domingo, 21 de junho de 2015

A vítima, com 31 anos de idade, foi alvejada três vezes. O autor, seu ex-marido fugiu do local.

Laudivânia Ferreira Sena, 31 anos, foi vítima de tentativa de homicídio na tarde deste Domingo, 21. O crime Ocorreu em sua residência, localizada na Rua João Coelho de Araújo, Quadra 41, Lote 10B, Bairro Santo Agostinho em Rio Verde GO.
Conforme informações colhidas com testemunhas, a vítima foi socorrida por familiares e encaminhada à UPA – Unidade de Pronto Atendimento – onde foi submetida a exames. Foram constatados três disparos de arma de fogo, sendo atingida no braço, antebraço e tórax, porém, não corre risco de morte. Laudivânia foi conduzida a outro Hospital para a realização de exames complementares.

De acordo com as informações apuradas, o autor dos disparos é Valteir Silva Cabral, ex-marido da vítima e, tudo teria ocorrido, porque Valteir teria ido á casa de Laudivânia buscar os filhos, porém, ela não quis entregá-los. Logo após o crime, o autor fugiu em um em um veículo Ford/F-250 de cor Vermelha e teria dito que iria cometer suicídio.
A Equipe de CPE 4678, composta pelo Sargento Gilmar e pelos Cabos Barros e Santos realizaram Patrulhamento pela região, porém, Valteir Silva não foi localizado. Familiares, preocupados, também ajudam nas buscas.

Em Aparecida de Goiânia Crianças morrem afogadas em córrego

Dois primos, ambos de 10 anos, morreram afogados na tarde deste domingo (21), em um córrego localizado no Setor Tocantins, em Aparecida de Goiânia. O acidente aconteceu por volta das 13h30, quando as crianças brincavam na água junto com dois amigos. O Corpo de Bombeiros recebeu um chamado de populares pedindo socorro, mas não houve tempo para fazer nada.
O alerta sobre o afogamento partiu de uma das crianças sobreviventes que estava no local.
Ao perceber o que acontecia, ele saiu correndo em busca de ajuda e avisou a moradores vizinhos. Eles foram até o córrego tentar salvar as vítimas e acionaram o socorro.
Enquanto o carro dos bombeiros seguia para o local, os corpos dos meninos foram retirados da água, já sem sinais vitais.
Os primos foram identificados como Tiago Bezerra de Souza e Luís Henrique de Souza Lemes.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o pai de uma das vítimas chegou pouco depois da tragédia e estava transtornado.
O Instituto Médico-Legal foi acionado para remover os corpos.
Adaptações Plantão JTI
Fonte/ O Popular

Raimundão morre em acidente

O acidente aconteceu na Avenida João Ribeiro, bairro São Sebastião na cidade de Codó. A vitima foi José Raimundo Cunha Sousa de 41 anos de idade mais conhecido como Raimundão, que morava na Rua Viana, bairro Codo Novo.
O acidente aconteceu por volta das 02:3ohs da madrugada de sábado sábado 20 de junho, em frente ao Fórum de Justiça da Cidade, a vitima teve varias fraturas expostas pelo corpo. Raimundão estava em alta velocidade e estava bastante alcoolizado e acabou perdendo o controle da moto e veio a colidir-se com um poste de energia elétrica onde o mesmo levou uma pancada muito forte na cabeça. A vitima não estava usando capacete no momento do acidente e veio a óbito na hora.

José Raimundo era casado e  deixa mulher e dois filhos, uma menina de 9 anos e um menino de 11 anos de idade. O corpo esta sendo velado em sua residência que fica na Rua Viana, bairro Codó Novo e será sepultado amanhã, segunda-feira.
Fonte: 

