domingo, 15 de fevereiro de 2015

ESTUDO FEITO DURANTE O CURSO DE ROTAM SERÁ APRESENTADO NA NORUEGA

Um estudo coordenado por um oficial da PMDF será apresentado, em maio, no Congresso de Psicologia Organizacional e do Trabalho, em Oslo, na Noruega. O artigo “Impacto das estratégias para lidar com o estresse no desempenho policial: um estudo exploratório”, coordenado pelo tenente-coronel Leonardo José Rodrigues de Sant'Anna analisou o impacto das estratégias de enfrentamento ao estresse durante um curso especializado da PMDF em 2013. Participaram da pesquisa 40 policiais do DF e de co-irmãs, e dois policiais do Panamá. Contou-se também com o apoio da Coordenação do COR/2013 e dos instrutores daquela Unidade Policial especializada.
“É a primeira vez que um artigo policial tipicamente operacional foi aceito pela Associação Europeia de Psicologia Organizacional e do Trabalho”, comemora Sant'Anna. A metodologia, desenvolvida de forma específica pela empresa 4Track para o batalhão de ROTAM, pode ser considerada como pioneira em sua aplicação para a segurança pública e impacta diretamente em uma melhor resolução de conflitos que tenham como componente um possível uso da força no processo de abordagem policial.
Nesta sexta-feira (13), o tenente-coronel e os outros autores do estudo feito, a Doutoranda em Psicologia Organizacional (UnB) e ex-policial Juliana Almeida e o Especialista em Coaching Rafael Rebello Mendonça, foram recebidos pelo Chefe do Estado-Maior, coronel Marcos Antônio Nunes de Oliveira e pelo Diretor do Departamento de Educação e Cultura, coronel Fábio Aracaqui de Sousa Lima. Eles discutiram os principais pontos do artigo e sua aplicação institucional, entre eles: a importância do uso ampliado da Psicologia e das estratégias de coping na gestão educacional da PMDF e também a influência transversal desse campo do conhecimento nos cursos realizados pela Corporação.

