, BPM, Sugar Hill, The Volume, Raphael Phillipe e Renato Borges.

Nomes

Na sexta-feira se apresentam: Jorge e Mateus, Cristiano Araújo, Henrique e Juliano, Milionário e José Rico, Cléber e Cauan, Wiliam e Marlon, Daniel Duran, Zé Neto e Cristiano e o baiano Bell Marques, no trio elétrico.

No sábado o agito fca por conta de: Gusttavo Lima, Luan Santana, Chitãozinho e Xororó, Humberto e Ronaldo, Gabriel Gava, Lukas e Fael, Glauco Zulo, Valéria Barros e no Trio, o show contagiante de Tomate. Cuiabanno Lima comanda o palco nos dois dias do evento.

Caldas Country Show

Onde: Caldas Park Show (entrada de Caldas Novas, ao lado do Shopping Serra Verde)

Quando: Sexta-feira, 14, e sábado, 15, com shows a partir das 21h (abertura dos portões às 19h)

Informações: (64) 3453-4085
Fonte: Jornal Folha Z

O caso Capinan é complexo porque está envolto em um grande mistério

Assassinato é problema da polícia civil de Goiás que conclui o inquérito e encaminha para o Ministério Público Estadual que oferece ou não a denúncia. O caso Capinan gerou uma controvérsia de tamanha ramificação que chegou ao interior do Palácio das Esmeraldas. Por envolver a pessoa do Governador, o Ministério Público Estadual encaminhou para o Ministério Público Federal que ofereceu denúncia e está tramitando no STJ com o relator definido e em pleno andamento e a qualquer momento poderá ocorrer algum tipo de conseqüência para o governador Marconi Perillo, responsável pelo referido palácio. O jornal O Anápolis vem dando seqüência às reportagens que iniciaram com O Popular e que de um momento para outro abandonou o caso.
O que está por trás desse assassinato? Quem o matou já morreu, ou melhor, se suicidou com uma carabina ou foi suicidado por aleguem que deseja acabar com todas as testemunhas. No entanto as informações que a imprensa possui são suficientes para chegar ao mandante ou aos mandantes dos dois crimes, ambos envolvendo militares que trabalhavam para o crime organizado em Goiás. O Anápolis impresso, na edição deste sábado (25), dá seqüência ao assunto apenas relatando as ocorrências e o que já foi feito até agora para a solução do problema. Veja a seguir a duas páginas do jornal impresso que falam do assunto. Basta clicar nelas para você conseguir ler a reportagem completa.

Em documentário, cineasta é engolido por cobra gigante

O cineasta americano Paul Rosolie, conhecido por ser o “Indiana Jones da Amazônia”, causou polêmica ao divulgar qual será sua próxima experiência. Em um programa especial, que vai ao ar no dia 7 de dezembro nos Estados Unidos, Rosolie é engolido vivo por uma anaconda. Eaten Alive Sneak Peek será televisionado pelo Discovery Channel.
Em sua conta no Twitter, o cineasta afirmou que “nunca feriria um ser vivo”. “Mas, vocês terão que assistir ao programa para saber o que acontece”, postou.

Durante as gravações, para não correr riscos, o cineasta usa uma roupa especial. A vestimenta impede que impede a cobra quebre seus ossos e o sufoque.
Confira o trailer abaixo:

O BOLSA : 75,4% dos beneficiados estão trabalhando

Para se construir um argumento, o ideal é ter acesso a fontes sólidas, consultar dados confiáveis, conhecer as estatísticas e dar espaço à opinião de especialistas no assunto. E quando se trata de políticas públicas e desenvolvimento, o cuidado deve ser redobrado para evitar a reprodução de preconceitos e o reforço de estigmas sociais enraizadas pelo senso comum.
Mas agora você pode recorrer ao Blog do Planalto para tirar as suas dúvidas e ajudar o governo federal a combater os mitos que surgem acerca das medidas que estão transformando a vida de muitos brasileiros.
A acomodação – ou “efeito preguiça” – dos beneficiários do Bolsa Família foi o mito escolhido para abrir o especial, pois ele é um dos mais recorrentes sobre o programa que contribuiu para retirar de 36 milhões de pessoas da extrema pobreza.
Você já deve ter ouvido alguém falar: “Quem recebe o Bolsa Família deixa de trabalhar”. Porém, o último Censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra o contrário: 75,4% dos beneficiários trabalham.
Desde o lançamento do programa, em 2003, mais de 1,7 milhão de brasileiros deixaram de receber o benefício por não precisar mais da ajuda do governo. Segundo pesquisa realizada pelo analista técnico Rafael Moreira, do Sebrae Nacional, o número de microempreendedores individuais (MEIs) oriundos do Bolsa Família já chegou a 350 mil.
“Diversos autores mostram que o mito da acomodação no Bolsa Família não se comprova. Pelo contrário, em muitos casos a gente vê que o empreendedorismo surge como forma de completar a renda, dando mais segurança à família para conquistar autonomia e sair do programa”, comenta Moreira. Ele ressalta ainda que, entre os MEIs do Bolsa Família, as mulheres somam 50,2%, enquanto na média nacional elas representam 45,3%.

A verdade sobre o aumento da gasolina

Os pessimistas de plantão estão espalhando por aí que o reajuste de 3% no preço da gasolina e 5% no preço do diesel 
(link is external)
anunciado ontem (4) pela Petrobras vai refletir de forma catastrófica no preço final do combustível.

Vamos por partes, gente. Não é nada disso. Um reajuste de 3% nas refinarias não significa muita coisa no preço final passado ao consumidor. Em segundo lugar, graças a uma lei de 1997 sancionada por FHC, quem controla, na prática, os preços são os agentes econômicos, ou seja, os produtores ou importadores, distribuidores e postos de gasolina. Por isso a diferença (muitas vezes, gritante) de preços de um posto para outro. Nada disso depende diretamente da presidenta da República.
O dinheiro pago pelos combustíveis é repassado para produtores, usineiros, governo estadual e federal por meio de impostos. Vale lembrar que o preço dos combustíveis foi barateado ao longo dos últimos anos, o que levaria a um reajuste inevitável para que a Petrobras possa manter a sua produção.
E aí tem gente que vai espalhar boatos nas redes dizendo que o litro da gasolina vai custar R$ 4,20 e o famoso “a culpa é da Dilma”. Calma, que a gente explica:
1 litro de gasolina = 3 reais (preço médio, uma vez que há variações importantes entre regiões do país)
50 litros de gasolina = 150 reais

3% sobre 3 reais = 0,09,
ou seja, com o aumento de 3%, o litro passará a custar 3 reais e nove centavos

Portanto, teremos
1 litro de gasolina = 3 reais e nove centavos
50 litros de gasolina = 154 reais e 50 centavos

No fim, para encher o tanque, a diferença será de apenas 4 reais e 50 centavos, que os boateiros de plantão tentam vender como se fosse o preço reajustado do litro. Esse tipo de pânico é uma tentativa frustrada daqueles que não querem ver o crescimento do Brasil e pregam o cenário de “quanto pior, melhor”.

Criminoso morre em troca de tiros com a polícia

Com duas anotações por tráfico de drogas e respondendo a um homicídio, Anderson Lins Alves, o Andu, 36 anos, morreu ao ser baleado durante troca de tiros com policiais do 7°BPM lotados no Patrulhamento Tático Móvel (Patamo) Coruja, na madrugada deste sábado, dia 8 de novembro.

Os PMs realizavam incursão no Morro da Coruja, no bairro Vila Lage, em São Gonçalo, quando se depararam com um grupo de homens armados na localidade conhecida como Coqueiro.

Na ação os PMs apreenderam uma pistola Colt 45 e grande quantidade de drogas, além de três rádios de comunicação, um aparelho de telefone celular, um caderno com a contabilidade do tráfico e R$ 164 em espécie.

HOMEM É MORTO A TIROS EM CALDAS NOVAS

Hoje 09/11, por volta da 00:30 hs a Polícia Rodoviária Estadual de Caldas Novas, foi acionada para atender uma saída de pista e capotamento na Go-139 KM 04. Ao chegarem no local descobriram que o condutor Gileisson Welber de Araújo dos Santos, de 34 anos havia sido atingido por vários disparos de arma de fogo, motivo pelo qual havia saido da pista e capotado o carro.
O veículo de Gileisson apresentava várias perfurações a bala na porta, parabrisas e retrovisor. 
A Polícia Civil de Caldas Novas irá investigar o caso.

