domingo, 28 de fevereiro de 2016

A Lista de Furnas” mostra corrupção de tucanos na estatal

Com direção do talentoso documentarista e produtor Max Alvim, ele é baseado nas matérias de Joaquim de Carvalho, um dos melhores repórteres do Brasil, colaborador dileto do Diário.
Está ali toda a gênese e as imbricações de um dos grandes escândalos do país — e um dos que mais sofreram tentativas de ser abafado.
O momento do lançamento é oportuno. No sábado, 27 de fevereiro, ficou-se sabendo que o ex-deputado federal Roberto Jefferson e mais seis pessoas foram indiciados pela Delegacia Fazendária (Delfaz) por crime de corrupção ativa e lavagem de dinheiro na estatal mineira.
O Ministério Público Estadual (MPE) levou dez anos para se mexer. Entre os envolvidos estão empresários, lobistas e políticos. Ficou faltando muita gente. Entre as ausências, a de Dimas Toledo, ex-presidente da empresa indicado por Aécio. Dimas não foi indiciado por ter mais de 70 anos e, portanto, contar com o benefício da prescrição.
O que o documentário do DCM traz:
. O que é, para que servia e quem produziu a relação de 156 políticos e os respectivos valores recebidos na campanha eleitoral de 2002 do caixa 2 de empresas que prestaram serviços para Furnas.
. Os principais nomes do esquema: gente como José Serra, então candidato a presidente, Geraldo Alckmin, candidato a governador de São Paulo, Aécio Neves, candidato a governador de Minas Gerais, e Sérgio Cabral, candidato a senador pelo Rio de Janeiro, além de candidatos a deputado, como, Alberto Goldman, Walter Feldman e Gilberto Kassab por São Paulo; Eduardo Paes, Francisco Dornelles e Eduardo Cunha pelo Rio de Janeiro; Dimas Fabiano, Danilo de Castro e Anderson Adauto por Minas Gerais.
O protagonismo de Aécio: além de receber diretamente para sua campanha R$ 5,5 milhões (13,1 milhões em valores corrigidos pelo IGP-M), há outros dados que confirmam seu papel central no caso.
São antigas as relações de sua família com as empresas públicas na área de energia. O pai, Aécio Cunha, depois de integrar durante seis anos a Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, se tornou conselheiro de Furnas, ao mesmo tempo em que era conselheiro da Cemig, a estatal de energia de Minas Gerais.
“Furnas sempre foi território de Minas no governo federal”, afirma José Pedro Rodrigues de Oliveira, ex-coordenador do Programa Luz para Todos.
O doleiro Alberto Youssef, em delação premiada, falou de Aécio. O lobista Fernando Moura detalhou que era “um terço (PT) São Paulo, um terço nacional, um terço Aécio”.
A batalha para desacreditar a Lista de Furnas: quem divulgou que ela poderia ser falsa foi o PSDB de Minas Gerais, com base em pareces de peritos contratos e num laudo da Polícia Federal feitos em cima de uma das cópias divulgadas por Nilton Monteiro, o homem que confessou atuar como operador do caixa 2.
Uma matéria na Veja, plantada por Aécio, deu força para a ideia da falsidade. Quando essa tese prosperava, o lobista Nílton Monteiro entregou à Polícia Federal o documento original, que foi periciado. A conclusão foi a de que se tratava de um documento autêntico, assinado por Dimas Toledo e sem indício de montagem.
Esperamos, com esse documentário, ter conseguido jogar luzes sobre uma história que caminhava para o esquecimento. Agradecemos a todos os leitores que contribuíram para que ele pudesse ser realizado.

A jovem baleada pelo pai, colocada em uma bolsa e jogada em rio que sobreviveu para contar a história

Saba Qaiser, uma paquistanesa de 18 anos, se casou em 2014 com o homem que amava, seu noivo havia quatro anos.
Mas a família não concordava com a união, e a jovem acabou fugindo.


    Na mesma época, a documentarista Sharmeen Obaid-Chinoy estava no Paquistão, seu país natal.
    Fazia tempo que Sharmeen queria filmar um documentário sobre as "mortes de honra" em seu país: assassinatos de mulheres que "mancham" a honra da família e que chegam a mil casos por ano, segundo dados oficiais.
    Mas ela queria contar essa história a partir da perspectiva de uma sobrevivente, algo difícil de encontrar, dadas as estatísticas.
    Em uma manhã, a diretora leu em um jornal da região de Punjab que uma jovem havia sido baleada em um provável caso de "morte de honra".
    Segundo a notícia, a vítima havia sobrevivido milagrosamente e estava internada em um hospital local.
    Obaid-Chinoy foi procurar a moça imediatamente. A jovem ferida era Saba Qaiser, a mulher que havia casado sem o consentimento da família.

    Drama familiar

    O pai e o tio da jovem haviam encontrado Saba após a fuga da moça, e tinham tentado matá-la pela "desonra" que, segundo eles, ela causara à família.
    O pai de Saba deu um tiro no rosto da jovem, colocou a moça em uma sacola e a lançou em um rio
    Mas a bala havia apenas acertado a bochecha de Saba. Acordada pela água fria do rio, ela conseguiu sair, chegar a um posto de combustíveis e pedir ajuda.
    "A beleza da história é que os serviços sociais do Paquistão e o hospital do governo local a atenderam. O pai e o tio foram presos, mas acabaram liberados por causa da fraqueza das leis", disse Sharmeen Obaid-Chinoy à BBC.
    A cineasta disse ter encontrado uma jovem "muito decidida", e logo começou a produzir o documentário a partir do ponto de vista de Saba.
    A Girl in the River: The Price of Forgiveness (Uma Jovem no Rio: O Preço do Perdão, em tradução livre) concorre ao Oscar deste ano na categoria documentário em curta metragem.

    Falhas na lei

    O filme traz um alerta sobre a impunidade que predomina nesses casos.
    "Se um pai mata a filha, quem o denuncia? As pessoas pensam que relatar o caso trará mais vergonha para a casa", conta a diretora.
    Segundo ela, a legislação paquistanesa permite "perdoar" o autor de uma "morte de honra".
    Ou seja, se um pai mata a filha, a esposa pode perdoá-lo, se um irmão mata a irmã, os pais podem perdoá-lo, e se um marido mata a mulher, pode receber o perdão dos filhos.
    Image caption
    Por essa razão, Sharmeen diz acreditar que o número real de assassinatos por esse tipo de motivação seja maior do que apontam os registros oficiais.
    "Há pais que mataram suas filhas e andam livres pelas ruas. A sociedade não os vê como assassinos, mas como homens honrados. Precisamos colocá-los na cadeia", defende a documentarista.

    Mensagem política

    Obaid-Chinoy diz que a anistia a esse tipo de crime deve acabar, para que o delito seja julgado como crime contra o Estado.
    "Não há 'mortos de honra', mas assassinatos premeditados e a sangue frio", diz.
    O primeiro-ministro do Paquistão, Nawaz Sharif, ofereceu sua casa para a estreia do filme, e pediu alterações na lei que permite a impunidade nesses casos de homicídio.
    No final da produção, Obaid-Chinoy disse que caminhava com a protagonista, quando ouviu dela a seguinte frase:
    "Sabe de uma coisa? Perdoei meu pai e meu tio pela pressão social e pela minha família, mas no fundo do meu coração eles nunca serão perdoados."

    Já são 09 dias esperando para fazer uma cirurgia de emergência e nada!