Quem é o tenente-coronel Leonardo José Rodrigues de Sant'Anna?
HISTÓRICO E EXPERIÊNCIA EM SEGURANÇA PÚBLICA
Tem mais de duas décadas de serviço pela PMDF e é graduado em Segurança Pública. Após trabalho em unidade ortodoxa (3º BPM)  foi convidado a atuar como operador e instrutor na área de ações especiais em 1995 (BOPE), realizando a partir daí diversos cursos no Brasil e no exterior, dentre eles Controle de Distúrbios Civis e Operações Químicas (Polícia Militar do Estado de São Paulo*),Táticas Policiais Especiais, Sniper Urbano e Rural, Sniper Avançado, Direitos Humanos, Resgate de Reféns, Abordagens Táticas, Negociação e Proteção de Autoridades e Testemunhas.
É Especialista em Segurança Pública e Gestão Estratégica em Segurança e ordem Pública pela APMB/UnB e professor da matéria de Gerenciamento de Crises e Negociação para os Cursos de Formação e Aperfeiçoamento de Oficiais da PMDF e da Secretaria de Segurança Pública do DF. No campo de Táticas Defensivas é instrutor de Hapkido.
Entre outras funções foi Chefe de Equipe de Segurança do Governador do DF, subcomandante do Batalhão da cidade de Sobradinho (DF) e subcomandante do Batalhão de Policiamento Diplomático (5º BPM), Comandante do Batalhão de Planaltina, Comandante 3º Batalhão da PMDF (Área Norte do Plano Piloto do DF). Na gestão de equipes e unidades policiais especiais atuou como Chefe de Equipe de Negociadores Policiais, foi Subcomandante do Batalhão de Operações Especiais e Comandante do Batalhão de Cães.  Como experiência em gestão do ensino foi Chefe da Divisão de Ensino da Academia da Polícia (2008 a 2010) Militar de Brasília e chefe da divisão de cursos e capacitações da PMDF (2010).
HISTÓRICO E EXPERIÊNCIA EM SEGURANÇA PRIVADA
Iniciou sua atuação em segurança privada a partir de final de 1998, quando iniciou provimento de capacitação desses profissionais em cursos de especialização em tiro, juntamente com a empresa Tactical Explosive Entry School.
A partir de 2000, fundou em Brasília a Sniper Security Corporation, que no mesmo ano desdobrou-se adicionalmente e foi homologada junto à Polícia Federal sob nova denominação: Sniper Academia de Formação de Vigilantes. De 2001 a 2003 atuou em educação de profissionais públicos e privados em cursos junto à Gun Sight, como um dos instrutores daquele grupo, ora coordenado por Luiz Antônio Horta, o Tatai, atual vice-presidente da Glock para a América Latina.
Nesta empresa atuou até o ano de 2005. Depois de retornar de serviço à ONU, fora do Brasil, fundou em 2007 o Grupo Total, Consultoria e Educação em Segurança, onde atendeu diversas empresas de segurança privada no DF, bem como ao Sindicato das Empresas de Segurança Privada modelando capacitações e cursos específicos.
Continua suas tarefas até o presente momento especialmente na área de proteção de autoridades e testemunhas e em consultorias específicas.
HISTÓRICO E EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL JUNTO A ONU
Como experiência policial internacional, há 15 anos atua como consultor de treinamento das Nações Unidas. Atuou nos anos de 1997 e 1998 como UN Police Officer em Angola e como Consultor de Treinamento para as Nações Unidas no Timor Leste, anos de 2005 e 2006. Nesta oportunidade foi designado para a coordenação de Curso e formação das três equipes de operações especiais de fronteira (Border Patrol Units), e onde teve a chance de atuar como negociador no evento que ficou conhecido como Massacre da Polícia Nacional do Timor Leste. Atualmente continua como Educador internacional para Uso da Força, Direitos Humanos e Estrutura Documental e Operacional para Missões da ONU para Europa, América do Sul e América Central.
HISTÓRICO EDUCACIONAL NACIONAL E INTERNACIONAL (PÚBLICO PRIVADO)
Por ser fluente nos idiomas inglês e espanhol foi convidado a colaborar com o Instituto Latinoamericano de Seguridad Pública y Defensa Civil – INLASEP e com o  Instituto Latinoamericano de Análisis y Resolución del Conflicto – ILACON (Uruguai) atuando como modelador da matéria de Negociação de Reféns para o MBA deste grupo em conjunto com a Faculdade SENAC para as áreas de mediação, negociação e arbitragem.
Foi Consultor Estratégico e de Treinamento também para empresas privadas do segmento de segurança atuando na composição técnica e acadêmica nos campos de Direitos Humanos, Uso da Força, Gerenciamento de Crises, Negociação, Tiro Policial e Operações Policiais Especiais.
Foi Diretor para o Brasil da Associação Internacional dos Negociadores de Reféns – IAHN (Nova Iorque), Consultor de Treinamento para cursos vinculados a ONU, Consultor de Treinamento e professor titular para assuntos de segurança internacional do Pearson Peacekeeping Centre (Canadá – www.peaceoperations.org) e da Polícia Federal da Suécia.
Países em que ministrou aulas/cursos/palestras em língua estrangeira (inglês ou espanhol) nos últimos 24 meses: Suécia, Bolívia, Argentina, Chile, Peru e Guatemala.
* 3o. Batalhão de Choque

MELETA É ESFAQUEADO EM PALMELO E MORRE, AUTOR É UM MENOR DE PIRES DO RIO, GOIÁS

Mataram com 4 facadas este Senhor conhecido como Gilsimar( apelido de Meleta) ele tinha um espetinho e ficava na Praça da Cidade de Palmelo, estado de Goiás..As informações iniciais é  que o motivo do crime foi Banal e Torpe. O Rapaz que morreu esbarrou sem querer no que deferiu as facadas,  que é  menor de idade, com apenas 15 anos ...O Autor é de Pires do Rio GO.

Breve mais informações!

EDUCAÇÃO INFANTIL NÃO É PRIORIDADE EM CALDAS NOVAS NA ATUAL GESTÃO

É TRISTE, MAS É A PURA REALIDADE: MILHARES E MILHARES DE CRIANÇAS DE  01 A 06 ANOS DE IDADE ESTÃO FORA DO ENSINO  INFANTIL EM CALDAS NOVAS. O PODER PUBLICO LOCAL A DOIS ANOS PAROU DE INVESTIR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. MILHARES DE CRIANÇAS ESTÃO FICANDO EM CASA COM PARENTES E OUTRA BOA PARTE COM OS PAIS. PAIS QUE  PERDERAM A OPORTUNIDADE DE TRABALHO E EMPREGO POR CONTA DE NÃO TEREM ONDE DEIXAREM SEUS FILHOS. A DOIS ANOS NADA FOI FEITO PARA ACABAR COM O DEFICIT DE VAGAS NAS CRECHES E ESCOLAS. 
POR OUTRO LADO A ADMINISTRAÇÃO PRIORIZA FESTAS, SHOWS E CARNAVAL, AS CUSTAS DE RECURSOS PÚBLICOS QUE DEVERIAM SER APLICADOS NA EDUCAÇÃO, SAÚDE E PRIORIDADES MAIS SIGFICATIVAS PARA A COMUNIDADE MAIS CARENTE DE CALDAS NOVAS, ESTADO DE GOIÁS.
UM GOVERNO QUE NÃO SE PREOCUPA COM O FUTURO NA CIDADE, CERTAMENTE NÃO DIGNIFICA O VOTO DO POVO.
SENHOR PREFEITO: EDUCAÇÃO DEVE SER UMA DAS PRINCIPAIS PRIORIDADES DE QUALQUER ADMINISTRADOR  PÚBLICO!

