sábado, 27 de dezembro de 2014

Atirou em batalhão da PM mas levou a pior

Um jovem identificado como Gabriel, vulgo Gohan, morreu em confronto com uma guarnição da polícia militar na noite desta sexta-feira 26/12, no bairro da Vila Laci em Raposa, Maranhão.
Segundo informações repassadas pela Polícia, por volta das 19h o jovem passou andando pela frente do Quartel da Polícia Militar, localizado na Avenida Principal, e numa atitude criminosa ousada, portando um revólver calibre 38, disparou três vezes contra o prédio. Em seguida, sem muita pressa, o “atirador” seguiu pela rua Talita Laci, que fica de canto com o Quatel da PM.

No momento do ataque estava acontecendo a passagem de serviço entre os PM’s de plantão. Os policiais se abrigaram, e logo após, iniciaram uma perseguição. Na intervenção policial, houve troca de tiros, o acusado invadiu uma residência, não adiantou, foi alvejado e veio a óbito no local.

Construção do reservatório R2 em Caldas Novas em atraso total

A obra da construção do novo reservatório R2 do Departamento de Água e Esgoto/DEMAE de Caldas Novas, Goiás, segundo relatou o vereador Wanderson Nunes, se encontra paralisada.
O obra foi lançada no dia 25 de abril de 2014, com o prazo de entrega para 120 dias depois. Mas a entrega não aconteceu  e uma nova data foi marcada, sendo previsto  o dia 21 de outubro de 2014. Porém mais uma vez o DENAE cão conseguiu entregar o reservatório para a população.
O ano praticamente acabou e até o momento o senhor Diretor Presidente Flávio Canedo não se pronunciou sobre o atraso da obra.
O vereador da base do senhor prefeito Wanderson Nunes tem cobrado  do Diretor Presidente a entrega do referido resevatório que terá a capacidade de armazenar 2,5 milhões de litros de água.

HERANÇA MALDITA DA FAMÍLIA SARNEY AO POVO DO MARANHÃO

Seis das piores faculdades do país estão no Maranhão
O Maranhão tem seis das piores faculdades do Brasil, de acordo com o índice geral de cursos divulgado pelo Ministério da Educação.
Na avaliação do MEC, apenas uma instituição maranhense está entre as melhores do país. A faculdade Pitágoras, que conseguiu alcançar a nota quatro, considerada de excelência pelo Ministério. Outras seis faculdades ficaram entre as piores do Brasil:
Faculdade Evangélica do Meio Norte (2), em Coroatá;
Faculdade Maranhense São José dos Cocais (2), em Timon;
Faculdade do Estado do Maranhão (Facem) – (2), em São Luís;
Faculdade de Educação Santa Terezinha (2) - São Luís;
Faculdade do Vale do Itapecuru (2), em Caxias;
 Faculdade de Educação São Francisco (2), em Pedreiras.
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior analisa as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes. O processo de avaliação leva em consideração aspectos como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição e corpo docente.
As instituições que não conseguem atingir três pontos no Índice Geral de Cursos (IGC) são consideradas insatisfatórias e entram na mira do MEC, podendo sofrer sanções e medidas para sanar os problemas encontrados.
A Faculdade de Educação São Francisco alegou que ainda não foi informada pelo Ministério e que vai se posicionar assim que essa notificação acontecer.
As Faculdades Santa Terezinha, Vale do Itapecuru e São José dos Cocais estão com as atividades suspensas e só vão se posicionar após o fim do recesso. A direção da Faculdade Do Estado do Maranhão não respondeu email enviado pelo jornalismo da TV Difusora até o fechamento desta matéria. Na faculdade Evangélica do Meio Norte não atendeu às ligações.

O velho faroeste continua vivo: Dois homens se encontram na rua para um duelo mortal