MATADOR FOI ATOCAIADO E EXECUTADO NO MARANHÃO

Francisco das Chagas Fontes Luz, o “Chaguinha Oliveira”  já foi preso inúmeras vezes por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo dentre outros crimes.
Chaguinha estava foragido da justiça de Codó,e era considerado um dos bandidos mais procurado do Maranhão e causava o terror por onde passava.  Por volta de 13:00hs deste domingo, segundo informações ele foi alvejado com vários tiros na cidade de Coelho Neto.Chagas era conhecido na Cidade de Codó como o matador de Ciganos.
O acusado foi preso há cerca de dois anos por prática de crime de homicídio contra uma família de ciganos, um dos ocorridos dia 30 de maio, quando uma mulher (Diomar Borges da Cunha) que teve a casa incendiada, na zona rural morreu queimada e um parente dela, Teófilo dos Reis Santos, escapou do ataque baleado. 
Quando ocorreu esse ataque chagas estava sendo procurado pela a família de ciganos que descobriram que ele estava se escondendo na residência que foi ateado fogo, esse episodio aconteceu na região da Trizidela. Segundo relatos naquele momento ainda ouve troca de tiros entre chagas e ciganos.
Na época da fuga, segundo informou o delegado Zilmar Santana à Polícia de Timon, colocou cartazes com a imagens de Chaguinha em varias cidades do interior, com o objetivo de localizar o foragido.

Francisco das Chagas Fontes Luz, tinha 34 anos, e sua esposa Jaqueline Alves de Oliveira 29 anos, ficou ferida durante emboscada no início da manhã deste domingo (21), no Itapirema entrada da cidade de Coelho Neto.
A dupla suspeita do crime teria informações privilegiadas do dia e hora que a vítima vinha para fazer a entrega de uma encomenda. Dias antes os suspeitos conseguiram todas as informações e daí fizeram a emboscada, para o crime.
A vítima residia em Timon, e sempre vinha para Coelho Neto em um veículo Gol vermelho, mas recentemente estava vindo com sua esposa em uma motocicleta modelo Honda XRE 300 de cor branca.
Testemunhas contam que dois homens aguardavam ‘de tocaia’ a vítima. Quando os suspeitos avistaram Francisco das Chagas efetuaram os disparos sem dar chance de defesa à vítima, que caiu logo a frente já em óbito.
Sua esposa foi socorrida para o hospital municipal local, e em seguida encaminhada para Teresina para o procedimento cirúrgico da retirada dos projéteis.
Guarnições da polícia militar estiveram no local, estiveram também no local os investigadores, e o Delegado titular Dr. Sidney Tenório.
Para não atrapalhar as investigações, não daremos detalhes, mas o crime já estaria praticamente esclarecido autoria do crime e motivações, a polícia espera prender os suspeitos a qualquer momento, pois suspeitas dão conta que os mesmos residem em Coelho Neto. A qualquer momento traremos mais informações…


Brasil precisa recuperar matas no Centro-Sul para equilibrar reservatórios

Nos próximos 30 anos, o Brasil precisa recuperar o microclima úmido nas regiões Sudeste e Centro-Oeste para estabilizar os reservatórios dessa região, pois a Amazônia não será uma opção de grande reservatórios de água para uso hidrelétrico, por ser uma grande planície. O alerta foi feito nesta sexta-feira pelo ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, em debate com executivos de empresas no World Trade Center (WTC), em São Paulo.
“A forma de nós não termos essa falta d’água é se nós nos preocuparmos com floresta. A tecnologia já mostrou o quanto isso é importante. Mas não adianta ter floresta apenas lá na Amazônia, porque se a gente tiver floresta só lá na Amazônia, nós só vamos ter água lá”, comentou Braga.
Na avaliação do ministro, é preciso uma ação estratégica do País nas próximas três décadas, visando à recuperação de nascentes, de matas ciliares, de Mata Atlântica, para a recomposição do microclima úmido no Centro-Sul do País. Com isso, segundo ele, “está resolvida a nossa necessidade de reservatórios hídricos para o Brasil, onde a topografia é favorável, que é exatamente no Sudeste e no Centro-Oeste brasileiros”.
O ministro ressaltou a necessidade de se ter energia de base, como hidroeletricidade assegurada por reservatórios e mais usinas térmicas, especialmente a gás, para que possa ser sustentável a grande ampliação que está havendo nas outras fontes de energia complementares, como eólica e solar.
“O grande desafio para nós é manter um setor elétrico que seja seguro e confiável, robusto, que possa utilizar todo o portfólio alternativo que nós temos de energia, a hídrica, eólica, o bagaço de cana, o gás natural, e outras fontes, pela geração e microgeração distribuída, pela fonte solar”.

Assessoria de Comunicação Social

Ministério fez visita técnica à Usina hidrelétrica Teles Pires

O ministro Eduardo Braga visitou na quinta-feira (18/6) as obras da Usina Hidrelétrica Teles Pires, no rio do mesmo nome, na fronteira entre Pará e Mato Grosso. Participaram da comitiva o secretário de Energia Elétrica do Ministério, Ildo Grüdtner, e o presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto. “Esta é uma grande obra, que produzirá energia a um custo baixo, e será importante para nos ajudar a substituir termelétricas de custo operacional mais caras”, afirmou o ministro.
A usina terá capacidade instalada de 1.820 MW e geração média de 930,7 MWh, já que irá operar praticamente a fio d’água, com maior geração na época das chuvas e menor no período de seca. O reservatório é de apenas 160 km², dos quais 90 km² são formados pela calha do próprio rio. Duas das cinco turbinas já estão montadas, prontas para gerar.
A operação comercial está prevista para ocorrer no segundo semestre de 2015, quando fica pronta a linha de transmissão que conectará a energia ao Sistema Interligado Nacional (SIN). A concessão de Teles Pires foi leiloada em 2010, e o preço da energia fixado foi o mais baixo dos leilões ocorridos até então, R$ 58,35 por MWh. O prazo da construção da usina deverá somar 42 meses, um dos mais rápidos do setor.
Assessoria de Comunicação Social

Brasil recebe primeira frota de ônibus a hidrogênio

O Estado de São Paulo recebeu na segunda-feira, 15, a primeira frota brasileira de ônibus a hidrogênio para transporte urbano no País e da América do Sul. Os três coletivos, livre de emissão de poluentes, fazem parte de projeto dirigido pelo Ministério de Minas e Energia (MME).

Os veículos inaugurados não emitem poluentes, utilizando apenas vapor d’água que é eliminado pelo escapamento dos ônibus.  Os ônibus também apresentam 45% de energia renovável – contra 14% do resto do mundo -, colocando o país em uma posição de destaque mundial. Além do Brasil, os únicos países capazes de desenvolver e operar ônibus com tal tecnologia são Alemanha, Canadá e Estados Unidos.

Representando a futura geração da mobilidade sustentável, os coletivos já em circulação foram estampados com imagens de três pássaros da fauna brasileira, o Ararajuba, o Sabiá-Laranjeira e o Tuiuiú.

O projeto foi coordenado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU),  Agência Brasileira de Cooperação (ABC), direção do Ministério das Minas e Energia (MME),  e recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) e da Agência Brasileira de Inovação (FINEP).
 
*Com informações do PNUD

Doenças preveníveis por meio da vacinação

Há mais de 100 anos aconteceu a primeira campanha de vacinação em massa feita no Brasil. Idealizada por Oswaldo Cruz, o fundador da saúde pública no país, a campanha tinha o objetivo de controlar a varíola, que então dizimava boa parte da população do Rio de Janeiro.
O Brasil é referência mundial em vacinação e oSistema Único de Saúde (SUS) garante à população brasileira acesso gratuito a todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Ainda assim, muitas pessoas deixam de comparecer aos postos de saúde para atualizar a carteira de vacinação, e também de levar os filhos no tempo correto de aplicação das vacinas.
Desde que foi criado, em 1973, o Programa Nacional de Imunização (PNI) busca a inclusão social, assistindo todas as pessoas, em todos os recantos do país, sem distinção de qualquer natureza. As vacinas do programa estão à disposição de todos nos postos ou com as equipes de vacinação, cujo empenho permite levar a imunização mesmo a locais de difícil acesso — às matas, aos morros, aos becos das favelas, às palafitas. Eles vão aonde é preciso ir para imunizar a população.

Atualmente, são disponibilizadas pela rede pública de saúde de todo o país 17 vacinas no Calendário Nacional de Vacinação, para combater mais de 20 doenças, em diversas faixas etárias. Há ainda outras 10 vacinas especiais para grupos em condições clínicas específicas, como portadores de HIV, disponíveis nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE).
Apesar da maioria das pessoas acreditar que a vacina é somente para crianças, é importante manter a carteira de vacinação em dia em todas as idades, para evitar o retorno de doenças já erradicadas. Os adultos devem ficar atentos à atualização da caderneta em relação a quatro tipos diferentes de vacinas contra a hepatite B, febre amarela, difteria, tétano, sarampo, rubéola e caxumba. Para as gestantes, existem três vacinas disponíveis no Calendário Nacional de Vacinação: hepatite B, dupla adulto e dTpa, que protege, além da hepatite, contra difteria, tétano e coqueluche.
Fique atento ao calendário de vacinação e mantenha sua carteira sempre atualizada.
Conheça algumas doenças preveníveis por vacina:
• Poliomelite é doença contagiosa, provocada por vírus e caracterizada por paralisia súbita geralmente nas pernas. A transmissão ocorre pelo contato direto com pessoas ou contato com fezes de pessoas contaminadas, ou ainda contato com água e alimentos contaminados.
• O tétano é uma infecção, causada por uma toxina (substância tóxica) produzida pelo bacilo tetânico, que entra no organismo por meio de ferimentos ou lesões na pele (tétano acidental) ou pelo coto do cordão umbilical (tétano neonatal ou mal dos sete dias) e atinge o sistema nervoso central. Caracteriza-se por contrações e espasmos, dificuldade em engolir e rigidez no pescoço.
• A coqueluche, também conhecida como tosse comprida, é uma doença infecciosa, que compromete o aparelho respiratório (traqueia e brônquios) e se caracteriza por ataques de tosse seca. É transmitida por tosse, espirro ou fala de uma pessoa contaminada. Em crianças com menos de seis meses, apresenta-se de forma mais grave e pode levar à morte.
• Haemophilus influenzae do tipo b é uma bactéria que causa um tipo de meningite (inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro), sinusite e pneumonia. A doença mais grave é a meningite, que tem início súbito, com febre, dor de cabeça intensa, náusea, vômito e rigidez da nuca (pescoço duro). A meningite é uma doença grave e pode levar à morte.
• O sarampo é uma doença muito contagiosa, causada por um vírus que provoca febre alta, tosse, coriza e manchas avermelhadas pelo corpo. É transmitida de pessoa a pessoa por tosse, espirro ou fala, especialmente em ambientes fechados. Facilita o aparecimento de doenças como a pneumonia e diarreias e pode levar à morte, principalmente em crianças pequenas.
• A rubéola é uma doença muito contagiosa, provocada por um vírus que atinge principalmente crianças e provoca febre e manchas vermelhas na pele, começando pelo rosto, couro cabeludo e pescoço, se espalhando pelo tronco, braços e pernas. É transmitida pelo contato direto com pessoas contaminadas.
• A caxumba é uma doença viral, caracterizada por febre e aumento de volume de uma ou mais glândulas responsáveis pela produção de saliva na boca (parótida) e, às vezes, de glândulas que ficam sob a língua ou a mandíbula (sub-linguais e sub-mandibulares). O maior perigo é a caxumba “descer”, isto é, causar inflamação dos testículos principalmente em homens adultos, que podem ficar sem poder ter filhos depois da infecção. Pode causar ainda inflamação dos ovários nas mulheres e meningite viral. É transmitida pela tosse, espirro ou fala de pessoas infectadas.
• A febre amarela é uma doença infecciosa, causada por um vírus transmitido por vários tipos de mosquito. O Aedes Aegypti pode transmitir a doença, causando a febre amarela urbana, o que, desde 1942, não ocorre no Brasil. A forma da doença que ocorre no Brasil é a febre amarela silvestre, que é transmitida pelos mosquitos Haemagogus e o Sabethes, em regiões fora das cidades. É uma doença grave, que se caracteriza por febre repentina, calafrios, dor de cabeça, náuseas e leva a sangramento no fígado, no cérebro e nos rins, podendo, em muitos casos, causar a morte.
• A difteria é causada por um bacilo, produtor de uma toxina que atinge as amídalas, a faringe, o nariz e a pele, onde provoca placas branco-acinzentadas. É transmitida, por meio de tosse ou espirro, de uma pessoa contaminada para outra.
• Hepatite B é uma doença causada por um vírus e que provoca mal-estar, febre baixa, dor de cabeça, fadiga, dor abdominal, náuseas, vômitos e aversão a alguns alimentos. O doente fica com a pele amarelada. A Hepatite B é grave, porque pode levar a uma infecção crônica (permanente) do fígado e, na idade adulta, levar ao câncer de fígado.

O Estado Brasileiro é Laico

O vídeo abaixo é sobre a diversidade de crenças no Brasil e foi produzido pela TV Band por determinação da Justiça. A rede de televisão foi condenada por não respeitar a liberdade religiosa. Um apresentador, após mostrar reportagem sobre fuzilamento de um jovem, insistiu na ideia de que só quem não acreditava em Deus poderia ser capaz de cometer tais crimes.
Na sentença, a Justiça Federal ressaltou que a liberdade de expressão, garantida pela Constituição Federal, não pode se sobrepor a direitos fundamentais como a liberdade de crença e de convicção. Todos têm o direito de ter uma religião ou de adotar o ateísmo, e a liberdade de manifestação de pensamento, sob o ponto de vista da comunicação social, não pode promover a ofensa a esse direito.
Aqui tem a história completa dessa ação:

29/05/15 – Após ofensa a ateus, Band terá de exibir campanha do MPF sobre liberdade religiosa no Brasil

Vídeos serão veiculados até novembro em decorrência de comentários proferidos por José Luiz Datena em 2010
Como resultado do acordo firmado com o Ministério Público Federal em São Paulo, através da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, a TV Bandeirantes exibirá até o dia 1º de novembro uma campanha sobre a diversidade de crenças no Brasil, incluindo o ateísmo. O vídeo de 40 segundos ressalta que o Estado brasileiro não possui religião oficial, garantindo a liberdade de todos para escolher entre ter ou não ter uma religião. O termo foi assinado em virtude de processo movido pelo MPF em 2010 contra a emissora após declarações preconceituosas contra cidadãos ateus proferidas durante o programa Brasil Urgente.

Na ocasião, o apresentador José Luiz Datena e o repórter Márcio Campos, em reportagem sobre o fuzilamento de um jovem, relacionaram o crime bárbaro à “ausência de Deus”. Por cinquenta minutos, Datena insistiu na ideia de que só quem não acreditava em Deus poderia ser capaz de cometer tais crimes. “Porque o sujeito que é ateu, na minha modesta opinião, não tem limites, é por isso que a gente vê esses crimes aí”, afirmou o apresentador à época. Além disso, os males do mundo foram atribuídos aos descrentes “É por isso que o mundo está essa porcaria. Guerra, peste, fome e tudo mais, entendeu? São os caras do mal. Se bem que tem ateu que não é do mal, mas, é... o sujeito que não respeita os limites de Deus, é porque não sei, não respeita limite nenhum.”

O material da campanha será veiculado 72 vezes durante a programação da emissora, nos intervalos dos programas Brasil Urgente e Jornal da Band, de segunda a sábado, entre 16h15 e 20h20, e do Canal Livre, entre 00h15 e 01h15, de domingo para segunda. Clique aqui para assistir ao vídeo.

CONDENAÇÃO. A TV Bandeirantes havia sido condenada em 2013 a exibir em rede nacional, durante o programa Brasil Urgente, quadros que esclarecessem a população sobre a diversidade religiosa e a liberdade de consciência e de crença no Brasil, com duração idêntica à dos comentários preconceituosos. O processo, no entanto, ainda estava em grau de recurso. Na sentença, a Justiça Federal ressaltou que a liberdade de expressão, garantida pela Constituição Federal, não pode se sobrepor a direitos fundamentais como a liberdade de crença e de convicção. Todos têm o direito de ter uma religião ou de adotar o ateísmo, e a liberdade de manifestação de pensamento, sob o ponto de vista da comunicação social, não pode promover a ofensa a esse direito. Leia a íntegra da sentença.

O Ministério Público Federal defendeu na ação que, ao veicular as declarações preconceituosas contra os ateus, a emissora descumpriu a finalidade educativa e informativa e o respeito aos valores éticos e sociais da pessoa, princípios que deveriam pautar a programação das emissoras de televisão, de acordo com a Constituição Federal. Além disso, tais declarações encorajam a atuação de grupos radicais de perseguição de minorias, podendo, inclusive, aumentar a intolerância e a violência contra os ateus.