     Esse jovem na foto é Washington Batista Junior, ele se envolveu em um acidente na última sexta feira (19) e fraturou o braço, e esta esperando uma vaga em Goiânia e sabe porque né? Será que é porque aqui esta cheio de especialista como anunciado na cidade de faz de conta que só é perfeita nas matérias pagas pela prefeitura com o seu e o meu dinheiro? O jovem esta desde de sexta esperando uma vaga para a cirurgia e não sabe quando vai sair essa vaga, se tivesse especialistas em Caldas Novas com certeza isso não estaria aqui com foto, nome, uma realidade e não uma fábula, não um conto... O jovem esta lá aguardando a vaga em Goiânia e esperamos também que na hora que essa vaga sair que a ambulância não quebre com ele no maio do caminho.



    Fonte: Alison Maia - Repórter Policial
    www.portalplantaopolicial.com.br

    BOPE prende quadrilha que praticava roubos em Curitiba

    Durante realização de bloqueio na Avenida Erasto Gaertner no Bacacheri em Curitiba, policiais da Companhia de CHOQUE do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) abordaram um Honda Civic com quatro rapazes na noite deste sábado (27). Durante revista no interior do veículo foi localizado grande quantidade de dinheiro.
    Desconfiados, os policiais em comunicação com a central de comunicação da polícia, descobriram que em um assalto a residência poucas horas antes, foram levados aproximadamente 20 mil reais da residência.
    Após isso as vítimas que foram até o local da abordagem e através de reconhecimento fotográfico, identificaram os autores do roubo.
    Os policiais então realizaram diligências na tentativa de localizar os demais produtos do roubo. Duas equipes do Choque se deslocaram até o bairro Águas Claras em Piraquara, e em buscas em uma residência apontada por um dos detidos, foi localizado vários produtos do roubo, uma pistola 9 mm, um revólver calibre 38, e um veículo Peugeot branco com alerta de roubo de data anterior. Ainda foi encontrado bastante dinheiro e dólares.
    Os policiais então descobriram que havia sido roubado um Peugeot branco, onde os indivíduos haviam utilizado um revólver e uma pistola no roubo. O proprietário do carro foi até a Delegacia do Adolescente e reconheceu os detidos como sendo os mesmos que roubaram seu veículo.
    Uma empresa de segurança informou aos policiais que os mesmos indivíduos teriam realizados diversos roubos na área do Guabirotuba, Jardim Social, sendo reconhecidos pela empresa através de filmagens e fotografias que a mesma possuía.
    Diante de todo fato constatado, um dos detidos foi encaminhado à Delegacia do Adolescente, e os outros três ao Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (CIAC).

    Foragido da Papuda morre após troca de tiros com a polícia em Brazlândia

    Corpo de Bombeiros foi acionado mas, ao chegar ao local, o suspeito já estava sem vida:

    Um dos foragidos da Papuda foi morto em uma troca de tiros

    com a polícia na madrugada deste domingo (28/2) em Brazlândia. Segundo a Divisão de Comunicação da Polícia Civil (Divicom), Levino Pereira de Brito, 37 anos, estava com um veículo roubado e reagiu a uma abordagem da Polícia Militar por volta das 2h. 
    Durante um patrulhamento na quadra 34 de Brazlândia, policiais militares avistaram um veículo na cor prata com as mesma características de um que foi roubado na noite anterior. A equipe deu o comando de parada mas o indivíduo não obedeceu. 
    Após perseguição, Levino perdeu o controle do carro e parou o veículo em cima da calçada, na Quadra 38, na Vila São José, em frente a Igreja Avivamento Mundial. Outra outra ordem foi dada para que ele descesse do veículo mas o foragido saiu pela porta de passageiro e fugiu a pé
    Os policiais seguiram o criminoso que sacou uma arma e efetuou disparos contra a corporação que revidou. Levino foi baleado na perna esquerda e o Corpo de Bombeiros foi acionado mas, ao chegar ao local, o suspeito já estava sem vida.