JÁ PENSOU SE ESSA POLÍCIA DE FISCALIZAÇÃO FOSSE IMPLANTADA EM CALDAS NOVAS

AVEIRO - Apreensão de artigos pirotécnicos.
O Comando Distrital de Polícia de Aveiro, por intermédio da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial (Brigadas de Fiscalização de Armas e Explosivos), da Divisão Policial de Aveiro, no âmbito das atribuições exclusivas da PSP de controlo do uso e transporte de armas, munições e substâncias explosivas, no dia 10FEV15, procedeu à fiscalização de um estabelecimento, situado no concelho de Águeda, distrito de Aveiro.
Foi identificado um homem de 70 anos, por suspeita de venda ilegal de artigos pirotécnicos a indivíduos não titulares de Carta de Estanqueiro.
Foram apreendidos os seguintes artigos: 46 baterias de fogo-de-artifício, 20 tacos de fogo preso, 4 vulcões, 3 refluxos, 25 balonas e 140 bombas de carnaval, com aproximadamente 12 kg de matéria ativa (pólvora).
O infrator poderá incorrer numa contraordenação punida com pena de multa, que pode ir de um mínimo de 250 Euros a um máximo de 2500 Euros.
Esta operação foi desenvolvida no âmbito da operação “POLÍCIA SEMPRE PRESENTE – CARNAVAL EM SEGURANÇA 2015”

CRIANÇA NASCE EM VIATURA DE RESGATE DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR EM CALDAS NOVAS

Na madrugada deste sábado, 14, Bombeiros de Caldas Novas foram acionados para socorrer uma grávida em trabalho de parto na Estância Boa Vista. Durante o deslocamento para o hospital, as contrações aumentaram e a mulher deu à luz dentro da viatura de resgate da Corporação. A guarnição, formada pelo 1º Sargento Cunha, 3º Sargento Miguel e Soldado Elias, realizou o parto de emergência e encaminhou mãe e bebê para a maternidade, onde eles receberam atendimento médico especializado. Mãe e filho passam bem.



GRAVE ACIDENTE PROXIMO A PORTELÂNDIA, ESTADO DE GOIÁS


Bombeiros e Samu registraram um acidente de trânsito na BR 364, KM 334, após a cidade de Portelândia (GO), na manhã deste sábado (14).
Um veículo Hillux com placa de Juscimeira (MT), capotou várias vezes.
Dentro do carro haviam três pessoas, uma delas foi arremessada cerca de 30 metros e faleceu no local. A vítima fatal foi identificada como Debora Cristina Santini da Silva.
Os outros dois ocupantes, Jessika Marques Oliveira Giongo, Vander Marcio Santini da Silva ficaram presos às ferragens e foram retirados pelo Corpo de Bombeiros e encaminhados para a cidade de Mineiros (GO).
O Jovem Vander Marcio Santini também veio falecer quando deu entrada no hospital.







Paciente de Alto Paraíso, em Goiás, morre em Brasília com febre amarela


A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (DF) informou que morreu neste sábado (14/02) um paciente, morador de Alto Paraíso (GO), que estava internado em Brasília com febre amarela. O paciente, de 23 anos, estava sob cuidados da equipe médica do Hospital Regional de Santa Maria.

Antes, ele havia dado entrada no Hospital Regional de Planaltina, também no DF, com suspeita de dengue. Como o quadro clínico piorou, foi remanejado para um leito da Unidade de Terapia Intensiva até ser encaminhado a Santa Maria, onde foi submetido a diversos exames que confirmaram a doença.

O paciente não apresentou melhoras, teve uma parada cardiorrespiratória e não resistiu. O fato foi notificado ao Ministério da Saúde, que o comunicou à Secretaria de Saúde de Goiás, pedindo que o combate ao mosquito transmissor da doença - o Aedes aegypti – seja reforçado no estado.