30 anos de polícia e muita história para contar

Diariamente ele cumpre um ritual. Levanta por volta das 4 horas, faz o próprio café, lê o jornal do dia, escolhe o terno que vai vestir e pouco antes das 7 horas sai de casa, no Setor Coimbra, para pegar o transporte coletivo que o leva até o “trabalho”. Prestes a completar 100 anos, o policial civil, agente de 1ª classe, Galeno Nicodemos Braga “bate ponto” diariamente na Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic), no bairro Cidade Jardim, em Goiânia. É nesse ambiente, onde passou a maior parte de sua vida, que ele se sente mais feliz e mais completo.
Natural de Silvânia, o inspetor Galeno, como é conhecido, não consegue se imaginar longe do cenário policial. “Desde menino tinha vocação para ser polícia”, ele conta à equipe do POPULAR. O velho policial impressiona não apenas pela memória, mas também pela boa visão, pela vaidade, pela elegância e pela agilidade no andar com a ajuda de uma bengala. Diariamente, mal espera o dia clarear para chegar ao ponto de ônibus na Avenida Castelo Branco, nas proximidades da movimentada Praça Ciro Lisita. E acelera o passo para atravessar a rua quando avista de longe o ônibus 187 que o deixa bem diante do complexo das delegacias especializadas.
Ali é recebido pelo colega Paulo Ferreira dos Santos, o Paulinho. “Ele sabe tudo. Hoje não tem policiais como ele, que conhece o bandido pelo jeito de andar”, diz o servidor público. Quando assumiu a Deic em fevereiro de 2013, a delegada Adriana Ribeiro de Barros já o encontrou no posto de “trabalho”, uma cadeira na recepção, onde fica observando o movimento, o entra e sai de agentes, escrivães, delegados e investigados. “Fico lá batendo papo”, conta o inspetor Galeno. A titular da Deic o trata como um funcionário e dispensa a ele uma atenção especial todos os dias quando chega para mais uma jornada. Na delegacia não tem ninguém tão bem vestido como ele. Terno impecável, sapatos lustrados, um boné para esconder a calvície e o distintivo da Polícia Civil na lapela.
aniversário
Ainda em casa, o inspetor Galeno abre o guarda-roupa para mostrar à equipe do POPULAR a coleção de ternos. São quase 20, 2 deles comprados para comemorar seu centenário de vida. Haverá comemoração na sexta-feira, dia 14, data do seu aniversário no complexo das delegacias especializadas. “Vamos armar tendas aqui no pátio e servir um café da manhã para cerca de 300 pessoas”, conta a delegada Adriana Ribeiro, titular da Deic, que prepara a homenagem. Para a comemoração, além dos familiares do inspetor Galeno, estão sendo aguardados diretores da Polícia Civil, representantes do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol), da União Goiana de Policiais Civis (Ugopoci) e do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil (Sindepol).
Em casa, a mulher do inspetor, Clarinda Martins Neves, de 78 anos, e a única filha, Maria Galeana, de 63 anos, que mora em Brasília, também preparam os festejos alusivos à data. Inspetor Galeno está feliz por ser celebrado e espera reunir na comemoração os três netos, os quatro bisnetos e o tataraneto.
O policial civil conta que Clarinda é a companheira de 40 anos, mas há 15 anos decidiu se casar com ela. “Eu estava muito doente, casei para legalizar a situação, mas não morri”, diz sorrindo. Mas avisa que não pretende dar nenhum trabalho à família. “Tenho túmulo pronto no Cemitério Santana, o caixão está pago. Está tudo arrumado, ninguém terá trabalho.”
Trabalho que virou notícia
A ação do policial foi mostrada nas páginas do POPULAR
O POPULAR - 7 de julho de 1965
“O investigador Galeno, vendo um guarda civil em luta com um desconhecido em meio a uma aglomeração, sacou do revólver e gritou para o malandro que soltasse a faca que tinha nas mãos, e com a qual tentava ferir o guarda, senão seria baleado. O ladrão (conforme é suspeita que seja) largou o guarda e pulou em sua direção cravando-lhe a faca na barriga. O investigador, defendendo-se, puxou o gatilho contra o marginal, mas a bala foi atingir o garoto que assistia o rififi, matando-o instantaneamente. O ladrão fugiu, desaparecendo sem ser reconhecido”.
O POPULAR - 10 de janeiro de 1976
“A polícia de Morrinhos recorreu ao Setor de Crimes Diversos para capturar o maníaco. O capitão Nenzinho, titular desse órgão, imediatamente enviou para aquela cidade uma equipe de agentes, comandada por Galeno Nicodemos. Ali, os policiais levantaram sua pista e acabaram por descobri-lo numa mata, na divisa de Goiás com Mato Grosso, onde o cerco se torna cada vez mais fechado.
Galeno Nicodemos, suspeitando que existem outros malfeitores em companhia de Ademir, solicitou o envio de cães amestrados da Polícia Militar. Seis cães, na tarde de ontem mesmo, foram levados para o local da caçada humana”.

 

Primeira nomeação ocorreu em 1938

09 de novembro de 2014 (domingo)
Galeno Nicodemos Braga ingressou na atividade policial como delegado em Caiapônia, a antiga Rio Bonito. “Fui nomeado em 1938 por Pedro Ludovico Teixeira”, lembra, sobre o então interventor de Goiás. Depois, foi nomeado delegado em Trindade e chegou a Goiânia nos anos 1950 onde continuou atuando como investigador e detetive inspetor, cargos mais tarde extintos. Durante muitos anos integrou a equipe da então Delegacia de Vigilância e Capturas. Em 1965, durante a festa do Divino Pai Eterno, em Trindade, ele viveu o que considera o momento mais crucial de sua carreira. “Entrei numa luta para defender um colega, fui esfaqueado e ao atirar acabei matando um rapaz.” O jovem, um menor de 16 anos, era o ajudante de padeiro Alicio da Silva Araújo, que morava em Goiânia, mas tinha ido a Trindade participar da festa. O caso foi muito comentado e noticiado na época (veja nesta página).
O episódio o deixou em coma no Hospital Santa Helena, mas ele reagiu para se tornar um dos nomes mais emblemáticos no combate ao que ele chama de “subversivos” durante o regime militar. Em janeiro de 1967, foi um dos diplomados no curso de detetives, inspetores de trânsito e guardas civis de primeira categoria da Escola de Polícia. Oficialmente, nos anais da Polícia Civil goiana, data de 10 de maio de 1968 a inscrição dele na corporação.
Galeno Nicodemos foi um dos agentes mais ativos da extinta Delegacia de Crimes Diversos da Divisão de Investigações Criminais (DIC), hoje Deic, sob o comando de delegados como capitão Nenzinho, Abdul Hamid Sebba, Durval Leite de Santana, João Natal de Almeida, Célio Tristão, entre outros.
Em 1976, foi o chefe da equipe de agentes policiais que fez em Morrinhos uma caçada a um maníaco que matou um motorista de táxi, atirou numa garota de 10 anos e espancou uma idosa. O caso também chamou a atenção pela extensão da tragédia e virou manchete do POPULAR.
A aposentadoria chegou em 25 de abril de 1985, mas o Inspetor Galeno fez vistas grossas para o papel. Nesses quase 30 anos, ele não deixou de ir à delegacia em nenhum dia de expediente. Até os 90 anos, mesmo aposentado, participou de diligências com colegas da Deic.
Fonte: O Popular

A FARSA DO MENSALÃO E A LIGAÇÃO DE JOAQUIM BARBOSA COM O PSDB

A investigação já corre há um ano, a pedido do Conselho federal da Ordem dos Advogados do Brasil. A investigação do Conselho Nacional de Justiça contra o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, consiste em que Barbosa poderia estar a serviço do PSDB na forma como conduziu o processo do Mensalão.
Suspeita que se amplificou depois que ele trocou o juiz do caso pelo filho de um dirigente do PSDB de Brasília. O pedido de investigação foi feito pelo ex-presidente da Ordem, José Roberto Batochio. O posicionamento da OAB pode transformar envolver Joaquim Barbosa em um escândalo nacional.
Há claros indícios de direcionamento do ex-presidente do Supremo contra os petistas acusados no Mensalão. Até a forma espetaculosa como ele decidiu mandá-los à prisão – em um feriado nacional, o simbólico dia da Proclamação da República – foi vista como tentativa de Barbosa de aparecer mais do que devia.
O caso do juiz ligado ao PSDB é só mais um capítulo, escondido pela grande mídia paulista-tucana-falida-anti-petista-serrista-e-anti-nordestina. Que os tolos aplaudem como inocentes úteis. E o Conselho Nacional de Justiça deve apurar…
(Fonte: Blog Marco D'Eça)

Brasil se tornou referência mundial na redução da mortalidade infantil, da desnutrição e do aumento da escolaridade.

A crise financeira mundial prejudicou milhões em todo mundo, com certeza. A gente até já mostrou que aqui no Brasil está sendo diferente - seguimos crescendo, gerando emprego e distribuindo renda. Porém, um dos aspectos mais frágeis neste processo de crise tem sido pouco analisado: o impacto desta situação nas vidas das crianças dos países afetados.
(link is external)
 em 23 países afetados, como Estados Unidos, Grécia, Espanha e Islândia. A Grécia, por exemplo, conta com 40% de suas crianças abaixo desta linha. O Brasil não consta nesta lista, pelo contrário: se tornou referência mundial na redução da mortalidade infantil, da desnutrição e do aumento da escolaridade.

O Brasil também foi destaque ao atingir a taxa de extrema pobreza inferior a 3%
(link is external)
, segundo relatório dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Segundo a ONU, o Programa Bolsa-Família foi o grande destaque deste processo: ele reduziu 20 a 25% a desigualdade no país, e custa apenas 0,3% do PIB brasileiro. A organização também destaca a importância do programa, que tornou-se referência mundial em redução da desigualdade e combate à miséria.

Empresário indignado com atendimento da prefeitura

Hoje uma indignação já me incomodou logo cedo, não sou uma pessoa de reclamar da atual administração, mas vendo com meus próprios olhos e sentindo lesado, não poderia deixar passar em branco esse desrespeito, pois sou um contribuinte e ando em dias com meus impostos municipais, então me acho no dever de fazer tal reclamação, Logo de manhã fui até a Secretaria do meio ambiente, para retirar uma licença para pesagem de um caminhão de laranja na balança municipal de Caldas Novas ( que fica situada no lixão da cidade) me deparei com um despreparo funcional de tamanha negligência, visto que a Secretária só funciona das 8:00 da manhã as 13:00hs e ainda assim as duas funcionárias que são responsáveis por tal atendimento não foram trabalhar, é um desrespeito muito grande com um cidadão que paga seus impostos em dia, sendo assim procurei pelo engenheiro ambiental e me disseram que ele não se encontrava, respostas está me dada por um garoto com um celular na mão com um fone no ouvido dizendo assim: Que era o biólogo municipal e que tal pedido só seria emitido pelo gabinete do prefeito. Resumindo: Um bando de despreparado paro o cargo, secretária que no meu ver é um cabide de emprego, pois não serve nem para dar informação correta. Não sei se esse desabafo vai ser lido pelo atual prefeito de Caldas Novas, mas se por acaso o Srº ler essa reclamação por favor tome as providências necessárias, pois uma secretária sem pessoas qualificadas é o mesmo que abandono de uma riqueza publica: “Existe, tá lá, é bonito de se ver, mas que não serve pra nada. Meu nome é Paulo da laranja e se for preciso vou lá, aponto o dedo e dou nomes ao bois. Pois com esse empecilho tive que deslocar meu caminhão carregado de laranja para uma balança que se encontra no município vizinho que é Corumbaíba, sendo que o meu produto é totalmente comercializado em Caldas Novas….É uma vergonha...
Fonte: Facebook Paulo da Laranja

INTERNAUTA FAZ CRITICAS PESADAS CONTRA ADMINISTRAÇÃO MAGAL

 Magal eu fico espantada com a quantidade de maquinas que você fala que a prefeitura tem e não vejo quase nenhuma trabalhando! No Serrinha e no Jequitimar abaixo do Anel Viário que você fez as ruas não tem simples buracos, mas crateras fundas feita pela chuva. A creche que está sendo terminada está com crateras indo para debaixo da creche. Será que depois da chuva ela estará em condições para abrigar crianças para estudar?? O Anel viário nem galeria de água tem! E sabe pra onde vai a água? Pras ruas de terra!!! Estou percebendo sua prioridade com quem precisa.
Fonte: Facebook de Fernanda Gabriela