    Grave acidente entre três veículos na MGC-120, próximo a Guanhães -

    Uma pessoa morreu em um grave acidente na manhã deste domingo, 28 de fevereiro, na MGC-120, a cerca de quatro quilômetros de Guanhães, no Vale do Rio Doce. Segundo informações iniciais da Polícia Rodoviária, o condutor de um veículo VW Gol, que transitava no sentido São João Evangelista/Guanhães, teria tentado uma ultrapassagem e colidiu frontalmente contra uma caminhonete Hilux que seguia em sentido contrário. Um Fiat Uno também foi atingido pelo Gol.
    Com o impacto, o condutor do Gol ficou preso às ferragens e veio a óbito devido aos graves ferimentos. Os dois ocupantes da caminhonete, filho e nora de um ex-prefeito de São João Evangelista, sofreram apenas escoriações leves e passam bem.
    A rodovia foi interditada por mais de uma hora, mas já foi liberada. As causas do acidente serão apuradas pela Polícia.

    Policiais Civis de Caxias, Maranhão, recuperam carga de mercadorias roubadas

    A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia Regional de Caxias, recuperou uma carga de mercadorias que fora roubada na noite da última quarta-feira (24), próximo à cidade de Colinas-MA. 
    Elementos armados em um Fiat Strada abordaram o caminhão da empresa Jorge Batista, sediada em Floriano/PI,  levaram o motorista para o cativeiro e abandonaram o caminhão já vazio por volta do meio dia da quinta-feira (25). 
    Ao tomarem conhecimento do fato, já na sexta feira (26), os policiais percorreram o provável percurso do caminhão roubado findando com a localização da carga numa clareira de um matagal, próximo a BR 226, já no município de Caxias. 
    A carga de gêneros alimentícios,  materiais de  limpeza, escolar e etc, está  avaliada em cerca de R$ 70.000,00, sendo recuperada mais de 70% da mesma. Participaram da missão o delegado Jair, investigador Vanúzio e os servidores José Medeiros e Josimar.

    A FARRA DA PROPAGANDA EM GOIÁS

    Números obtidos no site do Tribunal de Contas do Estado de Goiás mostram que no terceiro mandato de Marconi Perillo (PSDB), 2011-2014, foram gastos quase R$ 600 milhões em propaganda e noticiário no âmbito da administração direta, indireta, autarquias e empresas econômicas. O Valor exato gasto pelo Governo tucano em Goiás no período marcado pelo escândalo da Operação Monte Carlo da PF foi de R$ 591.483.504,40. Vale lembrar que Perillo foi reeleito em 2014 para o seu quarto mandato à frente do executivo goiano.
    No início do mês de fevereiro próximo passado, o promotor de justiça de Goiás, Fernando Krebs, divulgou ofício recebido da Agência 
    PROPAGANDA GOIAS
    Brasil Central na qual eram informados os gastos com publicidade sob a gestão daquela pasta. As informações davam conta de que as despesas com propaganda no período de 2011-2014 eram de R$ 430 milhões ou 72% do total realmente gasto pelo governo.

    Em 2011, ainda sem viver a pressão da mídia e da opinião pública, o Governo gastou apenas R$ 78 milhões com propagandas. Em 2012, ano em que estourou o escândalo Cachoeira, um dos maiores casos de corrupção envolvendo agentes públicos da história de Goiás, o valor gasto em propaganda mais do que dobrou e chegou a R$ 172 milhões, um aumento de 120% em relação ao ano anterior.
    Em 2014, ano da reeleição, o Governo de Goiás não poupou recursos e mais de R$ 171 milhões foram gastos em propaganda e noticiário no Estado.  Apenas a Celg, uma empresa sem concorrentes no mercado, gastou R$ 4 milhões em propaganda. A Saneago, outra empresa monopolista do estado, gastou pouco mais de R$ 14 milhões em publicidade. Mas o campeão em gastos com propaganda em 2014 foi o Detran-Go, que gastou a bagatela de R$ 25,2 milhões.Em detrimento de todos esses gastos, a segurança pública goiana pede socorro por falta de efetivos e os servidores públicos estaduais travam uma verdadeira guerra contra o Governo em virtude de retirada de direitos, parcelamentos de salários, calote na data-base e postergação de acordos firmados ainda em 2013.