Dia 24 de dezembro, 16h, véspera de Natal. Na rua Pará número 25, em Campos do Mourão, no Paraná,  dois homens se encontraram em meio à rua para tirar suas diferenças. Empunhando revólveres, fizeram um duelo à moda antiga. Sebastião Pereira de Souza, 57, acertou quatro dos seis disparos no rosto de João Gonçalves, 51. Mesmo já ferido e, ainda ajoelhado, João efetuou apenas dois, acertando um dos tiros. Após o tiroteio, as diferenças de cada um deles caiu por terra, ou melhor, sobre a terra. Na rua cascalhada, na pequena Nova Cantú – 140 Km de Campo Mourão, o sangue escorrido sobre as pedras já dava o resultado do confronto: os dois morreram.
João e Sebastião morreram juntos, assim como viviam: os dois eram amigos. Se mataram ás vésperas do Natal e foram enterrados no dia do Natal, em covas simples e, distantes uma da outra. Acabaram sepultados no cemitério local, onde as diferenças definitivamente não existem e cuja entrada estampa os dizeres: “ Aqui somos todos iguais”.
O fim da história dos dois amigos teria começado há cerca de 30 dias. Viciados em baralho – tranca -, participaram de uma rotineira jogatina na cidade. Mas tiveram um sério desentendimento na contagem do jogo. Um não concordava com o outro. Assim, durante todos os dias decorrentes até a tarde de ontem, os colegas passaram a assistir xingamentos, juras de morte, ameaças. A amizade entre João e Sebastião, definitivamente, havia terminado.
Os dois encontraram-se por volta das 15h30 de ontem. Estavam em um mercado. Um encontro casual, mas que originou uma ira fulminante. Sebastião teria ofendido João. O último não se calou. Sebastião disse que estava armado. João disse não estar. Pessoas da cidade disseram ter ouvido Sebastião dizer: “Não sou covarde. Vá pegar sua arma então”. Minutos depois disso, o duelo aconteceu no centro da cidade.
Então, por volta das 16h, os dois se confrontaram. Segurando um revólver calibre 38, Sebastião teria acertado primeiro. João estava com o seu velho chapéu de sempre e empunhava um revólver calibre 32, mas o suficiente para tirar a vida do amigo. Ao todo foram oito disparos. Apenas três deles não os atingiram. Diferente da música “Faroeste Caboclo”, no momento não havia multidão, muito menos câmeras de TV. Apenas os dois amigos. E morreram juntos.
Sebastião era taxista e conhecido entre toda a pequena população de pouco mais de 8 mil habitantes. Era chamado por “Tião Seco”. Aos 57 anos, tinha o sangue quente nas veias, como informou o próprio sobrinho, Antônio Gonçalves Ferreira. Seu temperamento mostrava um homem com atitudes imediatistas e, vez em sempre, com um gênio difícil.
Joâo morava no sítio, onde criava galinhas, alguns porcos e zelava de sua pequena lavoura. Vinha à cidade com frequência e, quase sempre, adentrava às rodas de baralho. Seu gênio também não era fácil. Contam alguns conhecidos que era bom com a arma. “Podia acertar um palito de fósforo”, disse um morador local. Em comum, os dois acreditavam de Deus, eram casados e tinham três filhos cada um.

De acordo com a Polícia Militar, quando os policiais chegaram à cena do crime, os dois já estavam mortos. “Certamente a causa foi a desavença na mesa de baralho”, disse o cabo Araquém. De acordo com ele, o pequeno município mantém um histórico de duelos, embora não registre índices de violência. Há mais de 20 anos, foram pelo menos três duelos na cidade. Mesmo assim, em 2014, a polícia ainda não havia registrado nenhum caso de homicídio.

TRAGÉDIA EM FAMÍLIA: HOMEM MATA ESPOSA E EM SEGUIDA COMETE SUÍCIDIO

Uma verdadeira tragédia o que aconteceu em Nina Rodrigues na quarta-feira (24) por volta das 23h30, minutos antes da chegada do Natal.
Um homem identificado como Wanderley matou a própria esposa, de nome Luciana, com um tiro de arma de fogo e logo em seguida se matou. Segundo informações de populares, tudo aconteceu por que eles teriam brigado, possivelmente devido à ciúmes por parte de Wanderley.
Os corpos foram levados para o Hospital Municipal Madalena Braga e em seguida liberados aos familiares para o velório.
Wanderley era caseiro na fazenda do renomado Médico Samuel Santos, que também já foi Secretário de Saúde daquele município.
O Blog lamenta profundamente o acontecido, ainda mais se tratando de ter acontecido no Natal, momento de confraternizar e lembrar do nascimento de Jesus. Uma lástima.

POLÍCIA MILITAR DE CODÓ PRENDE LADRÃO DE MOTO

Está preso na delegacia Regional de Codó o jovem José Nilton Pereira Silva, de 24 anos, que é do bairro Horta, de Timbiras, mas foi preso pela Polícia Militar em Codó sob suspeita de ter participado do roubo de uma motocicleta.
Depois de assaltarem uma mulher na cidade Nilton e o comparsa dele, que conseguiu fugir do cerco policial levando a moto roubada, foram  para esta estrada vicinal da Colônia, ainda dentro da área rural do município de Codó.