Leia a íntegra do termo de ajustamento de conduta. O número do processo é 0023966-54.2010.4.03.6100. Para consultar a tramitação, acesse: http://www.jfsp.jus.br/foruns-federais/


Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no Estado de S. Paulo
11-3269-5068/ 5368/ 5170
prsp-ascom@mpf.mp.br
twitter.com/mpf_sp

Olha o que bombou na semana:

A chamada Taxa de Disponibilidade, mais conhecida como taxa de parto, é proibida, sabia?
De acordo com a Lei nº 9.656/98, a cobrança de honorários médicos para a realização de parto é proibida. Os planos têm de cobrir integralmente as despesas do parto.
Para coibir a ilegalidade, o MPF recomendou às operadoras de planos de saúde que suspendam a cobrança por partos.
Se isso aconteceu com você ou ficou sabendo de um caso, denuncie à operadora de plano de saúde. A reclamação formalizada é uma maneira de comprovar que a cobrança foi feita. Ou então denuncie no Ministério Público do seu estado: http://www.cnmp.mp.br/…/134-confira-onde-encontrar-o-minist…
Tem também a Sala de Atendimento ao Cidadão do MPF: cidadao.mpf.mp.br

Casal encontrado morto por dívidas


Afogado em dívidas, Rui Brites, contabilista, de 59 anos, não aguentou ver a casa onde residia com a mulher, em Martinela, Leiria, ser penhorada no início desta semana. Desesperado, na sexta-feira à noite desapareceu de casa com a mulher, Céu Brites. Ontem, foram encontrados mortos, dentro do carro, num pinhal em Coimbrão, no mesmo concelho. Céu Brites estava no banco do pendura, despida da cintura para baixo, e Rui caído no lugar do condutor. Ao que tudo indica, terá sido homicídio seguido de suicídio por causa das dívidas. Já no início da semana, Rui Brites tinha desaparecido de casa. Quando voltou, na quarta-feira, a casa estava penhorada e cercada pela GNR. Ontem, na aldeia, o assunto era tabu, mas o desespero de Rui Brites após saber da penhora foi testemunhado por todos. Quando, na sexta-feira à noite, o casal desapareceu, a família já temia o pior e alertou os militares da GNR. A descoberta macabra foi feita ontem de manhã por um morador, que chamou a GNR. José Pinto contou ao CM que viu o carro do casal quando foi carregar lenha: "De cima do trator, gritei e ninguém respondeu. Começo a espreitar e vejo lá dentro uma senhora um pouco descomposta. Dou a volta ao carro e vejo o senhor caído." Assustado, viu que o carro estava trancado e não havia ferimentos visíveis. Só a autópsia irá esclarecer inequivocamente as causas da morte, mas as suspeitas apontam para homicídio seguido de suicídio.


MP quer lista de voos feitos pelo senador Aécio, pago com dinheiro público

Segundo informações do Gabinete Militar, Aécio voou seis vezes em dois helicópteros e um jatinho do Estado entre 4 de abril de 2011 e 30 de outubro de 2012

O Ministério Público de Minas Gerais pediu ao governo do Estado a relação de voos realizados pelo senador Aécio Neves (PSDB) em aeronaves públicas depois de ele ter deixado o Palácio Tiradentes, em 2010. A solicitação da promotora Raquel Pacheco Ribeiro de Souza faz parte de um procedimento inicial aberto para apurar a utilização de aeronaves que pode resultar ou não na instauração de um inquérito formal.

Segundo informações do Gabinete Militar do governo mineiro, Aécio voou seis vezes em dois helicópteros e um jatinho do Estado entre 4 de abril de 2011 e 30 de outubro de 2012. No período, o governador era Antonio Anastasia (PSDB), que era vice do tucano e assumiu após ele se desincompatibilizou em 31 de março de 2010 para ser candidato. Em todas as datas em que utilizou as aeronaves Aécio já havia sido eleito senador.

Intolerância religiosa: menina de apenas 11 anos é apedrejada na cabeça por evangélicos

Com apenas 11 anos de idade, K. conheceu a intolerância religiosa na noite de domingo de forma dolorosa. A menina, iniciada no Candomblé há quatro meses, seguia com parentes e irmãos de santo para um centro espiritualista na Vila da Penha, quando foi atingida na cabeça por uma pedra, atirada, segundo testemunhas, por um grupo de evangélicos. Ainda segundo os relatos, momentos antes, eles xingaram os adeptos da religião de matriz africana.
“Eles gritaram: ‘Sai Satanás, queima! Vocês vão para o inferno’. Mas nós não demos importância. Logo depois, o pedregulho atingiu minha neta e, enquanto fomos socorrê-la, eles fugiram em um ônibus”, contou a avó da menina, Kathia Coelho Maria Eduardo, de 53 anos, conhecida na religião como Vó Kathi.
O caso foi registrado ontem na 38ª DP (Brás de Pina) como lesão corporal e no artigo 20 da lei 7.716 (praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de religião). A polícia tenta identificar os agressores através de câmeras dos ônibus da região.

K. chegou a desmaiar e, segundo seus parentes, teve dificuldade para lembrar de fatos recentes. “Ela está bem, pois foi socorrida para o hospital e até foi à escola, pois é muito estudiosa. Mas na hora chegou a perder a memória. Que mundo é esse que estamos vivendo? Não se respeita nem criança?”, questionou, ainda indignada, Yara Jambeiro, 49, também integrante do Barracão Inzo Ria Lembáum e uma das responsáveis pela educação religiosa de K.
O caso ganhou repercussão na Comissão de Combate à Intolerância Religiosa do Rio de Janeiro. Ivanir dos Santos, que preside a comissão, defende a importância da punição aos responsáveis.
“Não se trata de um fato isolado. É assustador uma pedrada em uma criança. Vivemos um momento delicado na questão da intolerância. As investigações precisam chegar aos agressores para que o exemplo não seja de impunidade e que a liberdade religiosa seja reafirmada como está na lei”, avaliou.
Responsável por uma rede social com 50 mil adeptos e que defende a cultura afro-brasileira, Marcelo Dias, o Yangoo, divulgou o caso: “É assombroso”, criticou.

Medo de morrer

Em entrevista ao jornal carioca Extra, a menina disse que a partir de agora quer esconder de todos a fé que abraçou por medo de sofrer novas represálias.
“Continuo na religião, nunca vou deixá-la. É a minha fé. Mas não saio de mais de branco. Nem no portão eu vou. Estou muito, muito assustada. Tenho medo de morrer. Muito, muito medo”, afirmou.
A garota recorda com indignação do momento em que foi agredida. “Só me recordo de ter colocado a mão na cabeça, sentir o sangue e logo depois vê-lo pingando no chão. Foi uma coisa do nada. Nem vi direito de onde veio. Mas eu poderia ter sofrido algo grave. Atingiu minha cabeça. Mas e se fosse meu olho?”, questionou.

Ialorixá de 90 anos enfartou com ofensas

A denúncia de que uma pedra feriu a menina K., de 11 anos, na noite de domingo, chegou à Comissão de Combate à Intolerância do Rio em meio a reunião na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) em protesto pela morte, no dia 1º , de uma uma ialorixá, de 90 anos de idade, em Camaçari, na Bahia.
Segundo seus parentes e filhos de santo, a religiosa enfartou depois da instalação de um igreja evangélica em frente ao seu terreiro.
Conhecida como Mãe Dede de Iansã, Mildreles Dias Ferreira teria morrido após seguidores da igreja, terem passado uma madrugada inteira em vigília proferindo ofensas em direção à casa de santo.
“A polícia recebeu queixas contra as manifestações em frente ao terreiro antes da morte dela. Fizeram cerimônias em frente à casa de forma acintosa e, em outros casos, há quem macule terreiros, além de outras práticas sistemáticas”, enumerou Ivanir dos Santos, presidente da comissão.
informações de O Dia e Extra | Flávio Araújo

Polícia prende 2 por morte de PM no DF e desvenda sequência de crimes

A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu nove homens e apreendeu dois adolescentes envolvidos em diversos crimes que têm relação com a morte de um policial militar, ocorrida em Sobradinho, em abril último. O sargento foi morto com um tiro na cabeça durante uma tentativa de assalto na porta da casa dele.

Segundo a polícia, dois dos três envolvidos na tentativa de roubo foram presos. O delegado-chefe da Divisão de Repressão a Roubos e Furtos (DRF), Fernando César Costa, afirma que a dupla detida já tem passagem por envolvimento na morte de outro policial militar.

"Ao longo de toda a operação foram presos vários indivíduos que tiveram alguma relação com o crime, seja com o roubo de veículo, seja na utilização desse veículo para a prática de outros crimes. Ele chegou a ser locado para vários grupos de criminosos para cometer crimes de roubos e até utilizados por internos do Centro de Progressão Prisional que estavam no gozo de prisão em regime semiaberto", disse o delegado.

A operação que culminou com a prisão dos suspeitos recebeu o nome de "Hárpia" e envolveu oito policiais que trabalharam durante 60 dias seguidos. A maior parte dos presos já tinha passagem e cumpria pena em regime semiaberto ou aberto.

"O sistema judicial brasileiro hoje, o sistema criminal, vive uma crise sem precedentes. Aqui no Brasil, a punição, o recolhimento e o encarceramento não são regra. Estamos vendo aí a maioria desses criminosos todos gozando de algum benefício judicial ou seja não adianta a pena no código estar estipulada", diz.


"Os benefícios permitem que esses criminosos voltem às ruas. Não há a certeza de punição, pelo contrário, há a certeza de que vão permanecer cometendo crimes impunemente."

Uma terceira pessoa participou da tentativa de roubo que terminou com a morte do sargento, mas não foi identificada até o momento pela polícia. O carro usado pelos suspeitos foi incendiado por um homem, a mando do trio envolvido no assalto.


O rapaz que ateou fogo no veículo também foi preso. A decisão de queimar o automóvel ocorreu depois da divulgação de imagens de uma câmera de segurança mostrando a chegada dos ladrões ao local do crime.

Segundo Costa, o carro também era roubado. Ele havia sido levado em uma ação envolvendo um homem e um adolescente. Os dois também foram detidos. O maior de idade cumpria prisão domiciliar por roubo. A ficha criminal dele inclui também sequestro-relâmpago, segundo a polícia.

O delegado diz que o homem "responsável" pelo automóvel costumava "alugá-lo" para a prática de crimes e pedia parte do produto do assalto, como uma espécie de "tributo" ou "participação nos lucros".

Dois dos "clientes" do suspeito haviam alugado o veículo para praticar um assalto uma semana antes da morte do PM em Sobradinho. A polícia também conseguiu prendê-los.

Os outros quatro detidos fazem parte da "gangue do triunfo", de Planaltina. Um adolescente que pertencia ao grupo foi capturado com a arma do PM, que foi roubada durante a tentativa de assalto, em abril.

Morte do policial
O 1º sargento do Batalhão Escolar da PM Antônio Marcos de Araújo, de 46 anos, foi morto quando chegava em casa, na tarde de 20 de abril deste ano. O trio disparou quatro vezes contra o policial e os familiares dele.

Segundo a Polícia Civil, os suspeitos viram o portão da casa aberto e acharam que seria fácil roubar o carro que estava na garagem. A mulher do PM, que foi baleada no abdome e na perna, a cunhada dele, atingida no joelho, e a filha, de 8 anos, estavam no local.

"Mesmo com as vítimas rendidas houve a ameaça de um dos criminosos de levar consigo, restringir a liberdade, levando com eles durante a fuga a filha desse policial militar, o que fez com que a mãe da menina acabasse reagindo a essa ação que culminou com essa série de disparos."

Segundo o delegado Fernando César Costa, os suspeitos chegaram a apontar a arma contra a cabeça da cunhada do PM. As vítimas sobreviventes chegaram a reconhecer os suspeitos na delegacia.

Um deles foi preso em Arinos, em Minas Gerais. Costa diz que o rapaz foi para lá a fim de roubar chácaras. No momento em que foi visto pelos policiais, ele reagiu e acabou baleado de raspão no joelho.

“Já sabíamos o grau de periculosidade que ele apresentava. Quando foi abordado, esboçou reação, e houve disparo de um policial da DRF, de conteção, na perna. Ele foi preso e levado a um hospital”.

Agricultor morre em acidente com trator


Um acidente na noite desta quinta-feira (18), no interior de Chopinzinho resultou na morte do agricultor Abel de Jesus Quadros Leite, 48 anos.  O acidente aconteceu por volta das 21h30, na comunidade de Ponte Alta, quando o agricultor retornava para casa e o trator acabou caindo em um barranco. Ele ficou preso embaixo da máquina e morreu no local.
Um morador das proximidades que passava pelo local avistou o acidente e comunicou a Polícia Militar que acionou a Defesa Civil e o SAMU.
Familiares disseram que Abel tinha ido à cidade e estava retornando para casa quando aconteceu o acidente.

Foi necessário o uso de outra máquina que suspendeu o trator e para que a vítima fosse retirada. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Pato Branco.
Fotos e informações: marcos Ferreira (Rádio Chopinzinho)