terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Estrada do Sapê a violência reina



A violência voltou a assolar na Estrada do Sapê, que liga a Zona Norte à Região de Pendotiba. Na manhã desta segunda-feira (18), um corpo com marca de tiro na cabeça foi encontrado às margens da estrada, próximo a uma região de mata. No fim de semana, uma mulher com uma criança teve o carro levado por bandidos armados ao passar pela via e ser atacada pelos criminosos. Moradores reclamam da onda de violência no local. O assalto foi registrado por câmeras de segurança da região.
O crime aconteceu na tarde do último sábado e as imagens foram postadas em redes sociais na internet. Nas gravações é possível ver o momento em que três homens em um Fiat Palio Weekend tentam obstruir a passagem do Fiat Siena em que estavam as vítimas, que vinha em sentido contrário. A mulher que dirigia o carro chegou a desviar para tentar escapar, mas acaba desistindo ao perceber que um bandido desceu do carro ameaçando atirar contra ela e a criança. Logo depois descem outros dois comparsas. Um dos criminosos, que está ao volante, continua no veículo dando cobertura.
A primeira a descer do carro das vítimas é a criança, que estava no banco do carona. Ela sai com as mãos para cima, demonstrando desespero ao perceber que a mulher demora a deixar o carro. Quando a mulher desembarca, corre em direção à criança e a agarra pela mão, enquanto os bandidos fogem nos dois veículos, levando os pertences da família.
Nas páginas do Facebook, as imagens geraram indignação e revolta. “Estamos à mercê desses marginais. Tenho medo de sair sozinha, evito ao máximo. Procuro sair com meu marido. Acompanhada com filhos, só em último caso”, desabafa uma internauta.
“Meu Deus, ainda bem que só levaram o carro e não fizeram nenhuma maldade. Tomara que recuperem logo”, postou outro internauta.
Assassinato – Nesta segunda-feira pela manhã, o corpo de um homem ainda sem identificação foi encontrado na Estrada do Sapê. Segundo a Polícia Civil, a vítima apresentava apenas uma marca de tiro na cabeça. As investigações estão a cargo da Divisão de Homicídios de Niterói, Itaboraí e São Gonçalo (DHNISG). 
De acordo com o delegado Wilson Palermo, adjunto da especializada, por volta das 5h40, moradores que passavam pelo local acionaram o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, que foram ao local. 
A polícia acredita que o corpo tenha sido jogado naquele ponto, já que não foi encontrado nenhum indício de que o assassinato tenha acontecido no local. 
A região, segundo a PM, é cercada por comunidades ligadas à facção criminosa Comando Vermelho (CV). A Polícia Civil não descarta a hipótese de que traficantes estejam ligados diretamente ao homicídio. 
A vítima, segundo informações, aparenta ter entre 25 e 30 anos. O corpo foi removido do local e levado para o Instituto Médico Legal (IML) do Barreto, onde aguarda por reconhecimento. 
Medo – Devido à violência na Estrada do Sapê, motoristas estão evitando passar pela via, com medo de assaltos e balas perdidas. A via também dá acesso a favelas do Complexo do Caramujo, ligadas à facção criminosa Comando Vermelho e consideradas entre as mais violentas da cidade.
“Já vi bandidos de fuzil atravessando a pista de um lado para o outro. Um deles, que estava de carona em uma moto, dando cobertura a comparsas em uma van, chegou a apontar um fuzil para o meu carro, onde viajava com a mulher e duas crianças. Por sorte, não queriam assaltar, apenas se deslocar. De lá para cá, nunca mais passei pela Estrada do Sapê. E tenho amigos que também nunca mais o fizeram”, desabafou outro internauta. 



Verdão ‘descarta’ Mouche e Nathan e dupla da Copinha deve subir

O Palmeiras trouxe oito reforços para 2016 e deve rejuvenescer o elenco. O time abre mão de Nathan e Mouche, que nem viajaram com a delegação que participa de torneio amistoso no Uruguai nesta semana, e deve encontrar substitutos na base: o zagueiro Augusto e o atacante Kaue, que disputaram a última Copa São Paulo de Futebol Júnior.
“É possível que a gente traga o Kaue e o Augusto para fazer parte do elenco. São os dois mais preparados no momento”, indicou o técnico Marcelo Oliveira, sempre se dizendo defensor da base. “Não tenho problema com idade, de onde veio, se veio da base. Aqueles que já estão aqui vão permanecer e lutar para serem utilizados, com concorrência igual”, ressaltou.
Augusto, de 18 anos, já treinou com os profissionais em 2015, foi o capitão do Palmeiras na Copinha e também o responsável por perder o pênalti que eliminou o time nas oitavas de final, para o América-MG, no domingo. O zagueiro chamou atenção até ao fazer um gol de letra na única vitória da equipe na primeira fase, que garantiu o Verdão no mata-mata.


Kaue é um atacante de 19 anos que já foi até relacionado entre os profissionais no último Campeonato Brasileiro. Marcou três gols na Copa São Paulo de Futebol Júnior, mas mostrou deficiências técnicas que atrapalham sua velocidade e disposição dentro de campo.
Em relação a Nathan e Mouche, os dois buscam outros clubes. O zagueiro de 20 anos, formado no Palmeiras, será emprestado e está nos planos de Santos, Coritiba, Bahia e até do chileno Colo Colo. Já o atacante argentino recebeu sondagens do Atlas, do México, e sempre desperta interesse de equipes do seu país. Ambos não devem nem ser inscritos no Campeonato Paulista e na Copa Libertadores da América.

Cruzeiro desiste da contratação de Gustavo Cuéllar

A “novela” Gustavo Cuéllar não terminou com um final feliz para a torcida celeste. Nesta terça-feira (19 de janeiro), o Cruzeiro confirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o clube mineiro desistiu da contratação do volante colombiano de 23 anos.
De acordo com o time, as altas cifras exigidas na negociação, bem como o desacerto entre Junior Barranquilla, onde Cuéllar está emprestado, e o Deportivo Cali, dono dos direitos do volante, motivaram a desistência cruzeirense da transação. Há algumas semanas, as equipes colombianas tentam um acordo pela venda do jogador, contudo, a indefinição quanto aos valores percentuais envolvidos no negócio impediu um desfecho positivo das tratativas.
Gustavo Cuéllar está emprestado ao Junior Barranquilla
até junho deste ano, e, segundo o presidente da equipe colombiana, Alfredo González Rubio, o desejo do clube era contratar Cuéllar para logo depois repassar o volante por empréstimo de um ano ao Cruzeiro, com valores fixados. O mandatário chegou a afirmar, nesta segunda, que o jogador estava próximo do time mineiro, contudo, o negócio não terminou da maneira prevista pelo dirigente.
Sem Cuéllar, a diretoria cruzeirense deve buscar um plano B no mercado. Na última semana, o vice-presidente de futebol do Cruzeiro, Bruno Vicintin, admitiu que o volante Sandro, que se encontra emprestado ao Queens Park Rangers pelo Tottenham Hotspur, chegou a constar na pauta de contratações do clube, contudo, os altos valores recebidos pelo jogador na Inglaterra inviabilizaram o negócio.
No momento, a Cruzeiro negocia uma troca com o Corinthians, na qual emprestará o volante Willians por um ano ao clube paulista, que cederia o jovem Marciel, de 20 anos, pelo mesmo período.

Marcelo chega à Chapecoense

Buscando reforçar o setor defensivo, a Chapecoense apresentou, nesta segunda-feira (18 de janeiro), o zagueiro Marcelo. Jogador do Cianorte, do Paraná, o atleta vestia a camisa do Flamengo desde abri de 2014, e chega para compensar a saída de Vilson ao Corinthians.
Marcelo não tem a titularidade garantida, visto que terá que disputar a preferência do técnico Guto Ferreira com outros três jogadores: Willian Thiego, Rafael Lima e Neto. Contudo, o defensor mostrou-se tranquilo em relação à concorrência!
“Vim aqui para buscar meu objetivo, meu espaço. Sem atropelar ninguém. É trabalhando e, pelo que depender de mim, no que precisar, vou estar à disposição do professor”, revelou.
Apesar de ser novo no elenco, Marcelo espera que a decisão de Guto beneficie, antes de tudo, a equipe. “Não tenho ainda o que dizer dos meus colegas. Cada um tem suas características. Independentemente da situação, a gente sabe que o professor vai escolher o melhor para o momento”, afirmou.

DOCUMENTO LIGA AÉCIO A ESQUEMA DE PROPINAS DA SAMARCO

O Ministério Público de Minas Gerais investiga uma possível irregularidade na liberação do governo estadual para a construção da barragem de Fundão pela Samarco, que rompeu em novembro.
De acordo com o órgão, a licença prévia para a obra em Mariana foi concedida, em 2007, no governo Aécio (PSDB) sem a apresentação do projeto executivo pela mineradora, que reúne todas as informações de uma intervenção deste porte.
“O Ministério Público, desde o início, analisou o licenciamento com a maior profundidade possível. Podemos apontar com grande exatidão que ele (licenciamento) foi decisivo para que ocorresse essa tragédia”, afirma o promotor Carlos Eduardo Ferreira, um dos responsáveis pelo caso, em entrevista ao Globo.
O rompimento da barragem deixou 17 mortos e dois desaparecidos, e contaminou o Rio Doce. Os resíduos podem ter até alcançado o litoral sul da Bahia e o Arquipélago de Abrolhos.
“O licenciamento todo é uma colcha de retalhos. Cheio de inconsistências, omissões e graves equívocos, que revelam uma ausência de política pública voltada à proteção da sociedade. Esse licenciamento foi obtido em tempo inacreditavelmente rápido”, ressalta o promotor (leia mais).
Fonte: Brasil 247

TROCARAM TIROS COM A POLÍCIA, MAS LEVARAM A PIOR!

Após tiroteio no pedágio da Ponte Rio-Niterói, dois suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas na Favela do Sabão, no Centro de Niterói, morreram e um foi baleado, na noite de segunda-feira, dia 18 de janeiro.
A ação ocorreu em parceria entre agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da 76DP. Os policiais civis haviam recebido denúncia que afirmava que bandidos da facção Amigos dos Amigos (ADA) - um deles de alta periculosidade - passariam pela via transportando armas e drogas.
De posse do modelo do veículo usado e do horário do trajeto, eles pediram apoio à PRF para realização de uma operação conjunta e montaram uma blitz na praça do pedágio. Quando o carro - um Peugeot preto - se aproximou e percebeu a ação, tentou passar pela pista "Sem Parar", para quem tem o sistema "Onda Livre".
Na tentativa de fuga, policiais quase foram atropelados antes de serem alvos de disparos efetuados pelos suspeitos. A agressão foi revidada pelos agentes. No interior do veículo havia três homens e uma mulher. Todos foram atingidos. A passageira - Suellen Gomes dos Santos, 20 anos - e um dos homens, ainda não identificado, morreram no local.
O terceiro baleado - Marlon Esteves de Oliveira, 24 - foi socorrido e levado para o Hospital Estadual Azevedo Lima, no Fonseca. Com quatro anotações criminais, por tráfico de drogas e homicídio, ele possuía contra si um mandado de prisão expedido pela Justiça. Ele está internado sob custódia na unidade de saúde.
De acordo com a Polícia, o trio estava voltando da Favela da Vila Vintém, em Padre Miguel, na Zona Oeste do Rio. Dentro do automóvel havia 6kg de pasta base de cocaína e dois revólveres calibre 38

Governo institui programa de estímulo ao setor de petróleo e gás

O Governo Federal publicou no Diário Oficial da União (DOU), nesta segunda-feira (18/01), o Decreto nº 8.637 que institui o Programa de Estímulo à Competitividade da Cadeia Produtiva, ao Desenvolvimento e ao Aprimoramento de Fornecedores do Setor de Petróleo e Gás Natural (Pedefor). A coordenação do programa ficará a cargo de um Comitê Diretivo, com a implementação das medidas por um Comitê Técnico-Operativo.

O Decreto visa aprimorar a política de Conteúdo Local do setor de óleo e gás. Isso porque, no processo de regulação e fiscalização da Política de Conteúdo Local implementada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), foram identificadas muitas iniciativas adotadas pelos operadores do setor que geram impactos positivos na indústria, mas que não eram consideradas nas regras do setor e não podiam ser mensuradas e reconhecidas para efeito de cumprimento de obrigações da Política de Conteúdo Local.

Avanços
 
O ministro de Minas e  Energia, Eduardo Braga, afirmou que o governo está estudando novas medidas regulatórias que possam estimular a atividade no setor ainda mais e, ao mesmo tempo, reduzir os custos da cadeia de petróleo e gás. De acordo com Braga, o decreto publicado hoje, “já traz um avanço significativo, não só do ponto de vista da engenharia nacional, da inovação”, mas que também alivia pressões de multas por não cumprimento dos componentes de Conteúdo Local, que eventualmente tenham sido acumuladas no setor.

O ministro informou que nesta terça-feira se reúne com Magda Chambriard, diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O objetivo é discutir ações regulatórias que podem impactar na desoneração do custo de produção e na atratividade do investimento no setor.

“Estamos ouvindo o setor para que possamos buscar alternativas e construir uma política que reduza custos e aumente a produtividade”, disse ainda o ministro enfatizando as dificuldades mundiais do setor do petróleo. “Houve corte de investimentos mundialmente, que impactaram o setor. No entanto, existem mecanismos que o governo está analisando e trabalhando”, concluiu Braga.

O Pedefor tem como objetivo o incentivo aos fornecedores da cadeia do petróleo e gás no País, a partir da valoração pela política de conteúdo local de um percentual de conteúdo local superior ao efetivamente existente para os bens, serviços e sistemas de caráter estratégico, incluindo:

 
a) engenharia desenvolvida localmente;

b) desenvolvimento e inovação tecnológica realizados no País;

c) elevado potencial de geração de empregos qualificados; e

d) promoção de exportações.
 
O Pedefor estabelece ainda bonificação com Unidades de Conteúdo Local (UCL) às empresas que atenderem aos objetivos do programa. As UCLs poderão ser utilizadas por empresa ou por consórcio na comprovação do atendimento aos compromissos de conteúdo local junto à ANP. A UCL será concedida a consórcios ou empresas que, no exercício das atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural, promovam no país:

a) a celebração de contratos de compra de bens, serviços e sistemas que tenham viabilizado a instalação de novos fornecedores no País;

b) o investimento direto na expansão da capacidade produtiva de fornecedores;

c) o investimento direto no processo de inovação tecnológica de fornecedores;

d) a compra de bens e sistemas no País, com conteúdo local, para atendimento a operações no exterior; e

e) a aquisição de lotes pioneiros de bens e sistemas desenvolvidos no País.
 
O Programa será coordenado por Comitê Diretivo composto por representantes da Casa Civil; Ministérios da Fazenda (MF); Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC); Minas e Energia (MME); Ciência e Tecnologia (MCTI); Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); Agência Nacional do Petróleo (ANP); e  Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).