A PM iniciou a perseguição e Nilton caiu da motocicleta que ele usava para tentar fugir, acabou preso pela guarnição comanda pelo sargento Leite,  de posse de uma arma de fabricação caseira, a garrucha.

O delegado que preside o inquérito, Rômulo Vasconcelos,  mostrou a moto usada pelo timbirense  na fuga, estacionada cheia de lama no pátio da delegacia. Disse que  o indiciara pelo crime de roubo.
Seu comparsa já foi identificado e logo também deverá ser preso.

 “Duas guarnições da Polícia Militar que fizeram a diligência, saíram para prendê-los, conseguiram, graças à Deus, fazer a prisão desse elemento, o segundo conseguiu fugir com a moto, mas a moto já foi recuperada lá em Timbiras, a moto vai ser  buscada agora, o segundo elemento já está identificado, a polícia já esteve na casa desse rapaz (…) o outro está sendo autuado em flagrante”, afirmou o delegado.

O LEGADO DA FAMÍLIA SARNEY PARA O POVO MARANHENSE

Reportagem da Folha de São Paulo de terça-feira (23) mostra que três das 10 piores escolas do país estão no Maranhão, segundo os dados do Enem 2013, tabulados pelo Inep. De acordo com o ranking, a escola estadual Centro de Ensino Aluísio Azevedo, no município de Jatobá, tem a pior nota do país.
E quanto contrassenso que a escola que leva o nome do maranhense que é um dos maiores gênios da literatura brasileira seja a pior do país. A escola tem apenas 23 alunos e uma estrutura extremamente precária, como ocorre com a maioria das escolas em povoados do interior do Maranhão. E estes indicadores se repetem ano após ano.
O modelo dos governos do grupo Sarney sempre se vangloriou do crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) do Maranhão nos últimos anos e das obras faraônicas. Riqueza e obras que de nada adiantam se o povo não tem o mínimo de condições de aprendizado para ocupar os postos de trabalho mais simples e a miséria semelhante à África subsaariana ainda predomina em um estado que a governadora Roseana se despediu comemorando ser o que mais o 16º PIB do país e o 4º do Nordeste.
O Maranhão é o segundo em número de escolas entre as 100 piores. Outro dado alarmante é que ano após ano também tem caído a nota das melhores escolas públicas estaduais que estão em São Luís. A melhor nota de uma escola pública é do IFMA campus Monte Castelo, que é federal. As outras duas melhores também são federais: o Colun e o IFMA Campus Centro Histórico. A melhor escola estadual é o colégio Militar que ocupa a posição 5.993 no ranking.
A revolução que o governo Flávio Dino deve fazer no Maranhão tem necessariamente que começar atacando esta que é a cerne do problema: o maltrato com as crianças do Maranhão. Escolas de taipa, embaixo de árvores, sem quadro, sem carteiras. Em uma era digital, onde se exige salas de informática e laboratório nas escolas públicas das grandes cidades, imaginar que nos povoados do Maranhão, não existe sequer banheiros nas instituições de “ensino” é imaginar que não existe nada.
O Maranhão espera que, ao final dos próximos quatro anos, a alma de Aluísio Azevedo se orgulhe de ter seu nome batizando uma escola em distante povoado do estado.

PM prende suspeito de matar esposa grávida de 05 meses

Fábio Souza Santos de 31 anos foi preso pela PM. Ele é suspeito de ter assassinado Ana Paula Pereira da Silva, de 23 anos. O fato ocorreu na última quinta-feira (25/12) no Jardim Nova Esperança, na região noroeste de Goiânia.  Após matar a mulher, Fábio a colocou num saco de lixo. A vítima estava grávida de 5 meses.
De acordo com a PM, o acusado foi preso na casa dele, que está localizada a uma quadra do lugar onde deixou o corpo. Fábio Santos foi conduzido para a Delegacia Estadual de Investigação de Homicídios (DIH). O caso está sendo apurado pelo adjunto desta unidade, delegado Fábio Meireles.
Segundo o site Mais Goiás, funcionários de um supermercado próximo ao local onde estava o corpo, naRua Nova, fizeram a denúncia. Após remoção do corpo pelo Instituto Médico Legal (IML), foi constatado que havia um ferimento na cabeça da mulher.

Imagens de câmeras de monitoramento flagraram o momento em que um homem chega ao local carregando um saco de lixo nas costas, na manhã de quinta-feira (25). Segundo o site, o homem deixa o saco plástico no local por volta das 6h15 e ainda tenta atear fogo.
A Polícia Técnico-Científica e policiais civis da Delegacia de Homicídios também foram acionados e estiveram no local.
Veja o vídeo: