domingo, 25 de setembro de 2016

Um PARE pela vida” do HUGOL conscientizou mais de 4 mil motoristas


Duas pessoas com vidas distintas, mas com histórias que se cruzaram por uma fatalidade: Reinaldo Gomes Dourado e Clarim José da Costa são “colegas de quarto” na Clínica Ortopédica do Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira – HUGOL, ambos vítimas de acidente de trânsito, um de moto dentro da cidade e o outro de carro, retirado da rodovia por um caminhão. Internados há quase um mês na unidade, retratam o cenário cada vez mais trágico do trânsito. 
Indo além da assistência aos pacientes de alta e média complexidade, do Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira – HUGOL promoveu nessa sexta-feira, 23, uma blitz educativa dentro do âmbito de seu programa PARE – Prevenção de Acidentes e Reeducação no Trânsito, no cruzamento das avenidas Perimetral Norte e Mato Grosso do Sul, conscientizando cerca de 4300 motoristas através da distribuição de materiais, com o apoio do Detran, SMT, Corpo de Bombeiros e SAMU. Para Marcelo Haraguchi, motorista que trafegava durante a blitz, essas ações “são muito importantes para conscientizar a população, despertando a educação no trânsito”. 
Por um longo período os hospitais foram vistos apenas como instituições voltadas ao tratamento de traumas e doenças e, apesar de essa ainda ser sua essência primordial de atuação, o papel desses aparelhos tomaram nova perspectiva: a promoção da saúde, através da conscientização e da prevenção.
De acordo com o Diretor Geral da unidade, Dr. Hélio Ponciano, “como o hospital é voltado ao atendimento de alta e média complexidade, com foco em traumatologia, as vítimas de acidentes de trânsito estão entre os principais casos tratados na unidade, tornando-se um tema importante para conscientização da sociedade, e a Semana Nacional do Trânsito se figura como um momento de reflexão sobre esse cenário trágico”.
O HUGOL realizou 3.615 atendimentos relacionados a acidentes de trânsito, de janeiro a agosto de 2016, o que representa quase 20% do total dos atendimentos de Urgência e Emergência da unidade. Destes, 63% referem-se a acidentes envolvendo motociclistas, 27% a outros tipos de veículos e 10% a atendimentos para vítimas de atropelamento. 
Horácio Ferreira, Gerente de Educação de Trânsito do SMT, destaca a necessidade de uma integração de diversas instituições e atores envolvidos nesse tema. “Para uma real mudança, a responsabilidade do trânsito não está apenas sob um órgão, mas sim também de cada um que nele convive”, relata o gerente fazendo referência à importância da parceria com o HUGOL para a conscientização da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário